As melhores plantas para plantar juntas | A Nossa Vida

As melhores plantas para plantar juntas

Algumas plantas dão-se melhor com outras, desenvolvendo-se melhor e de forma mais saudável, livrando ambas de ataques de pragas e doenças. Muitas delas são repelentes naturais de insetos e, desta forma, poderá conseguir um jardim de vegetais e flores cheio de plantas saudáveis naturais, sem recorrer a pesticidas. Desta forma, a natureza agradece, especialmente os insetos amigos das plantas como as joaninhas e as abelhas. Algumas destas parelhas têm adicionalmente a vantagem de dar mais ênfase a sabores e ao crescimento, trazendo assim harmonia ao jardim. Faça uma boa combinação, e o fruto do seu resultado será surpreendente.

Abrótano (Artemisia abrotanum): plante perto do repolho, aqui e ali no jardim.

Alcaravia (carum carvi): também conhecida por cominhos, é uma planta ótima para ajudar a soltar solo compacto.

Alecrim: planta companheira da couve, feijão, cenoura e sálvia. Afasta mariposas, besouros do feijão, traças do repolho e moscas da cenoura.

Alho: plante-o perto de rosas para repelir os afídios ou pulgões.

Arruda: afasta besouros japoneses das rosas e das framboesas.

Beldroega: esta erva daninha comestível faz boa cobertura do chão na plantação de milho. Na cozinha utilize os caules, folhas e sementes em salteados. Faça salmoura da vagem verde para alcaparras.

Borragem (borago officinalis): é a planta companheira do tomate, abóbora e morangos. Dissuade os vermes do tomate.

Camomila: intensifica o sabor das couves, repolhos e cebolas. 

Cebolinho: aumenta o crescimento e o sabor das cenouras.

Cerefólio ou cerefolho (anthriscus cerefolium): excelente companheiro dos rabanetes, contribuindo para o seu crescimento e sabor.

Endro (anethum graveolens): também conhecido por aneto, aumenta o crescimento e a saúde das couves e repolho. Não o plante perto de cenouras.

Erva-cidreira: polvilhe por todo o jardim numa mistura de ervas em pó.

Euphorbia lathyris: afasta toupeiras e ratos se plantada aqui e ali ao longo do jardim.

Funcho: também conhecido por anis-doce, erva-doce, máratro, a maioria das plantas desgostam da sua companhia, por isso, plante-o longe de outras plantas.

Hortelã-pimenta: repele as traças do repolho branco.

Hyssopus officinalis: planta companheira de repolho e videiras, impedindo as traças de atacar os repolhos. Não plante perto de rabanetes.

Laminariales: usada numa mistura em pó ou numa infusão para borrifar, esta versátil erva do mar não repelirá apenas insetos, mas também ajudará os vegetais a prosperarem, alimentando-os.

Levístico (levisticum officinale): é a planta, folhas e sementes ou frutas que são usualmente utilizadas na cozinha para dar sabor aos alimentos. Melhora o sabor e saúde da maioria das plantas.

Linho: plante-o junto das cenouras e das batatas.

Louro: uma folha seca de louro em cada recipiente de grãos ou leguminosas secas, afastará gorgulhos e traças. Polvilhe outras plantas com louro desfeito em pó, e obterá um inseticida natural.

Calêndula: a grande dissuasora de pragas. Mantém o solo livre de nematoides, e desencoraja muitos insetos. Plante livremente por todo o jardim.

Manjericão: ideal não só para fazerem parelha na cozinha, mas também no jardim. O manjericão plantado junto dos tomates ajuda no seu crescimento, realça o seu sabor, e repele moscas e mosquitos. Não plante tomates perto de arruda.

Manjerona: melhora o sabor de todos os vegetais.

Menta: afasta traças de repolho branco, e melhora a saúde do repolho e tomate.

Monarda vermelha (monarda didyma): para aumentar a sua dimensão e sabor, plante juntamente com tomates.

Nasturtium: plante com tomate, rabanete, repolho, pepino, e sob as árvores de fruto. Afasta afídios (piolhos-das-plantas) e pragas das cucurbitáceas.

Nepeta cataria: conhecida pelo nome comum de erva-gateira ou catnip, dissuade besouros de pulga.

Petúnias: repelem o besouro dos aspargos, larvas do tomate e as pragas gerais do jardim. Além disso, são boas companheiras do tomate, mas pode fazer a sua plantação em todos os lugares.

Raiz-forte: se plantar raiz-forte, também conhecida como rábano-silvestre, ao lado das batatas conseguirá afastar os insetos que usualmente as atacam.

Salsa: plante e polvilhe sobre os tomates e espargos.

Salva: planta companheira do alecrim, repolho e cenoura, pois, repele as traças do repolho, besouros, e moscas da cenoura. Não plante perto de pepinos.

Satureja hortensis: plante junto do feijão e cebola para melhorar o seu crescimento e sabor. Afasta as traças do repolho.

Tanacetum vulgare: conhecida pelos nomes de catinga-de-mulata, tanaceto, atanásia, erva-de-São-Marcos, deve ser plantada ao pé de árvores frutíferas, rosas e framboesas. Afasta insetos voadores, besouros japoneses, besouro listrado do pepino, insetos das abóboras e formigas.

Estragão: plante em todo o jardim, não há muitas pragas que gostem de estragão.

Tomilho: afasta os vermes do repolho.

Valeriana: bom em qualquer lugar no jardim, se for espalhado em pó.

Artemísia: mantém os animais fora do jardim quando plantada como um delimitador.

Leia também...