Como fazer pagamentos na Internet através do homebanking | A Nossa Vida

Como fazer pagamentos na Internet através do homebanking

O homebanking é um serviço gratuito online disponibilizado pela generalidade dos bancos que permite efetuar qualquer tipo de operação financeira sobre as suas contas/cartões bancários. Saiba como efetuar pagamentos na Internet através do homebanking e faça-o sem os riscos e sem ter a necessidade de sair do conforto do seu lar.

O que é o serviço homebanking

O homebanking constitui-se como a forma mais simplificada de realizar operações bancárias através da Internet, sem ter de se deslocar ao banco ou a qualquer caixa multibanco. Trata-se de um serviço online moderno e funcional que lhe permite consultar todo o tipo de informação financeira, realizar transferências e pagamentos com toda a confiança e comodidade.

Em que consiste o homebanking

O homebanking consiste num serviço prestado pelos bancos que lhe permite efetuar operações financeiras sobre os cartões de que é titular. Através do homebanking, acede a uma página segura do seu banco e aí pode efetuar um vasto leque de operações, tais como:

  • Consultas: Aceder aos últimos movimentos, ao histórico de movimentos, ver o extrato mensal, o saldo disponível e o saldo utilizado, bem como as autorizações a decorrer. Por outro lado, também pode obter informações sobre os seus cartões de crédito, nomeadamente o limite de crédito que eles têm, quais as modalidades e opções de pagamento que oferecem.
  • Pagamentos: Efetuar pagamentos de serviços ou de compras, carregar telemóveis, pagar portagens, ativar a via verde e o débito direto, entre outras opções.
  • Alterações: Fazer o pedido de alteração da opção de pagamento e de limite de crédito do seu cartão de crédito.
  • Pedidos: Solicitar o envio de novos cartões.

Também é de realçar que através do serviço homebanking pode alterar o seu código secreto de acesso ao serviço, assim como definir ou alterar os meios de contacto, como o email e contactos telefónicos.

Como fazer pagamentos na Internet através do homebanking

Atualmente, as pessoas demonstram uma maior confiança na utilização da Internet e do comércio eletrónico e, como tal, estão mais à vontade na realização de pagamentos via web. Existem várias formas de efetuar pagamentos online, mas uma das mais fáceis e práticas de utilizar é o homebanking.

O homebanking é um serviço online que lhe permite efetuar o pagamento de serviços e de compras, como por exemplo a conta da água, da luz, do gás, assim como carregar o telemóvel, pagar serviços de Internet, portagens e outros serviços. O pagamento é efetuado por entidade e referência e necessita de um código pessoal para validar a respetiva compra ou pagamento.

O homebanking tem como principais vantagens a facilidade de acesso, flexibilidade de horários e o conforto de fazer tudo isso sem ter de sair de casa. Através do banco virtual poderá realizar várias operações financeiras fora do horário de atendimento, evitando as filas de espera nos balcões de atendimento e as perdas de tempo. Para o conseguir fazer, basta ter acesso a um computador com ligação à Internet.

Tenha em atenção que em qualquer compra online, os custos das operações são sempre imputados ao comerciante e não ao cliente. No entanto, em alguns portais, como nas lojas online do eBay, muitos vendedores optam por acrescer esse valor ao custo total da compra.

É de realçar que cada vez mais há um número crescente de bancos que operam online, uma vez que têm despesas menores em comparação com os custos que são praticados nos balcões tradicionais.

Outras formas para fazer pagamentos online

Atualmente, à distância de um clique, existem inúmeras coisas produtivas para fazer na Internet, como consultar o saldo bancário, efetuar o pagamento de contas e fazer compras online. Na Internet, existem todo o tipo de produtos que podem ser adquiridos. Contudo, é preciso ter muito cuidado com a divulgação dos seus dados financeiros e com as formas de pagamento utilizadas. Ao usar meios de pagamento seguros e fidedignos, estará a certificar-se que não é alvo de nenhuma fraude.

Dos meios de pagamento mais seguros que a Internet coloca à disposição, destacam-se os seguintes:

Cartão de crédito

Para fazer compras online com um cartão de crédito, basta colocar o número do cartão, a sua data de validade e o respetivo código de segurança. É aconselhável que utilize esta forma de pagamento apenas em lojas da sua confiança.

