Bolachas de canela do Natal | A Nossa Vida

Bolachas de canela do Natal

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos
Tipo de refeição: 
Festividades

Doses

Retrato de Maria C
Publicado por: 
Maria C

Alimento principal: 
Doce/ Açúcar
Ocasiões especiais: 
Natal

Descrição

Bolachas de Natal, deliciosas!

Ingredientes

2 taça
farinha
1⁄2 taça
açúcar em pó
1⁄4 c. chá
sal fino
1 1⁄2 c. chá
canela moída
2 c. chá
raspa de limão
1 taça
manteiga (à temperatura ambiente)
1
clara de ovo grande (para a cobertura)
1 pitada
sal (para a cobertura)
3 c. sopa
açúcar granulado (para a cobertura)

Instruções de preparação

Num processador de comida, coloque a farinha, o açúcar em pó, o sal, a canela, e a raspa de limão. Coloque o processador de comida a funcionar durante cerca de 15 segundos.

Junte a manteiga e volte a ligar o processador até que a massa esteja toda homogénea.

Polvilhe uma superfície com farinha e coloque a bola de massa em cima, divida a massa a meio, e espalme-a em 2 discos, envolva-a em película aderente e coloque-a no frigorífico a repousar durante 1 a 2 horas, até a massa voltar a estar firme.

Depois da massa repousar no frigorífico, aqueça o forno a 180º, e coloque 2 folhas de papel vegetal a forrar 2 tabuleiros; por cima do papel barre com um pouco de manteiga.

Volte a polvilhar uma superfície plana com farinha e coloque com bastante espaçamento os 2 discos de massa; polvilhe-os com farinha para que o rolo da massa não adira aos mesmos. Um de cada vez, passe com o rolo por cima dos discos da massa, até ficarem com cerca de 1/2 cm de espessura. Com um molde de corte de bolachas em formato de estrela, corte as bolachas de forma a rentabilizar a massa. Pegue com uma espátula bem fina em cada bolacha e transfira-as para os tabuleiros de ir ao forno.

Relativamente à massa que sobrar, pode voltara amassá-la, fazer uma bola e colocá-la no frigorífico a descansar embrulhada em papel aderente, depois poderá fazer mais bolachas.

Leve os tabuleiros ao forno bem quente durante cerca de 10 a 15 minutos.

Logo depois de cozidas, cerca de 10 a 15 minutos, deixe arrefecer e polvilhe com canela e açúcar em pó.

Se pretender colocar cobertura de açúcar crocante, logo antes de colocar as bolachas no forno, bata a clara do ovo em castelo com a pitada de sala, e pincele as bolachas. Polvilhe açúcar granulado por cima, e leve as bolachas ao forno durante 10 a 12 minutos, ou até estarem douradas.

Deixe as bolachas arrefecerem durante 2 minutos, e com uma espátula de metal, transfira as bolachas para uma prateleira de rede, até arrefecerem completamente.

Pode armazenar as bolachas durante cerca de 3 dias num recipiente arejado.

Bom Natal!

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária