Como escolher as melhores toalhas para o WC | A Nossa Vida

Como escolher as melhores toalhas para o WC

Quer usem os atoalhados apenas para se secarem depois do banho ou para decorarem a casa de banho/banheiro saibam o que necessitam para comprarem as melhores toalhas de banho.

As toalhas de banho devem ser multifacetadas, pois, para além de servirem para absorver humidade podem ser mais um elemento da decoração da casa de banho. Ainda que muitas pessoas dediquem pouco tempo a pensar no tipo de toalhas de banho que) vão eleger para usarem, um pouco de conhecimento sobre o assunto abrirá um mundo de boas possibilidades nas quais devem pensar como as características a ter em conta na compra de uma toalha: qualidade, durabilidade e design.

O tecido ideal para as toalhas de banho

Densidade do tecido - GSM

Todas as toalhas ou turcos (popularmente conhecidas), são feitas de um certo tecido, tecido esse medido no peso de gramas por m2 de sigla GSM. Este peso refere-se à densidade do tecido da toalha. Quanto menor o valor do GSM mais leve e fina será a toalha. Quando uma toalha tem um GSM baixo, este tipo de toalha é ideal para, por exemplo, levar para o ginásio, pois são mais leves que as restantes. As toalhas com mais GSM são as ideias para ter em casa, e até colocar na casa de banho pelo menos quando têm visitas em casa.

Tipo de tecidos

A maioria das toalhas de banho são feitas em algodão, mas o toque e o aspeto das mesmas diversifica muito, pois o tipo de algodão usado no seu fabrico pode também variar muito.

Algodão standard vs Algodão Egípcio

As toalhas de uso diário são usualmente feitas de algodão standard e logo mais baratas do que as toalhas feitas de algodão egípcio. O algodão egípcio é o melhor algodão que existe, especialmente para as toalhas de banho. A sua suavidade e densidade tornam o seu toque muito agradável. Para além disso, o algodão egípcio é muito mais resistente e durável pois tem muito mais fibras intrincadas na composição do tecido. No final, significa também que a capacidade de absorção da toalha é muito superior a outra toalha de algodão simples, que não tem tantas fibras para absorver a humidade.

Porém, uma toalha feita no Egipto não significa que seja feita de algodão egípcio, mas que apenas foi feita nesse país.

Por vezes as toalhas de luxo em algodão egípcio também incorporam uma percentagem de tecido sintético, para lhes conferir um pouco de brilho. Este tipo de tecido sintético, usado na sua composição, pode dar um aspeto muito agradável, mas diminui o poder de absorção da toalha. Quando comprarem toalhas de banho, certifiquem-se que as toalhas são 100% algodão egípcio.  

Toalhas em Modal

Um outro tipo de tecido que também começa a surgir muito na confeção das tolhas de banho é o Modal. Este tecido é feito de celulose, e quem é fã do Modal diz que as toalhas têm um poder de absorção 50% maior que o algodão e que, para além disso, não perde a cor tão facilmente com as lavagens.

Toalhas ecológicas

Para os que se preocupam com um mundo mais verde e ecológico, existem as toalhas de banho feitas em algodão orgânico, ou mesmo feitas de bambu, o que significa um toque mais aveludado e suave comparado com as toalhas de algodão. Para além disso, o bambu é mais resistente que o algodão.

Para além dos tecidos ecológicos, existem as toalhas feitas em microfibra, que são fibras sintéticas. São toalhas mais leves e mais finas que as toalhas de algodão, com um aspeto de camurça, mas com uma excelente absorção. Estas toalhas de banho são perfeitas para enxugar a água do cabelo molhado.  

Estilo das toalhas de banho

Por vezes esquece-se que a casa de banho também é um espaço da casa, e que como tal deve ser decorado e apresentado da mesma forma que os restantes espaços. As toalhas de banho também são acessórios decorativos - estão para a casa de banho como as almofadas estão para o sofá da sala. As toalhas da casa de banho podem funcionar como ponto focal decorativo, que pode ser um monte de cor ou um aspeto zen. Um conjunto de toalhas de banho pode ser o toque decorativo numa casa de banho. As toalhas podem dar um aspeto luxuoso a um WC sem muito trabalho, complementando a decoração da casa de banho. Porém, não combinem as toalhas com os azulejos ou com nada muito óbvio no banheiro. Optem, por exemplo, por mandar monogramar as toalhas, pois isso dará logo um aspeto personalizado e muito chique à casa de banho. Usem as toalhas para atrair atenção e para acentuar a decoração da casa de banho.

Cuidar das toalhas de banho

Umas toalhas de banho duram mais tempo com um aspeto novo e cuidado, outras duram menos - tudo depende da sua composição e do cuidado que tem com elas. Usualmente as toalhas novas vêm muito macias e fofas devido a um amaciador especial que o fabricante coloca nas mesmas. Porém, usualmente este amaciador impede que as toalhas absorvam a humidade. Por este motivo, pode ser boa ideia lavarem as toalhas antes da sua primeira utilização.

Na primeira lavagem adicionem uma chávena de vinagre branco ao ciclo da máquina de lavar, isto ajudará a fixar a cor das toalhas, impedindo-as de perderem a cor.

Também é de evitar secar sempre as toalhas na máquina de secar roupa, pois o calor da máquina de secar, com o tempo destrói as fibras. Se secarem as toalhas na máquina de secar roupa, optem por uma secagem de temperatura média baixa.

As toalhas pretas ou de cores intensas devem sempre ser lavadas à parte. Nas toalhas mais dispendiosas, como as toalhas de algodão egípcio usem um detergente suave para conservar a sua fofura durante muito mais tempo.

Leia também...

Post