Check-list para mudar de casa tranquilamente
Conseguiram finalmente comprar a casa dos vossos sonhos e deixar o pequeno apartamento alugado que serviu de ninho de amor durante os primeiros anos de casados? Parabéns! Mas atenção, a fase que se segue pode ser tudo menos um mar de rosas… regra geral, mudar de casa não é tarefa fácil, nem agradável, no entanto, também não precisa de se tornar num pesadelo. Este guia vai ajudá-los a entrar no vosso novo lar com o pé direito.
4 semanas antes da mudança
- Comecem a alterar a morada de todos os vossos documentos e em todas as entidades oficiais: finanças, bancos, seguros, centro de saúde, carta de condução, bilhete de identidade, segurança social…
- Se assinarem alguma revista e/ou jornal, façam a alteração de morada.
- Nos correios, peçam a “reexpedição de correspondência” para a nova morada, assegurando assim que nada se perca entre a saída de uma casa e a entrada na nova.
- Decidam se vão fazer vocês próprios as mudanças, alugando ou pedindo emprestado uma carrinha para o efeito; ou se vão optar por um serviço de mudanças profissional. Ambos têm vantagens e desvantagens, por isso, reflictam sobre as mesmas antes de tomarem a decisão final.
- Certifiquem-se com a companhia de seguros se os vossos bens estão assegurados durante o transporte.
- Comecem a reunir o material necessário para empacotar: caixas e caixotes, fita-cola grossa para as fechar, marcadores para as identificar, jornais velhos e/ou plástico-bolha para embrulhar os objectos mais frágeis.
3 semanas antes da mudança
- Cancelem os contratos de água, luz, gás, telefone e televisão por cabo, iniciando a contratação destes serviços para a casa nova.
- Coloquem de lado tudo aquilo que vão precisar até ao último momento ou que não convém empacotar – roupa, toalhas, lençóis, alimentação, medicamentos, produtos de higiene pessoal, documentos importantes, jóias, gadgets caros, produtos de limpeza, plantas, a comida dos animais de estimação, etc.
- Comecem a empacotar algumas caixas por dia, reforçando o trabalho de empacotamento ao fim de semana. Se este processo for feito a dois, para além de ser muito mais fácil e rápido, ambos terão a noção de onde está o quê.
- No exterior de cada caixa (pelo menos em 2 lados) deve estar escrito o conteúdo e a divisão à qual pertence. Não se esqueçam de acrescentar as palavras “Frágil” ou “Pesado” quando for o caso.
- Aproveitem para fazer uma lista de todas as caixas – com respectivos números e conteúdos – será mais fácil controlar onde está o quê e se falta alguma caixa aquando da chegada à nova morada.
- Se decidiram fazer a mudança vocês próprios, pensem em reforços: quantas mais mãos melhor! Marquem a data e a hora da mudança e peçam a alguns amigos e familiares para vos ajudarem.
2 semanas antes da mudança
- Comecem a desmontar e a embalar o mobiliário da casa, começando idealmente pelas peças que menos utilizam. Guardem as peças soltas – parafusos, porcas, etc. – num saco de plástico transparente onde devem ainda colocar um papel que identifique a peça de mobília aos quais pertencem.
- Antes de enrolar tapetes e cortinados em sacos de lixo grandes, aproveite para os lavar ou mandar limpar a seco. Assim, quando chegarem à nova casa é só colocar no sítio.
- À medida que continuam a empacotar e a embalar o recheio da casa, esvaziem divisões. Procurem juntar todas as caixas e mobília a transportar numa única divisão, de preferência perto da porta de entrada.
- Durante o processo de empacotamento, aproveitem para fazer uma selecção dos vossos bens: reciclando ou doando o que já não vos é útil, eliminando tudo o que estiver estragado e devolvendo qualquer objecto emprestado.
1 semana antes da mudança
- Nesta fase, quando está tudo praticamente encaixotado, devem começar a limpar e a fechar as divisões vazias. Deixem a casa no estado em que gostariam de a encontrar.
- Se optaram por contratar uma empresa de mudanças, liguem para confirmar a data e hora, aproveitando para acertar qualquer detalhe de último instante.
- Altura para confirmar os reforços: liguem aos amigos e familiares que se comprometeram a ajudar no dia das mudanças para confirmar a data, a hora e, claro, a sua presença!
1 dia antes da mudança
- Desliguem os electrodomésticos e preparem-nos para transporte, recorrendo aos respectivos manuais de instrução no caso de qualquer dúvida.
- Empacotem os últimos pertences, deixando apenas o pijama, a roupa para o dia seguinte e os produtos de higiene pessoal.
- Tenham luvas disponíveis para quem quiser utilizá-las no dia da mudança.
- Preparem o dinheiro ou cheque necessário para pagar à empresa de mudanças ou levantem a carrinha de aluguer/emprestada se for o caso.
- Certifiquem-se que têm água e alguns snacks para assegurar não só os vossos níveis de energia, mas a dos vossos ajudantes também, incluindo o pessoal da empresa de mudanças, se for o caso.
- Se a mudança se estender para a hora do almoço ou do jantar, tenham um plano para essa refeição: reservem uma mesa num restaurante próximo, aproveitem um take-away local ou encomendem umas pizzas.
Dia da mudança
- Se alugaram uma carrinha, coloquem primeiro os móveis para depois irem encaixando as caixas nos espaços vazios.
- Utilizem um veículo particular para transportar vestuário, animais de estimação, plantas e outros objectos de valor e/ou frágeis.
- Para além de se despedirem do vosso “velho” lar, é importante revistarem cada canto da casa (interior e exterior) para garantirem que nada ficou esquecido.
Depois da mudança
- Uma vez instalados na nova casa, unem esforços para organizar e decorá-la ao vosso gosto pessoal, sem pressas.
- Enviem um cartão, e-mail ou sms a informar amigos e familiares da vossa nova morada.
- Uma vez instalados, organizem um house warming, ou seja, uma inauguração da casa e convidem a família e os amigos para conhecerem o vosso novo lar.