Como ser mais ecológico no trabalho | A Nossa Vida

Como ser mais ecológico no trabalho

Passamos grande parte do nosso dia a deslocar-nos de e para o trabalho, onde nos mantemos durante muitas horas. Sabia que também no escritório é possível trabalhar mais verde, contribuindo para um planeta mais saudável? Seja um trabalhador-eco e veja como os pequenos gestos podem fazer uma grande diferença.

1. Deixe o carro em casa e vá para o trabalho a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. Em alternativa, organize-se com os colegas de escritório, sendo que todas as semanas apenas um de vocês leva o carro, dando boleia aos restantes e alternando cada semana.

2. A sua empresa não tem uma política de reciclagem? Implemente-a! Fale com os responsáveis sobre a possibilidade de adquirirem um pequeno eco-ponto para o escritório. Em alternativa basta arranjar três caixas – uma para o papel, outra para os plásticos e uma terceira para os vidros – e dividir com os colegas as idas ao eco-ponto da rua para despejar a vossa reciclagem.

3. Alerte para a utilização de tinteiros recicláveis nas impressoras e máquinas de fax.

4. Imprima apenas o que é absolutamente indispensável, preferindo rever todos os documentos online.

5. Tente organizar todos os seus documentos de forma digital. Antes de reciclar os seus papéis, digitalize-os e arquive-os numa pasta no computador.

6. Imprima nos dois lados de cada folha, utilize o modo “rascunho” e evite imprimir a cores.

7. Alerte para a compra de resmas de papel e envelopes reciclados para utilização no escritório.

8. Utilize canetas recarregáveis, em vez de as descartáveis.

9. Antes de reciclar as folhas de papel já utilizadas, aproveite o lado em branco para rascunhos ou faça um bloco de notas.

10. Na hora de convocar reuniões ou comunicar informação importante, faça-o pessoalmente ou via e-mail, evitando assim impressões que provavelmente acabarão no lixo.

11. Sempre que puder, evite enviar cartas ou faxes a clientes, optando antes por um telefonema ou e-mail.

12. Entre clips e elásticos, prefira os primeiros, uma vez que os segundos são produzidos com recurso a petróleo bruto.

13. Se se afastar do seu computador várias vezes ao dia, active o modo económico para que ele possa entrar em modo suspenso e poupar energia enquanto não estiver a ser utilizado.

14. Desligue sempre o computador no final do dia, incluindo o botão de standby.

15. Os equipamentos que não forem utilizados habitualmente – caso das impressoras, digitalizadores ou fotocopiadoras – podem estar desligados, até mesmo na tomada, sendo apenas ligados na hora da sua utilização.

16. Não deixe o carregador de telemóvel na tomada depois de carregado, nem deixe os telemóveis do escritório a carregar durante a noite.

17. Leve a sua própria caneca de café para o escritório e evite os copos de plástico ou de papel.

18. Se levar o almoço e/ou o lanche para o escritório, opte por transportar os alimentos em recipientes reutilizáveis (tupperwares, por exemplo), sem esquecer os talheres, um guardanapo de pano e uma garrafa ou copo para bebidas reutilizável. Esqueça os talheres de plástico e os guardanapos de papel que só podem ser utilizados uma vez.

19. Se for almoçar fora com os colegas do escritório, optem por ir a pé.

20. Alerte para a utilização de lâmpadas economizadoras em todo o escritório, em vez de lâmpadas tradicionais.

21. Sempre que sair da sua sala por longos períodos, desligue as luzes, nomeadamente à hora do almoço e do lanche.

22. Sempre que possível, aproveite para trabalhar com luz natural.

23. Reduza a temperatura do aquecimento/ar condicionado em 1 grau – a poupança energética é grande e ninguém vai notar a diferença.

24. Tenha uma planta no seu escritório – para além de animar o ambiente, vai torná-lo mais verde e saudável, uma vez que as plantas absorvem a poluição interior, refrescando o ar que respiramos.

25. Nas casas de banho, alerte para a utilização de sabão biodegradável e toalhas de papel recicladas – ou melhor ainda, toalhas de pano.

26. Se o escritório estiver equipado com uma cozinha, opte por toalhas de papel recicladas ou toalhas de pano; assim como produtos de limpeza ecológicos.

27. Recicle equipamentos electrónicos velhos ou avariados – computadores, impressoras, fotocopiadoras, telemóveis…

28. Trabalhe em casa – evita deslocações e a utilização desnecessária de recursos, principalmente se puder fazer tudo online, via telefone ou vídeo-conferência.

29. Peça que o seu cheque seja directamente depositado na sua conta bancária.

30. Fale com os colegas de trabalho, para que todos possam contribuir para um escritório mais verde!

Comentários (0)

Leia também...