Escova progressiva: para um cabelo liso e deslumbrante | A Nossa Vida

Escova progressiva: para um cabelo liso e deslumbrante

Considerada uma revolução no tratamento de cabelos crespos, frisados, volumosos e simplesmente incontroláveis, a escova progressiva é um tratamento à base de queratina que, com origem no Brasil, permite alisar o cabelo durante 3 a 6 meses, sem necessitar de idas ao cabeleireiro. Curiosa? Continue a ler.  

O que é a escova progressiva?

A escova progressiva – ou Brazilian Blowout como também é conhecido – é um tratamento de alisamento que, aplicado no cabelo, torna-o mais liso, menos volumoso e frisado, conferindo-lhe simultaneamente um aspeto brilhante, suave e fácil de manusear. Na prática, a escova progressiva é um produto à base de queratina que, uma vez aplicado no cabelo, fecha as cutículas de cada fio, evitando assim o contacto com o ar e a humidade, dois fatores que contribuem fortemente para um cabelo crespo, frisado e difícil de controlar. O efeito final – que pode durar entre 3 e 6 meses – é tão eficaz e deslumbrante que, quem faz, mantém-se fiel à escova progressiva. A verdade é que este tratamento de alisamento brasileiro já conquistou milhares de mulheres em todo o mundo, incluindo celebridades como Jennifer Aniston, Lindsay Lohan e Nicole Richie, entre outras.

Quem pode usar a escova progressiva?

A escova progressiva é indicada para todo o tipo de cabelo, incluindo o cabelo pintado – aconselha-se apenas que se vai pintar o cabelo, deve fazê-lo 15 dias antes ou depois da aplicação da escova progressiva. Não se aconselha às mulheres grávidas ou que estejam a amamentar a aplicarem a escova progressiva. Para ter a certeza que o seu cabelo é um bom candidato para a escova progressiva e para esclarecer qualquer dúvida que possa ter acerca do tratamento, fale previamente com um cabeleireiro especializado na sua aplicação.

Como é aplicada a escova progressiva?

A escova progressiva deve ser realizada num salão de cabeleireiro especializado na sua aplicação e, com uma duração de cerca de 60 minutos, obedece aos seguintes passos:

  • O cabelo é lavado cerca de 3 vezes com um champô sem sal para assegurar que toda e qualquer sujidade/resíduo é retirado do cabelo.
  • De seguida, o produto escova progressiva é aplicado no cabelo, madeixa a madeixa, começando na raiz e terminando nas pontas. Este processo, que é semelhante à aplicação de cor no cabelo, é feito com recurso a um pincel.
  • Uma vez que o produto escova progressiva tem um forte odor (podendo incomodar os olhos, o nariz e até as vias respiratórias), aconselha-se que o rosto seja coberto com uma máscara higiénica ou uma toalha. O próprio cabeleireiro fornecerá esta proteção e o normal é também a pessoa que estiver a aplicar a escova progressiva utilizar uma.
  • Após a aplicação do produto escova progressiva, o cabelo é seco com o secador e esticado com a ajuda de uma escova. Nesta altura, e uma vez que o produto é ativado pelo calor, o odor do produto escova progressiva poderá intensificar-se e também é normal a produção de algum fumo.
  • Depois do cabelo estar completamente seco, passa-se o alisador/prancha em todo o cabelo, madeixa a madeixa, o que “fecha” o produto no cabelo.
  • Sairá do cabeleireiro com o cabelo liso, brilhante e extremamente suave, sem qualquer odor ao produto escova progressiva.

Resultados da escova progressiva

Recomenda-se que não se lave o cabelo durante um mínimo de 3 dias após a aplicação da escova progressiva, podendo manter o produto no cabelo durante mais dias se não sentir necessidade de o lavar. A primeira lavagem após a escova progressiva deve ser realizada com um champô sem sal ou de PH neutro, caso dos champôs de bebé. Há quem opte por efetuar essa primeira lavagem pós-escova progressiva no próprio salão de cabeleireiro, o que é sempre uma boa opção. A segunda lavagem pós-escova progressiva pode ser realizada em casa e a sua secagem também: seque o cabelo com o secador, utilizando uma escova para alisar as pontas, se assim desejar, pois, basta o calor do secador para ativar o tratamento de queratina e alisar, sem esforço (e mesmo sem escova!), o cabelo. Se quiser um alisamento mais “espetado”, alie-se da escova para secar o cabelo das raízes às pontas, terminando com a passagem do alisador/prancha. Se optar por deixar o cabelo secar ao ar livre, o resultado será um cabelo com ondas largas, naturais e sem qualquer efeito frisado. Acima de tudo, a escova progressiva deixa o cabelo liso, sem volume, brilhante e extremamente macio ao toque. Para além disso, permite que possa alisar o cabelo de forma rápida e fácil em casa, sem ter de recorrer constantemente ao cabeleireiro.

Custo e duração da escova progressiva

O tratamento escova progressiva pode custar entre 100€ e 150€. A duração da escova progressiva varia entre 3 e 6 meses porque, para além de cada cabelo ser distinto, também os cuidados pós-escova progressiva são cruciais para aumentar a longevidade do tratamento. Quanto mais saudável e bem tratado estiver o cabelo, mais tempo durará a escova progressiva. Porém, mesmo passado o efeito da escova progressiva, o cabelo dificilmente voltará ao seu estado original, ou seja, não voltará a ganhar o volume ou o aspeto crespo e frisado de outros tempos. Se desejar, pode repetir o processo escova progressiva.

Cuidados pós-escova progressiva

Para assegurar uma duração longa da escova progressiva e manter o cabelo saudável e brilhante, nas lavagens que fizer em casa recomenda-se a utilização de um champô PH neutro, sem sal e sem corantes, sendo os champôs desenvolvidos para as crianças, uma boa opção. Para além disso, deve evitar qualquer tipo de produto para cabelos secos, danificados ou frisados, optando antes por champôs, amaciadores e máscaras pensadas para cabelos lisos e/ou com tratamento químico. Recomenda-se a utilização de um protetor contra o calor, uma vez que provavelmente irá utilizar regularmente o secador. Para assegurar e prolongar o efeito escova progressiva pode ainda realizar uma hidratação no cabeleireiro, de dois em dois meses.

Comentários (0)