Receita de macarons

30 a 45 m
O seu voto: Nenhum Média: 4.1 (15 votos)

Tipo de refeição: Sobremesas
Alimento principal: Doce/ Açúcar

Sumário

Dose
Dose

Descrição

Uma receita de macarons básica com um delicioso recheio de ganache de chocolate!

Ingredientes

225gaçúcar em pó
125gfarinha de amêndoa (de moagem bem fina)
110gclaras de ovo (cerca de 4 à temperatura ambiente não muito frescas)
30gaçúcar granulado
1pitadasal
230gchocolate meio-amargo (picado finamente)
250gnatas gordas
60gmanteiga (temperatura ambiente)

Instruções

Misture a farinha de amêndoa com o açúcar em pó. (A mistura deve estar bem seca.)

Num recipiente maior e seco, bata as claras de ovo com a pitada de sal, em velocidade média até ficarem em espuma. Aumente a velocidade para alta e pouco a pouco adicione o açúcar granulado. Continue a bater até se formarem picos e as claras ficarem firmes e brilhantes.

Junte a farinha e o açúcar às claras batidas, pouco a pouco e vá mexendo com uma espátula. Podem parecer muitos ingredientes secos para em comparação com a quantidade de claras, mas continue a mexer na mesma. Mesmo que as claras tenham ficado com um líquido no fundo, misture na mesma, não faz mal. No final ficará com uma espécie de massa de bolo com picos suaves.

Num saco de pasteleiro, equipado com uma ponta com cerca de 1cm de diâmetro, coloque a mistura, e vá fazendo pequenos montinhos num tabuleiro ou folha anti-aderente, para ir ao forno. Bata com o tabuleiro na banca da cozinha para dar forma e remover grandes bolhas de ar que a massa possa ter.

Deixe secar ao ar durante cerca de 1 ou 2 horas permitindo que se forme a pele dos macarons.

Num forno a cerca de 160ºC, leve a mistura dos macarons a cozer durante 10 a 11 minutos. Use uma colher de pau para manter a porta do forno ligeiramente aberta, e para rodar a folha ou tabuleiro cerca de 5 minutos depois de o colocar no forno.

Retire os macarons do forno e transfira-os para uma folha de papel vegetal ou para uma grelha. Quando estiverem frios, com uma espátula de metal ou faca sem serra, passe por debaixo de cada macaron para o remover do papel.

Faça pares com os macarons de tamanhos semelhantes, e coloque cerca de meia colher de sopa do recheio (receita a seguir) entre cada 2 macarons, criando uma espécie de pequena sanduíche. Leve ao frio para refrigerar e para que estes se colem bem. Antes de servir deixe um pouco à temperatura ambiente.

Recheio de chocolate dos macarons (Ganache de chocolate)

Coloque as natas num recipiente e leve ao lume até levantar fervura. Retire do lume e com uma espátula de borracha, mexa as natas com o chocolate. Comece pelo centro e vá mexendo suavemente até ao exterior, em círculos. Continue a mexer sem criar bolhas até o chocolate estar completamente derretido e a mistura estar suave. Deixe a mistura arrefecer um pouco antes de adicionar a manteiga. Antes de rechear os macarons deixe o recheio de chocolate arrefecer durante 1 a 2 horas no frigorífico.

Notas

Se pretender fazer os macarons também em chocolate adicione à mistura básica de macaron, 25 gramas de cacau em pó.

O seu voto: Nenhum Média: 4.1 (15 votos)
...