Top 6 eco-resorts do mundo
Para quem anseia desfrutar de umas férias verdes, a verdade é que já existem inúmeros eco-resorts espalhados pelo mundo que aliam a sustentabilidade ambiental e as práticas ecológicas ao maior conforto e hospitalidade possível. Conheça o nosso top seis.
1. Voyages Longitude 131° – Yulara, Austrália
Na imensidão das planícies australianas, junto ao Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, encontramos o Longitude 131°, um resort de extrema privacidade que é composto por apenas 15 tendas estilo-safari, todas elas de luxo. Aproveitar ao máximo os recursos naturais, sem interferir com o seu ecossistema, nem deixar quaisquer vestígios nocivos para o meio envolvente é a missão deste resort. Embora seja no “meio do nada”, não falta nada a este luxuoso “acampamento” erguido no coração da Mãe Natureza. Simultaneamente romântico (proporciona um jantar à luz das estrelas) e ecológico, este é um destino verde que vale a pena conhecer…
2. Chumbe Island Coral Park – Zanzibar, Tanzania
De uma exclusividade única – só existem 7 bungalows – o Chumbe Island Coral Park é uma reserva natural composta por uma floresta e um recife praticamente intocados pelo homem. O alojamento é todo ele sustentado por uma arquitetura e tecnologia ecológica, desde o aproveitamento da água da chuva, à iluminação fotovoltaica, passando pelos sabonetes orgânicos e à cozinha biológica, neste recanto do paraíso tudo é feito para preservar a sua biodiversidade, sem esquecer o conforto e o bem-estar dos hóspedes. Detentor de inúmeros prémios devido à sua “postura verde”, este eco-resort disponibiliza ainda uma diversidade de atividades ao ar livre.
3. EcoCamp Patagonia – Parque Nacional Torres del Paine, Chile
Situado no coração da Patagónia, no Parque Nacional Torres del Paine, o EcoCamp é um hino à Mãe Natureza com os seus iglus de estrutura esférica a servir de alojamento, espaço de refeições e de convívio a quem quiser desfrutar do paraíso ao ar livre. Todo o “acampamento” é inspirado na tribo Kawesqar que construía as suas tendas exclusivamente com materiais naturais encontrados na zona. O mesmo acontece ainda hoje, mas com todas as comodidades de um hotel de 4 estrelas, incluindo uma claraboia em cada iglu que permite aproveitar a iluminação natural dos dias longos da Patagónia – das 05h30 às 23h00! No Inverno os iglus são desmontados para que a área se recomponha naturalmente e, se for necessário, o EcoCamp Patagonia muda de lugar. Com capacidade para 56 hóspedes, este eco-resort funciona com uma eficiência energética, obtida 100% do sol, água e vento. A sua pegada de carbono ecologicamente sustentada continua ainda nas inúmeras excursões que organiza à descoberta da riqueza natural da Patagónia.
4. Eco Lodge Resort & Hotel – Nuevo Arenal, Costa Rica
Um destino turístico cada vez mais procurado, a Costa Rica tem para todos os gostos, incluindo os verdes. No meio de uma magnífica floresta tropical encontramos este Eco Lodge que, construído em 1990, foi o primeiro do seu género na América Latina. Na base da sua existência está a preservação de 218 hectares de floresta tropical e do seu ecossistema, recheado de uma fauna e flora excecionais. Dispondo de 22 quartos no edifício principal e 14 chalets com vistas fabulosas para o Lago e o Vulcão Arenal, a beleza natural do exterior estende-se para dinamizar o interior. Passeios de bicicleta, cavalo ou de canoa, desportos aventura, observação de pássaros, pesca desportiva e caminhadas são apenas algumas das muitas formas de desfrutar deste destino verde.
5. Zmar – Eco Camping Resort & Spa – Alentejo, Portugal
Considerado um parque de campismo de cinco estrelas, o Zmar, que se encontra instalado no litoral alentejano, é um espaço que contempla o divertimento e a hospitalidade, sem prejudicar a beleza do cenário natural que o rodeia. Com espaços amplos e modernos, não faltam opções de alojamento desde caravanas e o ZMóvel, passando pelos chalets (para 4 ou 6 pessoas) e o ZVilla. Não falta também o spa, um parque aquático, um parque de diversões infantil e muitas atividades de desporto e aventura. Ser amigo do ambiente é o principal objetivo deste resort familiar, onde nenhum gesto ecológico é deixado ao acaso: toda a madeira usada na sua construção veio de florestas certificadas e os plásticos utilizados no mobiliário exterior e sinalética são reciclados; os edifícios estão dispostos para que tenham sombra, e as janelas para que o ar circule, minimizando o uso de ar condicionado; através de painéis fotovoltaicos a energia solar é aproveitada para iluminar todas as zonas comuns do resort; a circulação de automóveis é limitada, sendo utilizados carrinhos elétricos com painéis solares incorporados; todo o papel é reciclado e as lâmpadas são todas económicas; o óleo utilizado nas cozinhas é posteriormente reciclado; os sabonetes são de origem vegetal e os produtos de limpeza são naturais e biodegradáveis… O primeiro do seu género em Portugal, o Zmar é “verde para crer”.
6. Praia do Forte EcoResort – Baía, Brasil
“Usufruir sem destruir” é o lema por de trás da Praia do Forte EcoResort, um espaço inteiramente dedicado a uma forma de estar e de viver ecologicamente sustentável. O resort ocupa apenas 20% dos 250 mil m2 de área envolvente, preservando assim o santuário ecológico que é a Praia do Forte; 70% da equipa é composta por habitantes locais; dispõe de uma estação de tratamento de água e de uma Comissão Interna para a Conservação de Energia; tudo é reciclado no hotel, até o óleo da cozinha; existe ainda uma equipa de educadores ambientais que reforçam, através de workshops com as crianças, a importância da adoção de práticas e atitudes ecologicamente corretas. No fundo, uma responsabilidade social que se revê na preservação e no respeito pelo meio ambiente! Esta atitude verde não descura porém os pequenos prazeres de quem aqui escolher fazer ecoturismo – há também um luxuoso spa e atividades como a observação de pássaros, mergulho em piscinas naturais, passeios pedestres ecológicos e de caiaque.
Comentários (0)