Comer fora de casa e continuar a comer correctamente | A Nossa Vida

Comer fora de casa e continuar a comer correctamente

Comer fora por vezes é uma necessidade, outras vezes é um simples prazer. Mas manter um estilo de vida que englobe uma alimentação cuidada quando se janta ou almoça fora pode ser desafiante; mas nada como seguirem as seguintes dicas para não perderem rumo a uma alimentação equilibrada quando comem fora de casa.
Por vezes o cansaço chega primeiro que a vontade de se manterem no caminho de um prato de comida saudável preparado em casa, e acaba por ser mais fácil passar num restaurante de fast-food, comer 2 hambúrgueres e batatas fritas sem muito trabalho. Saibam que em termos gerais comer fora é quase sempre sinónimo de ingerir refeições mais pobres a nível nutricional.
No entanto, actualmente surgem locais que oferecem refeições mais saudáveis e mais ricas a nível nutricional, e até mesmo as cadeias de fast-food tradicionais apresentam cada vez mais alternativas saudáveis às suas opções tradicionais. Independentemente de irem jantar a um restaurante mais tradicional ou a uma loja no centro comercial, estas dicas são ideias para conseguirem manter uma alimentação cuidada quando comem fora de casa.

  • Sejam exigentes. Se um local não tiver uma opção saudável às suas ofertas tradicionais então peçam uma, esta é uma forma de começar a mudar as opções que os locais oferecem aos clientes. Se o acompanhamento de um prato for batatas fritas então peçam para as substituir por legumes ou salada.
  • Peçam sempre o triplo dos vegetais. Usualmente os vegetais que acompanham um prato são sempre em pequena quantidade, por isso peçam a dose normal de vegetais três vezes maior. Esta é uma boa forma de ficarem saciados sem ficarem gordos.
  • Peçam o prato com menos calorias e com mais valor nutricional. Verifiquem a quantidade de calorias e os ingredientes que compõem o prato, se não tiverem esta informação disponível no menu, então questionem a pessoa que vos está a servir.
  • Perguntem como é preparada a comida. Perguntem se a comida é frita, ou grelhada e se é elaborada com ou sem molhos.
  • Partilhem a entrada. Em vez de pedirem uma entrada para cada um partilhem a entrada.
  • Eliminem os aperitivos. Se tiverem na mesa pão, manteiga, patês, ou alimentos que são de alto teor calórico, peçam ao empregado para os levar da mesa; para além de pouparem na saúde também pouparão na carteira. Se pretenderem logo algo para começar peçam uma taça de vegetais ou uma salada.
  • Comecem com uma sopa ou salada. Antes do prato principal peçam sempre uma sopa de legumes ou uma salada, desta forma conseguirão ingerir muito menos calorias do que se começarem pelo prato principal.
  • Saladas sim, mas com molhos saudáveis. Esqueçam o molho cocktail, a maionese, peçam molho vinagrete em pouca quantidade ou molho de iogurte magro junto com a salada. As saladas ficam saborosas da mesma forma e não contribuem para alimentar os níveis de colesterol. Uma salada como entrada de uma refeição deve ser apenas composta por legumes, vegetais e fruta, esqueçam a massa, o chouriço, o queijo, etc...
  • Peçam o molho à parte. Em vez de pedirem a salada já condimentada peçam o molho à parte, desta forma evitarão o excesso de molho que usualmente é adicionado às saladas para lhes conferir textura. Noutros pratos que levem molho peçam-nos da mesma forma.
  • Optem pelo peixe. Em qualquer tipo de restaurante, optem sempre pelo peixe, este será sempre menos calórico e mais saudável que a opção de carne. O peixe pode ser, tal como a carne, grelhado, salteado, estufado por isso, de acordo com a forma que mais preferem a comida cozinhada, o peixe adequar-se-á a todas.
  • Bebam água. Em vez de beberem sumos ou refrigerantes, optem pela tradicional água, para além de ser mais saudável, a saciedade provocada pela água é maior.
  • Vejam bem a descrição do prato. Se o prato contiver natas, queijo, cremes, molhos, for gratinado, etc.,mesmo que leve muitos legumes, pode significar que o prato tem muitas gorduras saturadas à mistura por isso devem estar atentos a certas palavras que denunciam esta realidade.
  • Evitem a sobremesa. Se acharem que têm de comer a sobremesa então repartam uma em vez de pedirem uma para cada um, de outra forma substituam-na por sorvete ou fruta.
  • Vistam-se sempre melhor quando forem jantar fora. Mesmo se vão apenas até ao shopping comer uma pizza vistam-se melhor, e levem este ritual como um momento especial. Para além de fazer bem à relação também não terão tanta tendência em saírem para ir jantar qualquer coisa pois saberão que isso significará sempre um momento especial.

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