Como tratar pelos encravados | A Nossa Vida

Como tratar pelos encravados

Manter a pele bonita, radiante e jovem não é tarefa fácil, mas é uma tarefa possível. Para conseguir isso, só precisa de dedicar alguns minutos diários ao seu corpo – e os resultados tornar-se-ão visíveis. Mas não há luta sem inimigo. E um dos principais inimigos do corpo de uma mulher são os pelos encravados, que teimam em retirar beleza à pele. Saiba como banir os pelos encravados e reclame a perfeição da sua pele!

 

Quais as causas dos pelos encravados?

Entre fatores de ordem hormonal, os principais motivos que originam os pelos encravados são:

  • nascimento encurvado do pelo que, não seguindo o seu crescimento normal, volta a penetrar a pele;
  • pelo fraco e, por isso mesmo, sem força para penetrar a superfície da pele;
  • nascimento de vários pelos num único folículo piloso, que causam a obstrução da saída do pelo;
  • peles com elevada formação de queratina (que a torna mais grossa) são mais propensas ao encravamento do pelo;
  • depilações frequentes, sobretudo depilação a cera quente ou a cera fria, que vão alterando constantemente a direção do crescimento do pelo;
  • pele muito seca;
  • uso de roupa apertada;
  • obesidade.

Muitas vezes, o pelo encravado pode também dar origem a uma infeção, ficando a pele vermelha e até com pus. Nestes casos, principalmente os mais graves, o melhor será procurar ajuda junto de um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para os pelos encravados.

Como evitar pelos encravados?

  • A forma mais eficaz de combater os pelos encravados é recorrer à depilação a laser. Serão necessárias a realização de várias sessões, pois, só assim é que o laser consegue eliminar a raiz do pelo. No entanto, é importante referir que, como qualquer tipo de depilação definitiva, também esta técnica pode ser dispendiosa e, em alguns casos, pode até ser um processo doloroso.
  • É importante que entre as depilações, deixe crescer o pelo pelo menos até 4 mm e, caso seja adepta das depilações com cera, experimente alternar com a tradicional lâmina.
  • Evite banhos longos e muito quentes, assim como roupa apertada.
  • Até 24 horas após a depilação, não se exponha ao sol e aplique na área depilada loções calmantes à base de calêndula ou camomila.
  • Uma das melhores maneiras de evitar pelos encravados é aquela que está ao alcance de todas: fazer frequentes esfoliações à pele em casa. A esfoliação pode ser feita até duas vezes por semana e, no dia anterior à depilação, deve esfoliar sempre cuidadosamente a pele. Escolha cremes esfoliantes com grânulos que promovem a desobstrução dos poros. Pode optar igualmente pelas luvas ou esponjas esfoliantes.

Receitas caseiras para combater os pelos encravados

Existem ainda algumas receitas caseiras que poderá experimentar para eliminar os tão indesejados pelos encravados. Inicie-se nesta luta aos pelos encravados com gestos simples que farão maravilhas à sua pele. Tome nota:

  • Receita #1

Misture 1 colher de sopa de iogurte natural, com 1 colher de sopa de açúcar branco e 2 morangos esmagados. Espalhe a mistura pelo corpo, massajando em movimentos circulares, especialmente nas zonas em que o problema é maior. No final, retire com água morna.

  • Receita #2

Misture 3 colheres de sopa de mel e 1 colher de chá de canela em pó, aplicando sobre a zona do pelo encravado, antes de ir dormir. Lave na manhã seguinte com água morna. Aplique esta mistura todos os dias, durante duas semanas. Verá a diferença!

Como remover pelos encravados?

No que toca a remover pelos encravados, o melhor conselho é não removê-los, mas sim deixá-los “secar” e desaparecer por eles próprios. Se não resistir à tentação de tirar esse pelo encravado que tanto a incomoda, use sempre uma pinça e nunca os dedos. Certifique-se que a pinça está bem limpa (o ideal é desinfetar com um pouco de álcool), de modo a evitar a entrada de bactérias na zona do pelo encravado. Na maioria dos casos, especialmente os mais graves, aconselha-se que o pelo encravado seja retirado por um profissional que deverá usar uma agulha esterilizada e apropriada para o efeito.

Comentários (0)

Leia também...

Post