Como fazer um bom café espresso em casa | A Nossa Vida

Como fazer um bom café espresso em casa

O café espresso é uma bebida à base de café que é preparada através da passagem de água quente por grãos de café moídos. Ele é conhecido e apreciado por realçar com exatidão todos os gostos e aromas de uma determinada variedade de café. Saiba como fazer um bom café espresso em casa e comece o dia da melhor maneira possível.

O que é o café espresso?

O café espresso é um tipo de café que é preparado para ser consumido de imediato, caso contrário, perde os seus aromas e sabores principais. Ele deriva do termo latino “ex-premere”, que significa espremer ou tirar sob pressão e realça as características e paladares de uma determinada safra de café.

Como fazer um bom café espresso em casa

Para extrair corretamente uma chávena de café espresso em casa, é necessário cumprir com os pontos seguintes:

  • Usar uma máquina de café que seja capaz de produzir 9 bares de pressão e que apresente uma resistência a temperaturas de 90 graus centígrados;
  • Não ultrapassar os 30 mililitros de água;
  • Utilizar apenas 7 a 9 gramas de café em pó. Tenha em consideração que o café deve ser moído apenas no momento em que vai ser utilizado, pois assim manter-se-á o mais fresco possível;
  • Recorrer ao auxílio de um compactador (tamper ou compressore) com uma força de 15 a 20 quilogramas;
  • Extrair o café durante um período de 25 a 30 segundos;
  • Consumir um café de alta qualidade, preferencialmente os do tipo arábica, com torrefação apropriada e recente.

Quais os aspetos que deve ter em conta

A preparação de um café espresso em casa pode ser mais difícil e complexa do que aquilo que está à espera, pois, existem vários aspetos que devem ser considerados no momento da sua extração. São eles:

  • A qualidade da água

A qualidade da água é extremamente importante para que o café espresso mantenha os seus sabores e aromas originais. Como tal, use água mineral em detrimento da água da torneira. Tenha em atenção que a concentração de calcário impede o correto funcionamento da máquina de café e isso condiciona a qualidade de uma chávena de café. Para que isso não aconteça, aplique com regularidade (de dois em dois meses) produtos anti-calcário na manutenção da máquina de café espresso. Assim, estará a proteger a saúde da sua máquina de café e a qualidade da sua bebida.

  • A mistura dos grãos de café

A preparação de uma chávena de café espresso obriga à mistura dos melhores grãos de café. Dessa forma, escolha as melhores misturas que se encontram no mercado. As mais apetecíveis costumam ter grãos de café de várias origens (Brasil, Quénia, Zimbabué, Colômbia, entre outros) e cada uma é processada à sua própria maneira. É de realçar que, cada vez mais, as pessoas torram e misturam os seus próprios grãos de café em casa com o intuito de obter os melhores sabores e isso tem feito toda a diferença na preparação de um café espresso.

  • A moagem dos grãos de café

O moinho de café desempenha um papel muito importante na preparação de um café espresso, uma vez que ele é o responsável principal pela moagem dos grãos de café. Um café espresso exige uma moagem muito fina e, como tal, o moinho de café deve estar pronto a ser utilizado. É de destacar que uma máquina de café doméstica com um moinho de café profissional é capaz de produzir um café excelente. Porém, uma máquina de café profissional com um moinho de café doméstico já deixa muito a desejar.

  • A dose de café mais apropriada

Utilize 7 a 9 gramas de café na preparação de uma chávena de café. Esta medida é suficiente para degustar corretamente um café e encontrar todos os aromas e sabores característicos, como a fragrância, o corpo, a riqueza, a suavidade e acidez.

  • A máquina de café espresso

A máquina de café é o elemento mais importante na preparação de um café espresso, pois vai determinar a extração de uma boa ou má chávena de café. Existem vários modelos disponíveis no mercado, para todos os gostos e carteiras. Contudo, é importante não se esquecer que a máquina de café escolhida deverá ter a capacidade de 9 bares de pressão e a resistência a temperaturas próximas dos 90 graus centígrados.

  • A atenção ao detalhe

Para extrair um café espresso delicioso, é preciso dedicar a máxima atenção ao detalhe. Um barista tem técnicas próprias que lhe permitem obter os melhores resultados, como, por exemplo: bater o porta-filtro na mesa ou na palma da mão para distribuir de forma homogénea o café moído e apertar o manípulo do café com força. Estas técnicas, por mais insignificantes que possam parecer, garantem uma chávena de café espresso excecional.

  • A manutenção da máquina de café

Sempre que extrair um café espresso, a máquina de café deve ser bem limpa. Ao fazê-lo, estará a evitar a formação de sabores indesejados provocados pela borra do café anterior. Por outro lado, realize uma manutenção ativa da sua máquina ao sangrá-la com regularidade, isto é, ao deixar a água correr no filtro vazio de modo a eliminar todas as impurezas que lá possam estar.

Comentários (0)