PayPal

É um dos métodos de pagamento online mais utilizados pelos internautas. Permite efetuar pagamentos com o cartão Visa, American Express ou Mastercard com segurança e não precisa de ter um cartão de crédito para abrir uma conta PayPal. É uma das formas mais fáceis de realizar qualquer tipo de transação, uma vez que permite efetuar pagamentos sem expor os números do cartão de crédito ao vendedor.

MBNet

O serviço MBNet é um meio desenvolvido pelo sistema bancário português que lhe permite fazer compras na Internet com a máxima segurança. Para aderir ao MB NET terá que ser titular de um cartão bancário (débito ou crédito) de uma instituição financeira que faça parte do sistema e efetuar a adesão ao serviço através do homebanking do seu banco ou em qualquer Caixa Automático da rede Multibanco. Depois, pode efetuar um pagamento online ao criar um cartão de crédito virtual que, normalmente, só pode ser utilizado uma vez.

Paysafecard

Este serviço permite efetuar pagamentos online com toda a segurança sem revelar os seus dados financeiros. Trata-se de um serviço muito prático e seguro que apresenta um plafond inferior a 100 euros / 246 reais. Pode ser adquirido em qualquer loja Payshop e nas lojas dos CTT e é uma alternativa excelente para quem faz compras esporádicas na Internet.

Quais os bancos que disponibilizam o homebanking

A generalidade dos bancos portugueses oferece este serviço. Todos eles apresentam nomes diferentes, mas têm um funcionamento idêntico. São eles:

Caixa Geral de Depósitos – Caixadirecta Online

O Caixadirecta Online é o serviço de Internet banking da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O Caixadirecta Online dá-lhe acesso imediato ao banco, através de qualquer computador com acesso à Internet, e apresenta custos inferiores àqueles que são praticados nos balcões. Este serviço implementou recentemente um novo processo de confirmação de operações: o SMS Token. Trata-se de um código que é enviado por SMS para o telemóvel do titular da conta quando este realiza operações cujo montante diário acumulado é igual ou superior a 1.000 euros / 2.457 reais.

Banif – [email protected]

O [email protected] é o serviço gratuito de banca eletrónica que o Banif disponibiliza aos seus clientes particulares e empresas. Ao aderir ao [email protected] tem acesso imediato a três dos quatro canais do serviço, isto é: Internet, telefone e WAP, o que lhe permite aceder ao seu banco em qualquer altura e lugar. O serviço [email protected] permite-lhe obter todas as informações sobre os produtos e os serviços do Banif, assim como aceder às suas contas para realizar consultas e operações sobre a mesma.

BES – BES Net

O BES Net é o serviço online gratuito do Banco Espírito Santo (BES) que permite efetuar de uma forma cómoda, rápida e segura a gestão diária das contas dos seus clientes. O BES Net permite efetuar transferências nacionais, pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e à Segurança Social, entre outras opções, e oferece toda a conveniência, comodidade e facilidade no relacionamento com o banco.

Montepio – Montepio 24

O Montepio 24 através do Montepio Geral coloca à disposição dos seus clientes um conjunto de serviços que lhes permitem entrar em contacto com o seu banco para efetuar consultas ou operações. Este é um serviço que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, a partir de qualquer local que disponha de ligação à Internet ou telemóvel/PDA com acesso à Internet.
O serviço Net24 é a plataforma de homebanking gratuita que lhe permite aceder a um conjunto de informações sobre os produtos e os serviços do Montepio e realizar inúmeras operações bancárias.

BPI – BPI Net

O BPI Net do Banco Português de Investimento (BPI) é uma forma de realizar as suas operações bancárias. Trata-se de um serviço gratuito e de fácil utilização que lhe permite aceder às suas contas, aplicações e créditos. Por outro lado, é de salientar que possibilita a realização de um conjunto alargado de operações bancárias.

Crédito Agrícola – Online Particulares

O Online Particulares do Crédito Agrícola é um serviço de Internet banking que possibilita a realização de consultas e transações financeiras aos seus clientes. Para o utilizarem, é indispensável que tenham um computador com acesso à Internet, pois o serviço está disponível durante 24 horas por dia.

Millennium BCP – millenniumbcp.pt

O millenniumbcp.pt do Millennium BCP permite-lhe operar com as suas contas e obter todas as informações de todos os produtos que tenha contratado com o banco. Não é necessário descarregar qualquer tipo de software, pois pode aceder de qualquer parte do mundo, desde que tenha um computador com ligação à internet.

Leia também...