5 soluções para 5 problemas de lavandaria | A Nossa Vida

5 soluções para 5 problemas de lavandaria

Por vezes surgem problemas na lavagem e secagem da roupa como roupa que encolhe, manchas, desbotar... Descubra quais os principais problemas que acontecem às roupas e como os reparar.

Erro nº 1: Misturar na lavagem roupas claras com roupas escuras. As cores das roupas mais escuras podem manchar as roupas mais claras.

Resolução: Coloque as roupas brancas manchadas num balde de água morna com um pouco de água oxigenada. Deixe de molho durante a noite. No dia seguinte lave as roupas normalmente na máquina de lavar roupa, adicionando meia chávena de vinagre branco destilado durante o ciclo de enxaguamento.

Erro nº 2: Não desabotoar as camisas antes da lavagem. Manter as camisas abotoadas pode fazer com que as camisas rasguem na zona dos botões.

Resolução: A probabilidade de uma casa do botão rasgar aumenta ao longo do tempo; por isso, de ora em diante desabotoe as camisas antes de as colocar na máquina de lavar roupa.

Erro nº 3: Juntar roupas manchadas de gordura diretamente da máquina de lavar roupa para a máquina de secar sem verificar a roupa primeiro. As manchas tornam-se mais difíceis de remover.

Resolução: A melhor forma de remover a mancha de gordura que não saiu é com um pouco de detergente de limpeza caseiro desengordurante. Depois de pulverizar a mancha com o produto, esfregue com uma escova dos dentes a mancha da parte interior e exterior. Passe por água, volte a pulverizar com o desengordurante, e deixe repousar durante 15 a 30 minutos.

Erro nº 4: Lavar lenços de papel que foram esquecidos nos bolsos das roupas juntamente com a restante roupa. Os lenços desfazem-se, misturando-se todos os pedaços com a restante roupa.

Resolução: Remova os maiores pedaços de papel, e depois seque a roupa como usualmente o faz. Na máquina de secar, o filtro de cotão deverá remover a maioria dos restantes pedaços enquanto se procede à secagem. No final, dê mais uma sacudidela à roupa, depois de a retirar da máquina de secar, certamente conseguirá remover os restantes resíduos. Não se esqueça de remover/limpar o filtro.

Erro nº 5: Encolher uma camisola na máquina de secar. Se secar uma camisola ou peça de roupa a uma temperatura mais alta do que a recomendada na etiqueta, essa peça tenderá a encolher.

Resolução: Embeba a peça de roupa num balde cheio de água morna com 2 colheres de sopa de amaciador do cabelo, previamente diluído durante 5 minutos. De seguida, coloque a camisola em cima de uma toalha seca e suavemente tente esticar e dar a forma original à peça de roupa. Seque a peça na toalha.

Leia também...