Os melhores ingredientes a procurar num anti-rugas | A Nossa Vida

Os melhores ingredientes a procurar num anti-rugas

Actualmente existe uma grande variedade de tratamentos anti-idade, capazes de reverter o processo de envelhecimento de forma externa sem ser necessário recorrer à cirurgia estética. Tudo depende do valor que se pretende despender e até onde pretende eliminar os sinais de idade indesejados. Alguns dos componentes dos cremes anti-idade provocam resultados visíveis a longo prazo, alguns têm maior incidência ao nível das rugas mais superficiais, outros da suavidade da pele e outros ao nível das rugas mais profundas. Alguns destes tratamentos também podem ser complementares.

Rejuvenescimento da pele com produtos dermatológicos

Estes são os ingredientes específicos que os cremes redutores dos efeitos do envelhecimento como a exposição solar, rugas, manchas, entre outros, devem conter.
Estes tratamentos tanto podem actuar superficialmente como profundamente, tudo depende do agente activo.

  • O retinol existe em diversos produtos de estética; o retinol ajuda gradualmente a remover as rugas mais superficiais, pigmentação e a pele maltratada pela exposição solar (ex: produtos da L’Oreal, Óleo da Olay).
  • Os antioxidantes vitamina E e C ajudam na hidratação e na pigmentação excessiva da pele (ex: WhiteLight da Estee Lauder, Phyto-Blanc Clearing Essence e o Innovative Skincare Active Serum, ambos da Sisley).
  • Tratamentos que contêm derivados das melhores plantas antioxidantes (ex: DOIRSNOW da Dior).
  • As algas brancas fermentadas conhecidas pelos seus pigmentos anti-inflamatórios existem em alguns cremes e são capazes de eliminar as manchas castanhas resultantes da pigmentação pela exposição solar (ex: Blanc de La Mer).
  • Tratamentos que contêm extracto de limão e pó de pérola reduzem a descoloração e dão uma nova luminosidade à pele (ex: Absolute Pearl da Comfort Zone).
  • Cremes que contêm extracto de flor de castanheiro-da-índia e vitamina E, são poderosos antioxidantes e capazes de renovar a pele (ex: Narsskin Lightening Cream da Nars).
  • Produtos que contêm ácidos Alpha Hydroxy são especialmente aconselhados para renovar a pele (ex: Alpha-Hydrox da Avon).
  • Produtos que contêm ácido salicílico são indicados para a renovação celular (ex: produtos Clinique).
  • Produtos que contêm Oligopéptido são ideaispara prevenir as rugas (ex: Stri-vectin, Lâncome Resolution).

Alguns dos tratamentos de beleza que incluem os ingredientes mencionados acima são os mais comuns quando se pensa em produtos anti-envelhecimento. Muitos institutos ou gabinetes de dermatologia têm os seus próprios produtos, por isso pode sempre questionar qual o ingrediente activo do tratamento e quais as suas características. Usar um produto no início do dia e outro ao deitar pode ser uma forma de compensar a falta de um componente num dos produtos, pois usar um creme misturado com o outro pode fazer com que os componentes activos se anulem, não sendo este procedimento aconselhado. Qualquer dermatologista será capaz de ajudar a seleccionar o creme ideal para o seu tipo de pele. Se utilizar regularmente este tipo de produtos poderá evitar tratamentos como a dermoabrasão ou técnicas mais invasivas para remover os traços da idade.

Leia também...