6 dicas para utilizar óleos essenciais como produto de limpeza ecológico | A Nossa Vida

6 dicas para utilizar óleos essenciais como produto de limpeza ecológico

Muitos produtos do dia-a-dia que são ótimos para conseguir uma limpeza ecológica, juntam-se os óleos essenciais. Pequenos e potentes, bastam apenas algumas gotas para fazer desaparecer todo o tipo de sujidade e bactérias.

1. Janelas: uma limpeza ecológica das janelas de casa requer uma simples mistura – água com algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou erva-cidreira para pulverizar os vidros das janelas e obter uma limpeza impecável… para além de também funcionar como repelente.

2. Chiclete: quantas vezes não ficou com um pouco de chiclete presa no sapato ou verificou que a roupa dos seus filhos tinha chiclete colada? Remova-a com recurso a uma bola de algodão embebida num pouco de óleo essencial de laranja. De seguida, lave como habitualmente.

3. Chão riscado/marcado: para eliminar riscos e outras marcas inestéticas no chão, aplique 2 a 4 gotas de óleo essencial de árvore de chá diretamente na área a tratar. Retire o excesso de óleo com um pano e, de seguida, esfregue com vinagre branco destilado.

4. Sanitas: os óleos essenciais são um excelente agente de limpeza para as casas de banho/banheiros, começando pelas sanitas. Numa garrafa de spray, junte 2 copos de água e 2 colheres de chã de óleo essencial de árvore de chá – pulverize toda a sanita e deixe atuar durante 30 minutos; esfregue e limpe com um pano.

5. Cabines de duche/cortinas de banheira: limpar periodicamente as cabines de duche e/ou cortinas de banheira com algumas gotas de óleo essencial de limão é o suficiente para retirar toda a sujidade e calcário acumulado, prevenindo ainda contra o acumular deste tipo de sujidade, típica das casas de banho/banheiros.

6. Pentes e escovas: são usados diariamente e também necessitam de serem limpos periodicamente, por isso, encha um recipiente com 1½ copo de água, ½ copo de vinagre branco destilado e 20 gotas de óleo essencial de árvore de chá, eucalipto ou lavanda. Coloque os pentes e as escovas de molho durante cerca de 20 minutos, passe por água e deixe secar ao ar livre.

Comentários (0)

Leia também...