Formas diferentes de utilizar o chá | A Nossa Vida

Formas diferentes de utilizar o chá

Para além de ser uma fabulosa bebida, o chá tem inúmeras utilizações, descubra quais.

Saúde e beleza

Livrar-se dos cabelos brancos

Afinal nem sempre é necessário ir até ao cabeleireiro para cobrir os cabelos brancos, é apenas necessário usar algumas ervas e chá. Coloque 3 sacos de chá preto numa chávena de água a ferver, junte uma colher de rosmaninho e salva (fresca ou seca) e deixe repousar durante a noite, por fim coe o líquido. Lave o cabelo com champô normal e de seguida coloque ou pulverize esta infusão no cabelo, certificando-se que cobre todos os cabelos. Tenha em atenção pois esta infusão mancha os tecidos, por isso não convém fazer isto com o seu robe favorito vestido. Seque o cabelo com uma toalha e não passe por água. Provavelmente serão necessárias diversas aplicações para atingir os resultados pretendidos.

Revitalizar os olhos cansados

Para eliminar os olhos inchados e cansados embeba em água fria dois sacos de chá verde e coloque-os sobre os olhos fechados durante cerca de 20 minutos. Os taninos do chá ajudarão a reduzir o inchaço.

Escaldões provocados pelo sol

Para acalmar as queimaduras solares de pequena gravidade pode colocar alguns saquinhos de chá húmidos e frios em cima da zona afectada pois ajudarão a acalmar a pele. Pode fazer o mesmo em queimaduras menores como queimaduras com o ferro de passar. Se o escaldão for de maior extensão coloque alguns sacos de chá na banheira com água fria e refresque-se durante algum tempo.

Bronzear-se com chá

Se pretende bronzear-se sem ter de se expor aos malefícios do sol, ferva 2 chávenas de água com chá preto bem forte, deixe arrefecer e coloque esta mistura numa garrafa com sistema de spray. Depois de ter a sua pele limpa e seca, pulverize o seu corpo com esta infusão e deixe secar ao ar livre. Repita as vezes desejadas para atingir a cor desejada.

Diminuir a queimadura da lâmina de barbear

Por vezes o trocar da lâmina de barbear é adiado e depois lá surgem aqueles cortes dolorosos. Se isso acontecer aplique um saco de chá húmido sobre a área afectada.

Eliminar o odor dos pés

Acabe com o mau cheiro dos pés dando-lhes um banho diário de chá. Mantenha os seus pés numa infusão de chá diariamente durante 20 minutos, e diga adeus aos odores desagradáveis.

Hidratar o cabelo

Se tem um cabelo seco e pretende dar-lhe um brilho extra, então pegue num quarto de litro de chá morno e no final de cada lavagem passe o cabelo por esta infusão, e não enxagúe.

Acalmar os mamilos depois de amamentar

Quando se amamenta os mamilos podem ficar doridos; ferva algumas folhas de chá, remova o saco e coloque-o numa chávena de gelo durante 1 minuto. De seguida coloque as folhas de chá frias sobre o mamilo dorido e cubra-as com um pouco de gaze colocada por debaixo do sutiã deixando repousar alguns minutos. O ácido tanino presente nas folhas de chá húmidas ajudarão a curar o mamilo dorido.

Acalmar as gengivas a sangrar

Para parar uma gengiva de sangrar, como quando uma criança perde ou remove um dente, embeba uma saqueta de chá em água fria e pressione-a directamente no local.

Aliviar a dor da injecção

Se o seu bebé ainda está a chorar devido à injecção que recebeu, humedeça um saco de chá em água fria e coloque-o sobre o local onde foi administrada a injecção, deixe repousar um pouco até que a dor alivie. O ácido tanino ajudará a reduzir a dor.

Remediar a dor das urtigas

Se passou por alguma irritante urtiga e ficou com aquele ardor característico que esta planta deixa, basta humedecer um cotonete num pouco de chá e colocar na área afectada, deixando secar, repetindo mais vezes caso seja necessário.

Aliviar a dor de dentes

Para aliviar uma dor de dentes, bocheche a sua boca com uma chávena de chá de infusão de hortelã-pimenta quente com 1 pitada de sal. A menta é um anti-séptico e contém mentol que ajuda a aliviar a dor. Para fazer uma chávena de chá de hortelã-pimenta basta ferver algumas folhas desta planta numa chávena de água e deixar repousar por alguns minutos.

Na casa

Tornar a carne mais tenra

Se deixar um pedaço de carne a marinar em chá preto, a carne ficará bem mais tenra. Coloque 4 colheres de folhas de chá preto num recipiente com água quente (não a ferver) em infusão durante 5 minutos. Remova as folhas e junte ½ chávena de açúcar amarelo até este se dissolver; deixe repousar. Entretanto tempere uma peça de carne com cerca de 1.5 kg com sal, pimenta, cebola e alho e coloque-a numa panela de ferro. Despeje o líquido por cima da carne temperada e leve ao forno até que a carne fique tenra, durante cerca de 90 minutos a 165 graus celsius.

Limpar mobília e soalho de madeira

As folhas de chá são óptimas para limpar mobiliário e o chão de madeira. Ferva uma chávena de folhas de chá num quarto de litro de água e deixe arrefecer. Molhe um pano suave na infusão, removendo do pano o excesso de líquido, de seguida use-o para limpar sujidade. No final passe com um pano seco para remover a humidade.

Dar um toque antigo aos móveis

Para criar aquele aspecto bege antigo em mobiliário claro, apenas necessita de 3 sacos de chá preto a ferver em 2 chávenas de água durante alguns minutos, deixe arrefecer, e embeba o móvel neste líquido durante cerca de 10 minutos ou mais - quanto mais embeber o móvel mais escuro ele vai ficar.

Dar brilho aos espelhos

Para fazer com que os espelhos brilhem mais, ferva um tacho de chá bem forte, deixe-o arrefecer e depois use este líquido para limpar vidros, no final limpe o vidro com um pano seco.

Controlar o pó quando limpa as cinzas da lareira

Para impedir que o pó levante enquanto estiver a limpar as cinzas da lareira, antes de começar a limpeza salpique folhas de chá húmidas sobre a área. O chá impedirá que as cinzas se espalhem enquanto as limpa.

Perfumar o roupeiro

Da próxima vez que decidir fazer um ambientador, use a fragrância do seu chá favorito. Num saquinho de pano, coloque um pouco do seu chá favorito (bem seco), depois feche o saquinho e coloque-o no roupeiro.

No jardim

Alimentar as rosas

Se colocar os desperdícios das saquetas de chá no local onde estão plantadas as suas rosas, elas ganharão outro brilho quando abrirem, isto acontece devido ao ácido tanino que o chá contém.

Alimentar os fetos

De vez em quando regue os seus fetos com um pouco de chá, fará com que eles ganhem um aspecto brilhante e saudável.

Preparar os vasos das plantas

Para que uma planta comece a sua nova vida da melhor forma, quando a transplantar coloque alguns sacos de chá na base do vaso, estes sacos de chá reterão a água e os nutrientes do solo.