Máquina de lavar loiça - o que fazer e o que não fazer | A Nossa Vida

Máquina de lavar loiça - o que fazer e o que não fazer

A máquina de lavar loiça requer alguns cuidados. Saibam o que fazer e o que não fazer relativamente a uma máquina de lavar loiça.

Encher a máquina

Apenas coloque a máquina de lavar loiça a trabalhar se estiver cheia. Se a máquina de lavar loiça estiver apenas parcialmente cheia, use apenas o ciclo de pré-lavagem para remover o odor causado pela loiça suja e espere por mais loiça suja. Este tipo de medida é de facto mais económica do que lavar a loiça suja à mão, pois poupará uma média de 70 litros de água por lavagem, o que por ano poderá significar uma poupança de 40.000 litros de água.

Enxaguar

Use a opção enxaguar. É muito útil se viver numa zona de água dura, e também ajuda a loiça a secar mais rapidamente, o que pode ser muito útil quando se usa o ciclo de eficiência energética ou económico.

Adicionar detergente

Nunca use mais detergente na máquina de lavar loiça do que o recomendado. Use apenas a dose recomendada, pois demasiado detergente pode deixar resíduos, e detergente a menos pode simplesmente deixar a loiça suja.

Sobrecarregar a máquina

Não coloque demasiadas peças de prata como talheres no cesto dos talheres da máquina, pois pode dar origem a que fiquem riscados.

Secagem

Seque a loiça a temperatura baixa, as temperaturas mais altas podem deixar manchas nos copos e outros vidros.

O que não é seguro lavar

Nunca coloque numa máquina de lavar loiça: acrílico, peças unidas por adesivo, todo o alumínio, antiguidades, vidro soprado, bronze, loiça com decorações metálicas, talheres ou loiças com incrustações em osso ou marfim, loiça com decorações em prata ou ouro; ferro, muitos dos tachos anti-aderentes, utensílios em borracha, lata e colheres ou elementos com madeira.

Prata

Não verta detergente diretamente em objetos de prata, pois pode causar pontos negros.

Misturar metais

Não misture produtos de prata ou com banho de prata e aço inoxidável, como talheres, mesmo que apenas use o ciclo de pré-lavagem. Pode ocorrer uma reação entre os dois metais que pode destruir ambos. Como muitas facas, incluindo as de prata, têm lâminas de aço inoxidável, mantenha-as também separadas das peças de prata.

Leia também...

Post