Quais os melhores moinhos de café | A Nossa Vida

Quais os melhores moinhos de café

O moinho de café é um acessório fundamental na preparação de uma chávena de café deliciosa, pois é ele que faz a moagem mais apropriada dos grãos de café. Conheça quais são os moinhos de café existentes no mercado e escolha o melhor de acordo com as suas necessidades.

Qual a importância de um moinho de café

A preparação de um café delicioso é uma técnica que poucas pessoas dominam e, na maioria das vezes, é por falta de conhecimento. Para fazer uma chávena de café perfeita, é necessário cumprir com os aspetos seguintes:

  • Utilizar um tipo de café de qualidade superior
  • Adquirir um café que tenha sido recentemente torrado
  • Usar água de boa qualidade, se possível, filtrada
  • Ter uma boa máquina de café
  • Comprar o melhor moinho de café

O moinho de café desempenha assim um papel fulcral na extração de um café, pois reduz os grãos a pequenas partículas e estas, quando se encontram corretamente moídas, apresentam os melhores sabores e aromas de uma determinada variedade de café.

Quais os moinhos de café que pode escolher

Antes de escolher um moinho de café, determine o dinheiro que quer gastar na sua aquisição. Tenha em mente que um moinho é tão importante como uma máquina de café espresso e, como tal, não adquira uma máquina muito cara e um moinho muito barato. Procure encontrar um equilíbrio entre estes dois acessórios porque um bom moinho e uma boa máquina de café são fundamentais na preparação de um café excecional.
Atualmente, existem vários moinhos de café disponíveis no mercado e todos eles estão divididos em dois tipos principais: os moinhos de café manuais e os automáticos.

  • Moinhos de café manuais

Os moinhos de café manuais têm caído em desuso e são cada vez menos utilizados na preparação de um café. Esta situação acontece porque eles não apresentam uma moagem consistente e demoram muito tempo a moer os grãos de café. Em média, demoram cerca de três minutos de moagem e isso altera por completo os sabores e os aromas finais de um café.

  • Moinhos de café automáticos

Os moinhos de café automáticos garantem a extração de um café espresso exclusivo. Nestes moinhos, a moagem e a dosagem do café são feitas de forma precisa e homogénea, evitando desperdícios e perdas de tempo desnecessárias.

À semelhança das máquinas de café espresso, existem muitas marcas e modelos de moinhos de café para uso doméstico e, normalmente, os mais eficientes são os que são fabricados em Itália, Espanha ou Suiça, pois são estes os países que abastecem o mercado profissional. Dos vários moinhos de café automáticos existentes, destacam-se os modelos seguintes:

  • Os mais acessíveis

Dos moinhos de café mais acessíveis do mercado, destacam-se aqueles que são comercializados pela Baratza, como o modelo Maestro. Tem um custo médio de 70 euros/160 reais e revela-se uma ótima opção para quem está a preparar os seus primeiros cafés.

  • Os intermédios

Existem muitas marcas de moinhos de café que comercializam modelos de qualidade intermédia, como a MDF Gaggia e a Rancilio. Tratam-se de marcas que produzem moinhos de café com uma qualidade de moagem e precisão de dosagem excecionais. Os modelos intermédios custam entre os 140 euros e os 275 euros e foram feitos para durar uma vida.

  • Os topo de gama

São os que, usualmente, se encontram nas cafetarias. Eles são conhecidos por utilizarem equipamentos profissionais, por serem caros e duráveis e por possibilitarem a extração de um café de qualidade superior. Este tipo de moinho de café encontra-se disponível nas marcas Mazzer, Compak e Elite e pode ser adquirido entre os 275 euros e os 1.000 euros.

O que deve procurar

Para adquirir o melhor moinho de café do mercado, é preciso saber o que deve procurar. Os moinhos de café têm várias características e cabe-lhe a si observar as mais importantes. São elas:

O ajuste do moinho de café

Existem moinhos de café que têm um número ilimitado de configurações de moagem, o que lhe garante a extração de uma chávena de café fenomenal. O ajuste stepless é disso o melhor exemplo, pois permite-lhe sintonizar da forma mais apropriada a moagem dos grãos de café com o tipo de café que vai preparar.

O dosador do moinho de café

O dosador de um moinho de café é um recipiente cilíndrico que recebe os grãos de café moídos. Ele permite a saída de uma quantidade precisa de café, evitando assim  qualquer tipo de desperdício. O barista não precisa se preocupar em ligar ou desligar o moinho, pois isso acontece automaticamente, à medida em que o café está sendo utilizado.

As lâminas dos moinhos de rebarba

Os moinhos de rebarba têm a capacidade de moer os grãos de café de uma maneira muito mais fina que os demais e isso é uma mais-valia na preparação de um café espresso. Eles apresentam dois tipos de lâminas distintos: as lâminas planas e as lâminas cónicas. Ambas apresentam um tipo de moagem consistente, apesar da lâmina cónica ser mais eficaz por causar menos atrito e eletricidade estática

Comentários (0)

Post