Perdeu o pin do seu cartão de crédito? Ou foi alvo de Furto? Saiba como resolver!
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O que fazer quando se perde o código ou foi alvo de furto de cartão de crédito
Percalços acontecem a todos e, nas vidas cada vez mais agitadas das sociedades contemporâneas, contrariedades com o cartão de crédito não fogem à regra. Pela quantidade de códigos usados todos os dias, um esquecimento na hora de usar o PIN do cartão de crédito é perfeitamente natural. No entanto, é preciso também olhar com atenção para o fenómeno do furto de cartão de crédito e estar ciente das precauções a tomar. Estar informado é essencial para saber o que fazer quando o azar bate à porta.
Atualmente, quando alguém se esquece do PIN do seu cartão de crédito, nem sempre será preciso passar pelo processo de pedir um novo cartão. Algumas instituições bancárias possibilitam recuperar o PIN mediante um contacto telefónico ou presencialmente na agência, onde é emitido o novo código. Noutros casos, será possível recuperar o código do cartão de crédito através de um pedido online, recebendo o novo PIN por correio ou através de SMS.
Felizmente, as novas tecnologias aplicadas aos cartões bancários têm também desenvolvido soluções interessantes que evitam problemas deste género. É o caso da tecnologia contactless, que dispensa o uso do código de PIN na utilização do cartão bancário. Grande parte dos estabelecimentos já tem esta tecnologia pronta nos seus Terminais de Pagamento Automático (TPA) e grande parte dos cartões bancários já a tem incorporada também. O funcionamento é simples: para pagar as suas compras basta aproximar o seu cartão – a menos de quatro centímetros, por norma – do TPA e a transação é automaticamente efetuada.
Outros dos receios mais comuns é o do furto do cartão de crédito e, para não existirem azares, é importante obedecer a uma série de cuidados aquando do seu uso. Depois de pedir um cartão de crédito, esteja atento aos movimentos na sua conta, consulte-os todos os dias se possível e verifique se há algo suspeito. Tenha atenção aos seus pertences pessoais para evitar o “furto simples” e redobre o cuidado no uso do código PIN, certificando-se que mais ninguém tem acesso ao mesmo.
O roubo de identidade, que acontece quando alguém solicita um cartão de crédito em seu nome e utilizando os seus dados, é um método comum de fraude, assim como a clonagem de cartões, que acontece quando, num estabelecimento comercial ou numa caixa ATM, os meliantes recorrem a mecanismos de leitura de dados que copiam as informações do cartão que têm em mãos. Esteja atento e seja cuidadoso nas caixas ATM – em particular naquelas que estão localizadas em lugares menos frequentados – observando se estas apresentam algo estranho ao habitual.
O furto de cartão de crédito na internet – através de fraude - é também um motivo para preocupação. Não use o seu cartão em sites pouco credíveis - os sites seguros apresentam sempre um endereço iniciado por “https” e jamais divulgue os dados do seu cartão de crédito por telefone ou e-mail. Ao longo dos anos, os cartões de crédito Unibanco têm vindo a adotar um conjunto de características e serviços associados para garantir uma maior segurança online da sua utilização, mas é importante que o seu portador tome as devidas precauções.
Outro método conhecido na internet é o Phishing, quando os clientes são induzidos a partilhar os dados do seu cartão de crédito em sites com aparência fidedigna, a partir de um link recebido num email enviado por alguém que se faz passar pelo banco ou por outra entidade credível. Ignore esses contactos eletrónicos suspeitos – o seu banco tem outras formas de o contactar.
Pedir um cartão de crédito exige que se tenha, depois, um uso cuidado do mesmo. Porém, caso tenha tido o azar de ser alvo de um furto de cartão de crédito, tome note das medidas a colocar em prática.
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Furto de cartão de crédito. O que fazer:
1. Contacte imediatamente a instituição financeira. O apoio ao cliente do Unibanco funciona 24 horas por dia. Peça ao banco para cancelar o cartão, que ficará automaticamente bloqueado;
2. Participe a ocorrência às autoridades policiais competentes;
3. Se por acaso estiver fora do país e precisar de pedir um cartão de crédito com urgência, não se preocupe. No caso do Visa, este poderá ser substituído e enviado para qualquer parte do mundo num período de 24 a 72 horas. A entidade responsável contactará o seu banco e o processo será acelerado. O mesmo acontece com a Mastercard - saiba que pode pedir cartão de crédito com urgência em caso de uma eventualidade destas. Não sendo possível, há também a opção de lhe ser disponibilizado o dinheiro necessário num local perto de si. Este serviço pode ter custos associados, pelo que aconselhamos que se informe antes da viagem.
4. Mantenha-se atento aos extratos do seu cartão de crédito, verificando se foi feito algum movimento inesperado.
Ser cuidadoso na hora de utilizar o cartão de crédito ou fazer compras online é importante, mas saber como agir no caso de acontecer um azar deste género é igualmente valioso. Lembre-se destas dicas e partilhe a informação com os seus familiares e amigos – infelizmente, estas coisas não acontecem só aos outros e o conhecimento nunca é demais.
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