Como fazer um café bem forte | A Nossa Vida

Como fazer um café bem forte

Para muitas pessoas, o segredo para começar bem o dia está relacionado com a ingestão de uma chávena de café bem forte. Ao fazerem-no, ficam mais despertas e preparadas para começar a trabalhar e realizar os seus afazeres diários. Saiba como fazer um café bem forte e comece o seu dia cheio de força, vontade e determinação.

O café que é servido numa cafetaria é tendencialmente mais forte do que aquele que é extraído em casa. No entanto, se pretender, pode terminar com esta diferença ao preparar um café com um sabor intenso e com um alto teor de cafeína. Para o fazer, siga os passos seguintes:

Estabeleça uma moagem mais fina para os grãos de café

Para fazer um café bem forte, é necessário que a moagem dos grãos de café seja muito fina. Se faz a moagem dos grãos de café em casa, triture-os no moinho de café durante um período de tempo mais alargado do que é habitual. Por outro lado, se compra os seus grãos de café numa loja especializada, peça que eles sejam moídos da maneira mais fina possível, uma vez que as lojas têm reguladores específicos de moagem. Tenha em mente que a espessura dos grãos de café vai determinar o gosto final da bebida e, quanto mais fino o café estiver moído, mais possibilidades a água tem de extrair todos os seus sabores principais.

Use mais café e menos água

Uma das condições mais importantes para preparar um café bem forte passa por utilizar mais café e menos água do que aquilo que é comum. Se, normalmente, utiliza duas colheres de café por cada 25 centilitros de água, comece a usar a mesma quantidade de café para 17,5 centilitros de água. A sua chávena de café ficará mais forte e encorpada e o seu sabor será muito mais complexo. Posteriormente, aumente ou diminua gradualmente a água até encontrar o gosto de café desejado.

Permita que a água demolhe o café durante mais tempo

Na extração de um café, a passagem da água retira os sabores mais característicos dos grãos de café moídos. No entanto, para que todos os óleos e sabores sejam separados dos grãos de café, eles devem ser demolhados o máximo de tempo possível antes de a água ser filtrada. Alguns fabricantes de cafés permitem designar a quantidade de tempo que a água contacta com o café antes da respetiva filtragem. Se a sua máquina de café  não tiver esta opção, tape o local por onde o café sai, forçando a água a misturar-se com o café moído durante mais tempo. Ao fazê-lo, conseguirá retirar uma maior quantidade de cafeína, o que vai aumentar a riqueza do seu café.

Aumente a temperatura da água

Numa máquina de café, a temperatura normal da água situa-se à volta dos 90 graus celsius. Para tornar o cafémais forte, aumente a temperatura da água em 5 graus. No entanto, tenha muito cuidado ao usar este método, porque as altas temperaturas podem queimar o seu café e fazer com que ele adquira um sabor amargo e desagradável. Utilize um termómetro para medir a temperatura da água antes de adicionar o café moído.

Adquira grãos de café com a cor mais clara

No processo de torrefação, os grãos de café são torrados até terem uma determinada cor, pois isso vai determinar o seu aroma e sabor final. Ao adquirir grãos de café com uma coloração mais clara, estará a garantir uma chávena de café mais forte, pois existirá uma maior quantidade de cafeína para ser recolhida. Por outro lado, os grãos de café com a torra mais clara são mais suaves e saborosos do que os grãos de café com a torra mais escura, porque não perdem os seus óleos e fragrâncias principais durante a torrefação. Se pretender, pode adquirir um gráfico de torrefação para conhecer o tempo médio que os grãos de café devem ficar num forno, pois assim fica a conhecer qual a tonalidade necessária para que um café tenha um determinado aroma e sabor.

Comentários (0)

Leia também...

Post