Top 10 manchas mais comuns e como eliminá-las | A Nossa Vida

Top 10 manchas mais comuns e como eliminá-las

Seja na roupa, mobília ou têxteis-lar, as manchas são uma dor de cabeça para quem tenta removê-las, muitas vezes em vão. Analisamos à lupa as top 10 manchas mais frequentes e os melhores truques para eliminá-las eficazmente.

  1. Suor: o suor afeta as mangas de camisas e t-shirts tornando-as, com o tempo, amarelas e feias. Dê a volta às manchas de suor da seguinte forma – coloque a peça de roupa manchada numa bacia com vinagre branco. Adeus manchas amarelas!
  2. Molho de tomate: embora vistosas e desagradáveis, as manchas de tomate podem ser facilmente resolvidas! O primeiro passo é retirar, com um pano ou toalha de papel, o máximo de molho de tomate da roupa, mas sempre de fora para dentro da mancha, para que esta não se estenda. De seguida, mergulhe a peça debaixo de água fria a correr, lavando-a com o líquido de lavar loiça. Em alternativa, experimente lavá-la com um pouco de sumo de limão. Passe por água e lave normalmente.
  3. Gordura: as manchas de gordura são feias, mas não têm de ser permanentes. Quando verificar uma mancha de gordura numa peça de roupa, cubra-a de imediato com pó de talco e deixe repousar algumas horas. De seguida, tape novamente a mancha, desta feita com algumas folhas de papel higiénico, ligue o ferro de engomar e, com uma temperatura baixa, passe-o sobre o papel higiénico.
  4. Vinho tinto: pode parecer contraditório, mas uma das melhores formas de eliminar manchas de vinho tinto é cobri-las com vinho branco. Depois de repousar durante algumas horas, lave a peça de roupa manchada como habitualmente.
  5. Pastilha elástica: quando se cola a uma peça de roupa, a pastilha elástica torna-se muito difícil de eliminar por completo. O melhor truque? Colocar a peça de roupa em questão no congelador durante a noite – no dia seguinte será possível remover a pastilha elástica com a maior das facilidades.
  6. Roupa tingida: já aconteceu a todos e não há nada mais chato do que verificar que uma peça de roupa ficou tingida de outra cor na máquina de lavar roupa. Antes de a deitar fora, experimente esta dica: coloque a peça de vestuário numa bacia com água fria e diversas folhas de louro. Depois de algumas horas de molho, a sua camisa ou toalha estará como nova.
  7. Marcadores e canetas: este tipo de mancha é muito comum, mas facilmente resolvida; basta colocar a zona manchada num pequeno recipiente com sumo de limão ou leite e deixar repousar durante algumas horas. No final, passe a peça de roupa por água e lave como habitual.
  8. Manchas amarelas do ferro de passar: quem passa a ferro já teve com certeza a má experiência de marcar uma peça de roupa com uma mancha amarelada. Como retirá-la? Coloque diretamente sobre a mancha o sumo de meia cebola e o amarelo desaparecerá por completo.
  9. Sangue: existem dois bons truques para eliminar as manchas de sangue da roupa – ou se esfrega com um pouco de pasta de dentes ou então embeba um pano limpo com água oxigenada e esfregue até a mancha de sangue desaparecer.
  10. Manchas nos sofás e tapetes: para além da roupa, são os sofás e os tapetes que mais sofrem com as manchas, por isso, saiba que o melhor truque para retirar qualquer mancha do seu mobiliário e têxteis passa por cobri-la com iogurte natural, deixando-o repousar até secar por completo. Uma vez seco, esfregue bem o iogurte e no final aspire tudo.

Leia também...

Post