Como ter um negócio de uma cafetaria de sucesso | A Nossa Vida

Como ter um negócio de uma cafetaria de sucesso

Se está a pensar em abrir o seu próprio negócio de cafetaria ou coffee shop, saiba que existem várias estratégias para que o seu negócio seja o melhor entre os demais. Saiba como ter uma coffee shop de sucesso e faça do seu café um projeto exclusivo e inovador.

Para que uma cafetaria seja bem-sucedida, é necessário que estejam reunidas todas as condições que garantam o seu correto funcionamento. Dos aspetos mais importantes e que conduzem a uma perspetiva de sucesso, destacam-se os pontos seguintes:

  • Abra a cafetaria num local estratégico

Um dos aspetos mais importantes para ter uma cafetaria de sucesso está relacionado com o local onde ela se encontra. Antes de abrir um negócio, independentemente de ser uma cafetaria, papelaria ou restaurante, é aconselhável fazer um reconhecimento prévio no terreno, de forma a conhecer as pessoas que lá vivem e transitam. Ao fazê-lo, estará a conhecer a sua possível clientela e o ambiente que o seu espaço comercial poderá ter.

  • Tenha um público-alvo diferente do da concorrência

Ao lançar-se num novo negócio, deve estudar a concorrência e ver qual é a posição desta no mercado. Se os seus concorrentes diretos têm um público mais jovem e descontraído, não tenha receio em optar por um ambiente mais austero e clássico. É uma forma excelente de chegar a outro tipo de pessoas e suprir as principais necessidades destas – encontre o seu nicho de mercado. Seja inovador e apresente um espaço com produtos originais, como por exemplo os melhores grãos de café, pois assim conseguirá sobrepor-se em relação aos demais.

  • Permita o acesso gratuito à internet

Atualmente, uma das maiores vantagens que uma cafetaria pode oferecer aos seus clientes é o acesso gratuito à internet. Numa sociedade tecnológica, as pessoas transportam os seus computadores para todo o lado e o espaço onde tomam o seu café não é exceção. Permita o acesso gratuito à internet, pois isso vai fazer com que os clientes permaneçam mais tempo na sua cafetaria.

  • Faça com que a sua cafetaria seja o mais confortável possível

Faça com que a sua cafetaria seja o mais confortável possível, pois assim estará a criar todas as condições essenciais para que os clientes queiram passar lá mais tempo e isso fará com que voltem no futuro. Uma atmosfera confortável e convidativa permite fidelizar os clientes. Atualmente, um dos aspetos mais apreciados é a construção de espaços zen dentro do próprio estabelecimento, o que permite que as pessoas fiquem mais relaxadas. Por outro lado, a colocação de sofás e bancos almofadados garante que o espaço da sua cafetaria seja mais acolhedor.

  • Ofereça pequenos e deliciosos mimos

Ofertar pequenas amostras de cupcakes, macarons, bolinhos de chocolate e de novos cafés como pequenos capuccinos ou frapuccinos, pois isso fará com que as pessoas fiquem na sua cafetaria por um período mais alargado de tempo, o que leva a que outros produtos sejam consumidos de forma inconsciente. Por exemplo, ao comer uma fatia de bolo de oferta, as pessoas ficam com mais sede e pedem uma bebida, o que não aconteceria se não tivessem comido nada. Para além disso, os clientes sentir-se-ão especiais – e quem não gosta de estar num local onde se sinta especial?

  • Realize as mais variadas promoções

Uma das estratégias comerciais que mais chama a atenção das pessoas são as chamadas promoções. Tratam-se de técnicas específicas que oferecem uma mais-valia aos clientes em troca de uma ação por parte destes. Nesse sentido, elabore menus especiais, ofereça descontos na compra de vários artigos ou implemente um cartão de cliente para conquistar o seu público.

  • Realize as mais variadas promoções

Uma das estratégias comerciais que mais chama a atenção das pessoas são as chamadas promoções. Tratam-se de técnicas específicas que oferecem uma mais-valia aos clientes em troca de uma ação por parte destes. Nesse sentido, elabore menus especiais, ofereça descontos na compra de vários artigos ou implemente um cartão de cliente para conquistar o seu público.

  • Garanta um ambiente limpo e arrumado

Para que o seu café seja apreciado e respeitado por todos, deverá mantê-lo sempre limpo e arrumado. Se tudo estiver impecável, os clientes sentir-se-ão em casa e aprenderão a respeitar aquele espaço também como seu. Certifique-se que as mesas não ficam com chávenas de café ou outro tipo de loiças durante muito tempo, pois isso vai fazer com que as pessoas pensem que a sua cafetaria é desorganizada.

  • Defina os horários dos funcionários

Para que o bom funcionamento da sua cafetaria nunca seja colocado em causa, deve definir os horários dos funcionários de forma clara. Assim, não haverá sobreposição de horários e existirá sempre um funcionário disponível para satisfazer as encomendas e pedidos dos clientes.

  • Verifique constantemente os stocks

Deve verificar com regularidade o stock dos produtos da sua cafetaria, de modo que nunca falte nada. A imagem de sucesso do seu espaço comercial passa por conseguir atender a todos os pedidos dos clientes e, como tal, é indispensável que todos os produtos estejam disponíveis. Por outro lado, deve procurar ter sempre os produtos mais frescos do mercado, como por exemplo o café, as frutas e os bolos.

  • Mantenha uma contabilidade transparente

Um dos maiores segredos das grandes empresas é a forma como as suas finanças estão organizadas. O seu negócio deve seguir o mesmo caminho e pagar corretamente a todos os fornecedores e funcionários. Assim, o seu espaço terá o respeito de todos os colaboradores e isso vai fazer com que todos trabalhem com o mesmo afinco. Por outro lado, é aconselhável que não tenha mais de 150 euros em caixa, uma vez que ninguém se livra de ser assaltado.

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