Como criar um sistema de reciclagem em casa | A Nossa Vida

Como criar um sistema de reciclagem em casa

Mais de 50% do lixo que produzimos diariamente pode ser reciclado, o que significa que colocar os nossos resíduos num ecoponto doméstico terá de se tornar tão intuitivo como colocar algo orgânico no lixo. Se ainda não tem, está na altura de criar um sistema de reciclagem em casa – o futuro e a saúde do planeta dependem disso.

Perceber a importância da reciclagem

A importância da reciclagem pode ser resumida em três fatores chave: 

  1. Poupar os nossos preciosos e cada vez mais escassos recursos naturais é uma das principais vantagens da reciclagem. Por exemplo, reciclar papel evita o abate desnecessário de árvores, enquanto a reciclagem do plástico diminui o consumo de petróleo. Reciclar vidro conserva os leitos dos rios (fonte das areias necessárias para o produzir) e a reciclagem de metal preserva os minérios.
  2. Reciclar é sinónimo de poupar energia e reduzir a pegada de carbono, uma vez que produzir produtos através de materiais reciclados em vez de materiais novos consome menos energia e menos recursos naturais. O tratamento de resíduos é uma grande fonte de emissão de gases com efeito de estufa, ao contrário do processo de reciclagem, que apresenta uma redução nas emissões de CO2.
  3. Ao apostarmos na reciclagem, estamos a diminuir a quantidade de lixo enviado para os aterros sanitários, onde muitas embalagens e objetos que podiam ser reciclados e reaproveitados, demoram anos a decompor. Para além disso, a reciclagem prolonga a vida dos aterros sanitários existentes, evitando ainda a construção de novos. Menos lixo significa um planeta mais limpo, mais saudável.

Não acha que estes são motivos mais do que suficientes para começar já a reciclar em casa?

Aprender a separar

Hoje, praticamente não existe rua ou bairro que não tenha um ecoponto, habitualmente composto por três contentores e, por vezes, um mais pequeno, de cor vermelha, reservado para a reciclagem das pilhas. O ecoponto amarelo ou o “embalão” recolhe material de plástico e de metal; o ecoponto azul ou o “papelão” está exclusivamente reservado ao papel, cartão, jornais e revistas; o ecoponto verde ou o “vidrão” é o contentor onde se deposita o vidro que pode ser reciclado. Nas grandes superfícies comerciais, existe ainda outro ponto de reciclagem – o “rolhão” – que está reservado à reciclagem das rolhas de cortiça. Cada objeto passível de ser reciclado tem o seu próprio lugar, por isso, aprenda a separar – é uma das formas mais simples de ajudar o planeta.

Determinar o espaço e o recipiente

Antes de colocar a sua reciclagem no ecoponto da sua rua ou bairro, terá de fazer a recolha em casa e um sistema de reciclagem doméstico requer um míni-ecoponto para facilitar a separação do material a reciclar. Pode adquirir um míni-ecoponto próprio para o efeito ou criar o seu próprio sistema e respetivas divisórias, reutilizando sacos de plástico ou de papel, caixas ou baldes que podem ser reaproveitados para o efeito. A sua localização também tem de ser prática, ou seja, muito próximo do balde do lixo – o que significa que o melhor local para colocar o ecoponto doméstico é na cozinha, despensa ou varanda adjacente. Veja o que é mais prático para si e para a sua família.

Reciclar no dia-a-dia

Com um sistema de reciclagem em casa, passa a ser apenas uma questão de hábito entrar no “modo reciclar” – cada vez que colocar alguma coisa no lixo, pergunte-se se esse objeto não pode ser reciclado ou procure o símbolo da reciclagem na própria embalagem. Se necessário, afixe um papel ao ecoponto doméstico com tudo aquilo que pode e não pode ser reciclado e, se tiver crianças em casa, envolva-as no processo de reciclagem, pois é de pequenino que se criam os ecologistas! Para além de separar os materiais pelos ecopontos adequados, é importante fazer três coisas antes: separar as tampas e rolhas que são feitas de outro material; escorrer bem todas as embalagens, passando-as por água se necessário; e espalmar todas as embalagens o máximo possível para que ocupem menos espaço. Na hora de ir colocar a “sua” reciclagem no ecoponto da rua, certifique-se de antemão que este não esteja cheio, uma vez que é proibido deixar reciclagem fora do ecoponto. Não se esqueça de depositar os sacos de papel ou de plástico em que transportou a reciclagem doméstica!

Comentários (0)