O primeiro animal de estimação, qual deve ser? | A Nossa Vida

O primeiro animal de estimação, qual deve ser?

Trazer para o vosso lar um novo elemento, é um passo que deve ser ponderado e levado com a seriedade que merece. Quando adoptam um animal de estimação não é só trazer para casa um novo amigo, é assegurar que o novo elemento da família é cuidado e acarinhado para o resto da vida.

Que animal se encaixa nas vossas vidas?

Adoptar um animal é muito mais do que comprar um, é ter a responsabilidade de alimentar um cão ou gato ou outro animal de estimação corretamente, cuidar dele e providenciar o ambiente necessário ao seu bem-estar. Antes de colocarem o vosso coração num determinado tipo de animal considerem todas as opções disponíveis, e tentem decidir que tipo de animal de estimação se adequa ao vosso estilo de vida e personalidade.

Comprar ou adoptar

Existem inúmeros animais que estão sem lar e que acabam por ser abatidos se ninguém os adoptar. Considerem, em primeiro lugar este cenário: se realmente quiserem uma raça específica, antes de decidirem comprar um animal, visitem a associação local de animais, pois mesmo animais de raça são abandonados, podendo conseguir o que pretendem gratuitamente.

Visitem as associações de animais locais

Antes de tomarem a vossa derradeira decisão visitem as associações de animais locais, e tentem conviver com os diferentes tipos de animais. Conversem com os voluntários pois eles saberão auxiliar na escolha do animal certo para vocês. Por vezes um animal só necessita de um lar temporário, desta forma poderão “experimentar” o que é ter um animal a viver convosco, sem terem de se comprometer para a vida.

Que tipos de animais escolher

Existem sempre os tradicionais cães e gatos, mas não deixem de considerar pássaros, peixes, porquinhos-da-índia, hamsters ou coelhos. Cada um destes animais necessita de um tipo de cuidado distinto incluindo mais ou menos atenção. Talvez começarem com um peixe num aquário e depois irem evoluindo e aumentando a responsabilidade, possa ser uma solução.

Animais de estimação bebés ou adultos

Um gatinho ou um cachorro podem parecer mais apetecíveis que um animal adulto mas por vezes um animal adulto já está treinado, sendo de mais fácil adaptação, necessitando também de menos cuidados que um animal mais jovem.
Independentemente do animal que seleccionarem, não façam disso um passatempo; encarem este projecto com a responsabilidade e atenção que merece. Tal como tudo na vossa vida, este será um passo que vos marcará e que marcará as vossas vidas, pode ser de uma forma positiva ou negativa, só depende de vocês.

 

Sabia que pode comprar a alimentação dos seus patudos no A Nossa Vida?

Visite a nossa loja em: http://anossavida.pt/loja

Leia também...

Post