Como escolher um ar condicionado | A Nossa Vida

Como escolher um ar condicionado

O tempo está ou muito quente ou muito frio e o ar condicionado dá sempre uma ajudinha lá em casa para se conseguir obter uma boa temperatura e conforto. Hoje em dia existe uma variedade de ar condicionado muito vasta, desde os que apenas refrigeram, aos que aquecem e arrefecem um ambiente, incluindo alguns que são obras de arte decorativas. Descubram qual o ar condicionado ideal para o vosso lar.

Quanto vai custar mensalmente

Uma das primeiras questões a colocar quando se pensa em comprar um ar condicionado é o quanto isso vai pesar nos custos mensais. Tal como outros eletrodomésticos, o custo de um ar condicionado irá variar de acordo com o tipo de aparelho, das condições da habitação, do uso que lhe derem e também de acordo com a classe energética do equipamento. Ao optarem por um ar condicionado de classe energética A ou superior, o consumo será bastante inferior. Porém, a poupança energética irá depender do uso que pretenderem dar ao ar condicionado. Alguns aparelhos têm uma função de climatização inteligente que permite adequar o funcionamento do aparelho à temperatura desejada, desta forma poderão poupar um pouco mais na conta da eletricidade no final do mês.

Cuidados a ter

Para se certificarem que dão uma boa utilização ao ar condicionado e poupam no final do mês, devem garantir um bom isolamento térmico do espaço e evitar as temperaturas demasiado quentes ou demasiado frias (25ºC no Verão e 19ºC no Inverno); também devem ter a atenção e o cuidado de limpar os filtros com regularidade (de 15 em 15 dias!). Devem também fazer uma manutenção profissional anual ao nível de refrigerante e dos tubos do ar condicionado.  

Características do ar condicionado

 Se pretendem um ar condicionado com vertente ecológica, devem optar sempre por um gás de refrigeração R410A em vez do R22 (prejudicial à camada de ozono). Relativamente ao ruído, se pretendem aparelhos silenciosos é necessário que optem por modelos que produzam menos de 39 decibéis (db) de ruído. Para aquecer os dias de Inverno, o ar condicionado também pode ser um amigo, especialmente o do tipo bomba que garante bons desempenhos a nível de eficiência e de consumo comparativamente a outro tipo de equipamentos.

Portabilidade do ar condicionado

Ao comprarem um ar condicionado que não seja portátil devem ter em conta a instalação e manutenção profissional do mesmo, ao passo que ao optarem por um ar condicionado portátil já não necessitam necessariamente de ter isso em conta; para além disso nem sempre perfurar uma parede para colocar o tubo do ar condicionado no exterior é algo possível. Todavia, um ar condicionado portátil tem a desvantagem de ser mais ruidoso, mas a vantagem de poder ser colocado em qualquer canto da casa. Um ar condicionado portátil pode servir apenas para refrigerar ou adicionalmente para aquecimento. Usualmente um ar condicionado portátil possui um filtro de carbono ativo e eletrostático, tendo também a função de purificar o ar. Na hora da compra perguntem acerca destas características.

Vocabulário a dominar antes da compra de um A/C

BTU: British Thermal Unit (ou Unidade Térmica Britânica) é a unidade de potência que determina a capacidade de refrigeração do aparelho. De acordo com cada área devem selecionar um ar condicionado certo, pois um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o espaço aumenta demasiadamente o consumo de energia, diminuindo a vida útil do aparelho. Assim, na generalidade devem considerar a área em m2, o tipo de aquecimento solar que o local tem, o isolamento e aparelhos que irradiem calor, como a TV ou computador.

Área

Sol de manhã

Sol de tarde, todo o dia

6 m2

7.500 BTU's

7.500 BTU's

9 m2

7.500 BTU's

7.500 BTU's

12 m2

7.500 BTU's

10.000 BTU's

15 m2

10.000 BTU's

10.000 BTU's

20 m2

12.000 BTU's

12.000 BTU's

25 m2

12.000 BTU's

15.000 BTU's

30 m2

15.000 BTU's

18.000 BTU's

40 m2

18.000 BTU's

21.000 BTU's

50 m2

21.000 BTU's

30.000 BTU's

60 m2

21.000 BTU's

30.000 BTU's

70 m2

30.000 BTU's

30.000 BTU's

Bomba de calor: quando um ar condicionado tem este sistema, significa que pode ser usado para arrefecimento ou aquecimento. Implica que o aparelho é capaz de reverter o processo de transporte do calor de um local para o outro.
COP: Coefficient of Performance ou Coeficiente de Rendimento indica a relação entre a energia produzida e a consumida quando a bomba de calor está em aquecimento. Quanto mais alto for o COP maior é a poupança. É o valor indicado na tabela de certificação que vai de A a G.
EER: O Coeficiente de Eficiência Energética indica a relação entre a energia produzida e a energia consumida para produzir a temperatura programada em modo refrigeração. Quanto mais alto o EER, melhor a eficiência do produto.
Função Turbo: apenas os modelos de inverter têm esta função, que permite uma velocidade máxima no início do aquecimento ou arrefecimento.
Sistema Inverter ou Hiperinverter: este sistema consegue evitar que o compressor, em vez de parar, baixe o regime de funcionamento, evitando os on/off do aparelho, origem de maior consumo de energia. Este sistema permite alcançar temperaturas programadas mais rapidamente.
Mono Split/Split Individual: sistema de ar condicionado central formado por apenas uma unidade externa que alimenta as unidades internas. Para este sistema, uma casa necessita da instalação de condutas.
R410A: gás refrigerante não nocivo para a camada de ozono.
Unidade externa: unidade condensadora que inclui o compressor, colocada no exterior da casa.

Leia também...

Post