Dicas para se verem livres da tralha e do stress caseiro | A Nossa Vida

Dicas para se verem livres da tralha e do stress caseiro

Sabiam que se eliminarem tralhas desnecessárias da vossa casa, eliminam grande parte do stress das vossas vidas? Tudo o que não é de facto necessário ou decorativo q.b. deve ser colocado para o lixo, reciclado, enfim, devem livrar-se desse peso. Uma casa quer-se limpa, organizada e, acima de tudo, livre de tralhas que apenas causam stress, e que podem tornar um lar calmo num lar caótico.
Pensem bem, em que locais se sentem bem? Numa casa organizada ou numa onde não se consegue distinguir a mesa de jantar dos papéis que pairam em cima dela? Como é possível relaxarem rodeados de roupa suja, papéis, coisas espalhadas pela casa…? O subconsciente percebe este tipo de ambiente e sente que existem coisas a fazer, provocando uma falta de relaxamento. E como se verem livres da tralha e manterem uma casa zen?

Stress e tralha desarrumada estão sempre em sintonia

Caixas de coisas para fazer, uma garagem que mais parece a lixeira municipal, pilhas de jornais de meses passados, coleções inacabadas, enfim… um sem fim de situações e de tralhas que apenas enchem uma casa de caos. O stress advém apenas de olharem para tudo isto e perceberem que isto tudo é avassalador. Cada vez mais coisas ficam em linha de espera para serem feitas ou terminadas e a linha de espera torna-se cada vez maior.

Método simples para se verem livres da tralha

Os locais que mais tralhas têm e mais propensos à desarrumação são a cozinha e o quarto. O local da casa que mais calma deve inspirar é o quarto onde dormem, logo comecem por esta divisão da casa. Para obterem um quarto onde de facto conseguem recuperar energias e descansar comecem por remover tudo que tenham guardado debaixo da cama. Pode parecer um local desperdiçado e ideal para guardar coisas, mas debaixo da cama deve circular o ar bom para arejar o colchão e apenas isso.
Comecem com 3 caixotes e em cada um deles escrevam: MANTER, LIXO, OFERECER. Isto implica uma decisão consciente relativamente a tudo que passar por este escrutínio. Estatisticamente, tudo que já não usem há mais de um ano implica que não irão usar mais, só servirá para acumular. Tudo o que decidam manter deverá ser arrumado no seu local certo, o que decidirem deitar ao lixo, verifiquem se podem reciclar, se não tem mesmo de ir para o lixo; o que decidirem oferecer, pode ir para associações ou para alguém carenciado. Depois percorram toda a área da divisão até estarem livres do excesso.
Para se verem livres das tralhas da cozinha o processo de Manter, Lixo, Oferecer é aplicável sempre que decidirem ver-se livres do peso que o excesso tem na vossa casa e nas vossas vidas. A cozinha é outro local que usualmente acumula excesso de tralha. Livrem-se de tudo que estiver partido, estragado, não usado, especialmente se não o usam há mais de um ano! Mantenham a banca da cozinha limpa e com o mínimo necessário – no limite, a banca da cozinha deve ter espaço para colocar mais que um copo. Passem esta filosofia para as restantes divisões da casa, incluindo o banheiro, o escritório, o hall de entrada…

Interiorizem esta atitude

Não se esqueçam que este tipo de atitude não deve ser cingida a uma única vez, é necessário interiorizarem este procedimento, e não apenas quando estão a livrar-se de tralha, mas quando compram alguma coisa nova. Quando pensarem em adicionar mais um elemento à casa façam as seguintes questões: necessitamos mesmo disto?; podemos viver bem sem isto?; é essencial?; vai apenas juntar-se à restante tralha?  Se todos os dias editarem a vossa vida e o excesso que apenas traz desconforto em vez de conforto, terão uma vida caseira mais calma e isso reflete-se a todos os níveis. Para não perderem esta noção façam este tipo de seleção mensal ou bimensal, de forma consistente, e vivam num lar livre de stress provocado pela tralha.

Post