Vou morar sozinha (e para outra cidade) pela 1ª vez. Ajudem-me :(

Retrato de plimplamplum
27.06.2017 | 19:20
plimplamplum:
Membro desde: 09.03.2015

Olá. Smile

Este ano (mais propriamente em Setembro) vou morar sozinha pela primeira vez, vou depender apenas de mim mesma. Vou estudar (mestrado) para outra cidade, o Porto, e gostava que me ajudassem a perceber algumas coisas. Vou ter que arranjar emprego por lá (o quanto antes), para puder pagar as contas.

A minha pergunta é: para além da renda do quarto, alimentação, gasolina (+ seguro mensal do carro), devo ter em conta mais alguma coisa?

Quanto é que uma pessoa gasta por mês com alimentação?

Vou procurar emprego em sítios do tipo: recepção, call center, loja... Mas o que me faz confusão é que 2 dias por semana tenho que sair às 17h para puder ir às aulas, não vou conseguir ter um emprego a tempo inteiro com esta limitação de horário, e por sua vez com um part-time também não consigo sobreviver. Sad


Retrato de Osha
Qua, 28/06/2017 - 15:25
Osha:
Membro desde: 27.08.2012

os custos com alimentação serao os de supermercado, se cozinhar por casa. para uma pessoa acredito q lhe chegue pr o efeito 15€/semana. ou entao optando pela cantina da escola talvez gaste o mesmo. part time arranja em call center com horarios flexiveis...nao ha nada como pedir logo na admissao essa possibilidade. por exemplo ha call center cujos horarios sao das 8 as 17...

Retrato de Psst
Qua, 05/07/2017 - 16:58
Psst:
Membro desde: 28.04.2017

- Renda do quarto (há quartos que não têm todas as despesas incluídas, convém veres isso);
- Alimentação;
- Transporte (se fizeres seguro semestral ou anual fica mais barato);
- Despesas com a faculdade (propinas, livros, material escolar, etc);
- Algum € para despesas de lazer (a não ser que vás viver para debaixo de uma pedra Tongue ).

Depois tens as despesas extra que podem acontecer, algum problema de saúde, arranjos no carro (que também tens a revisão anual), roupa.

Boa sorte!