Como fazer ovos da Páscoa em chocolate | A Nossa Vida

Como fazer ovos da Páscoa em chocolate

Poupar está na moda, e fazer os seus ovos da Páscoa de chocolate em casa é possível – apenas necessita de uma forma, de chocolate e vontade. Quer experimentar?

Ingredientes:

  • 200 gramas de chocolate negro de boa qualidade (mínimo 70% cacau)

Utensílios:

  • 2 moldes de chocolate em formato de ovo
  • 1 pincel de pastelaria pequeno

Instruções:

  • Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria. Certifique-se que não existe água ou vapor dentro do recipiente do chocolate. Mexa até ficar suave, retire do calor e deixe arrefecer, mas não até solidificar, deve manter-se escorregadio. Coloque ¼ do chocolate numa das formas do ovo até ficar coberta e passe com o pincel de pasteleiro pela parte de dentro para uniformizar e distribuir o chocolate. Certifique-se que a forma está completamente coberta, para que depois seja possível juntar as extremidades. Repita tudo na outra parte da forma e deixe arrefecer durante 5 minutos.
  • Reaqueça o restante chocolate, e repita o processo para cada lado da forma, guardando 1 colher de sopa de chocolate para mais tarde. Use uma faca para raspar qualquer tipo de excesso à volta do molde, criando uma borda lisa. Verta cada uma das formas em cima de um papel vegetal, se não sair logo à primeira dê algumas pancadas na parte de trás da forma. Se a forma for moldável é só dar o jeito e empurrar. Para juntar as duas partes basta colocar um pouco de chocolate nas bordas das duas partes do ovo de chocolate e juntá-las até solidificarem. Se necessitar, coloque mais um pouco de chocolate para preencher algumas falhas que a junção possa ter.
  • Depois de solidificar, poderá decorar os ovos colocando M&M’s, granulado de chocolate colorido, raspas de chocolate branco, maçapão, pasta de açúcar... Para tal, basta pincelar o ovo com um pouco de chocolate e colar o que deseja para decorar o ovo de chocolate de Páscoa.

Notas: Idealmente use luvas de pastelaria para não deixar impressões digitais no chocolate, especialmente quando estiver a juntar as duas partes do ovo. No final pode embrulhar o ovo em papel celofane e atar com uma fita de cetim e oferecer algo criado por si!