Cuidado com os cosméticos
Que fácil que é perdemo-nos com as novidades que o mundo da cosmética insiste em nos presentear – são os brilhos, os tons, as tecnologias revolucionárias, as horas de duração, as embalagens inovadoras, o design apelativo. Confessamos que é, de facto, muito fácil deixar-nos levar por toda essa beleza e mais ainda, com os seus resultados em nós… tanto até que descuidamos os seus prazos de validade ou ainda muitos outros perigos que os cosméticos escondem. Saiba quais são e previne-se, em nome da beleza.
12 pecados cosméticos
- Adquirir cosméticos que não se adequam ao seu tipo de pele.
- Aplicar qualquer produto de beleza sem lavar previamente as mãos e o rosto.
- Utilizar os testers das lojas – parece um contra-senso, mas o mais higiénico é pedir um pouco de fita-cola para colocar sobre a mão, testando a maquilhagem sobre a mesma e não directamente sobre a pele.
- Utilizar produtos que não cheiram bem ou apresentam um odor estranho ou irreconhecível.
- Utilizar cosméticos que mudaram de cor, estão amarelados, gordurosos, secos, granulados ou apresentam qualquer outra alteração estranha na sua textura original.
- Partilhar cosméticos, pincéis e aplicadores com outras pessoas.
- Acrescentar água ou outro líquido à maquilhagem no sentido de a fazer “render”.
- Utilizar cosméticos que já não se lembra quando foram comprados.
- Reintroduzir nas embalagens cremes ou pós que sobraram.
- Utilizar produtos cuja embalagem está danificada e/ou não fecha correctamente.
- Guardar maquilhagem em locais com temperaturas acima dos 20 graus.
- Utilizar produtos cuja data de validade já expirou.
Sabia que?
As mulheres que sofrem de alergias ou e/ou têm peles especialmente sensíveis devem renovar os seus cosméticos de 3 em 3 meses, uma vez que correm riscos acrescentados de irritação e infecção.
Aplicar maquilhagem em andamento agride a pele.
As mulheres que utilizam lentes de contacto e não dispensam a sua maquilhagem, nomeadamente a de olhos, devem optar por lentes descartáveis.
Os produtos de beleza embalados em bisnaga e/ou que apresentam um doseador são mais seguros no que toca a influências exteriores nocivas, uma vez que o seu contacto com o ambiente externo é reduzido.
Cada tipo de cosmético tem um prazo de validade diferente, que é apresentado na respectiva embalagem.
Existem produtos próprios para assegurar a limpeza dos pincéis de maquilhagem – procure-os nas melhores perfumarias e lojas de cosmética.
Outros truques de maquilhagem segura
Para manter a maquilhagem fresca e a cumprir as suas funções em pleno, é essencial que mantenha todos os pincéis e outros aplicadores limpos. Tanto os pincéis como as esponjas de maquilhagem devem ser lavadas semanalmente com água e sabão, torcidas para retirar o excesso de água e secas ao ar livre.
As esponjas de maquilhagem têm um prazo de validade de um mês e devem ser descartadas findo esse período ou então no momento em que começam a rasgar. Se forem bem cuidados, os pincéis de maquilhagem podem ter uma esperança de vida até três anos.
Certifique-se que fecha muito bem os recipientes de maquilhagem após cada utilização.
Em vez de tocar directamente na maquilhagem – caso dos pós ou sombras, por exemplo – utilize uma pequena colher ou deite o produto directamente na palma da mão antes de aplicar.
Para assegurar a longevidade dos lápis de olhos e lábios, bem como reduzir o risco de transferir bactérias para a zona dos olhos, deve afiar os lápis pelo menos uma vez por semana.
Alivie as irritações oculares provocadas por maquilhagem de olhos, irrigando os mesmos com recurso a soro fisiológico ou água.
Comentários (0)