Como valorizar a sua casa na hora de fazer remodelações? | A Nossa Vida

Como valorizar a sua casa na hora de fazer remodelações?

Chega um momento na vida de um proprietário de uma casa em que remodelar um quarto, alterar uma parede e reorganizar a sala de estar não são suficientes. No entanto, é importante realizar as melhorias na casa de forma estratégica, tendo em mente que um dos objetivos passa por valorizar o imóvel para que, numa futura venda, se obtenha um lucro considerável. Se procura algumas dicas sobre a forma como deve investir corretamente na remodelação da sua casa (também a pensar no futuro), este artigo é para si.

Para viver num país com uma carga histórica como Portugal é necessário que se criem meios que possam garantir um consenso entre a estética urbana e a preservação do grande património histórico cultural. Assim… antes da diversão, vem a obrigação. Antes de alterar uma fachada, fechar uma varanda ou até mesmo reconstruir uma ruína, é importante informar-se sobre as leis da sua cidade. Depois, coloque mãos à obra e siga as nossas dicas!

Tornar o local mais espaçoso e Iluminado

Na hora de procurar um imóvel, sugerimos que tenha em consideração o fator da proporcionalidade entre o preço e a área (quanto maior for o espaço útil, maior será o valor a pagar) e a luminosidade, pois esta também proporciona uma sensação de que um lugar é maior e mais vivo.

Muitos estudos mostram que o contacto com a luz solar influencia diversos aspectos do dia-a-dia do ser humano, tanto no seu relógio biológico, como na ativação da vitamina D, essencial para nossos corpos. Tais estudos demonstram também que a falta de luz solar pode gerar depressão e mau humor na população, ou seja, a procura por locais luminosos aumenta cada vez mais aquando da aquisição de um imóvel.

Criação de um escritório

Que tal converter num “Home Office” aquela sala que não é frequentemente utilizada? Com o passar dos anos, cada vez mais empresas estão a fazer com que os seus funcionários trabalhem, pelo menos um dia da semana, em casa. Além de ser um pouco mais saudável, é também uma pequena tentativa de diminuir a pegada de carbono que tantos meios de transporte geram no meio ambiente. Instalar uma mesa ampla com prateleiras e uma boa quantidade de tomadas faz com que a sua casa se mostre muito mais agradável para os que trabalham no mundo corporativo.

Adicionar uma área externa

Uma varanda, uma área de convivência no quintal, ou um jardim de inverno aconchegante… existem várias opções para melhorar a utilização do espaço no seu imóvel.

A procura por casas que proporcionem um consenso entre o aconchego e a segurança interna, mas também um local para relaxar ao ar livre é algo que sempre existiu na sociedade, e é uma parte da remodelação importante na hora de investir!

Dependendo do tipo do imóvel (e também do seu orçamento), poderá ser muito interessante adicionar um local para uma fogueira, bancos confortáveis, uma rede ou até mesmo um canteiro de flores e uma pequena horta.

Melhoria da cozinha e casas-de-banho

A cozinha é um dos pontos centrais da casa e, pode até dizer-se que é o coração do imóvel, pois seja durante uma festa em casa ou até mesmo no dia-a-dia, todos acabam a ir para lá. Os alimentos definem a cultura e unem a população, e os portugueses não são exceção! Remodelar a cozinha para que esta seja mais prática, com um balcão central, vários armários, lava-loiças de aço inoxidável, para além de uma estética atraente, também são boas opções na hora de valorizar ainda mais o seu imóvel.

O mesmo se aplica às casas-de-banho da casa, que aumentará o seu valor com um acréscimo na sua quantidade, seja adicionando casas-de-banho para hóspedes ou em quartos in suíte. Otimizar os espaços, decorar de forma mais minimalista, clara e harmoniosa, acrescentando utensílios de luxo ou banheiras clássicas fará, sem qualquer dúvida, com que do preço de venda advenha um bom lucro.