6 espaços verdes que devem ser visitados em Lisboa | A Nossa Vida

6 espaços verdes que devem ser visitados em Lisboa

Quando o clima oferece dias agradáveis de sol pensamos imediatamente em passear ao ar livre. Sozinhos ou na companhia dos amigos e/ou familiares, um dia de lazer sabe sempre muito bem e ajuda a libertar o stress das responsabilidades diárias. A cidade de Lisboa é, sem dúvida, uma excelente opção para quem gosta de uma vida mais verde e de estar em contacto com a Natureza. A capital de Portugal está povoada de jardins e recantos verdes que proporcionam aos seus visitantes preciosos momentos de relaxamento. Alguns são mais antigos do que outros, mas todos têm os seus encantos. Saiba quais são os 6 espaços verdes que devem ser visitados em Lisboa.

 

1. Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto é um dos mais antigos e maiores espaços verdes de Lisboa. Foi criado em 1934 por Duarte Pacheco com o objetivo de reflorestar a serra depois do grande desenvolvimento da cidade que deixou Monsanto completamente despido de vegetação. Hoje é um espaço verde muito agradável onde se pode fazer ecoturismo e passar um dia relaxado junto da natureza. Para além dos percursos fantásticos que lá podem ser realizados, são organizadas dezenas de atividades recreativas para crianças, jovens e adultos. Este parque também oferece local de merendas, parque de campismo e um centro de interpretação para todos os visitantes.

 

2. Jardim da Tapada das Necessidades

É um espaço verde que data de 1843, época em que D. Fernando pediu ao jardineiro Bonard que desenhasse um jardim, em estilo inglês, para o palácio da Tapada das Necessidades. Em 1861, D. Pedro V mandou aí construir uma grande estufa circular e, mais tarde, o rei D. Carlos pediu que se construíssem mais dois elementos: um campo de ténis e um pavilhão conhecido por Casa do Regalo, que serviu de atelier de pintura à rainha D. Amélia. Ao caminhar pelo jardim encontra-se o lago da Palmeira, o lago das Estrelícias e o lago do Duque de Lafões. Ao longo do trajeto também se pode apreciar a diversa estatuária e muitos locais com água: uma cascata, um chafariz e um tanque, que tornam este local mais acolhedor e, ao mesmo tempo, muito romântico.

 

3. Jardim da Torre de Belém

Este espaço verde foi, até ao início do séc. XX, uma zona industrial onde esteve implantada a conhecida Fábrica de Gás de Belém. Em 1940, quando se planeou a Exposição do Mundo Português, valorizou-se o espaço ao criar-se um parque com vegetação alusiva aos Descobrimentos portugueses. Também se pretendia que o parque fosse bastante amplo para que se apreciasse bem a vista da Torre de Belém. É, sem dúvida, um excelente espaço para se visitar em família, onde a partir do qual se podem visitar outros monumentos representativos da História de Portugal.

 

4. Jardim Botânico da Ajuda

Foi o primeiro jardim botânico de Portugal e foi construído no séc. XVIII, no final do período barroco. Tem características geométricas únicas e sofreu muitas intervenções de valorização até aos dias de hoje. É um dos espaços verdes mais importantes e belos que podemos encontrar na cidade de Lisboa. Lá podem ser realizadas várias atividades para crianças e adultos e, normalmente, são organizadas visitas guiadas e workshops para exploração do espaço.

 

5. Jardim Zoológico de Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa é um dos espaços verdes mais bonitos da capital e oferece muitas atrações para se divertir em família. Tem várias espécies animais, insetos, anfíbios, artrópodes e répteis muito interessantes. Existem atividades de apoio a jovens estudantes, exposições fotográficas, campanhas de conservação de espécies em vias de extinção, workshops, jogos, passatempos, atividades para seniores, um teleférico, um comboio para se deslocar e muito mais para descobrir no interior do Zoo de Lisboa.

 

6. Jardim Guerra Junqueiro

O Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido por Jardim da Estrela por se situar na zona da Estrela, é um jardim de estilo inglês e um dos espaços verdes mais agradáveis de Lisboa. Ele foi construído em 1852 e aproveitou os desníveis naturais do terreno de forma criativa, adicionando-lhe elementos de rara beleza que conferem a este espaço um ambiente romântico. Lá podem ser encontrados lagos, fontes e cascatas que imitam a natureza, estátuas, decorações de inspiração indiana e também um enorme coreto. Este espaço foi durante muitas décadas a zona mais social da cidade e, como tal, é de visita obrigatória.

Comentários (0)

Post