Violência no relacionamento | A Nossa Vida

Violência no relacionamento

Retrato de Isabelgmr
28.02.2009 | 03:28
Isabelgmr:
Membro desde: 18.05.2008

Bem,este tópico criei-o porque estava eu na esplanada de um café, a aproveitar este belo sol quando, na mesa ao meu lado, estão duas jovens a conversar sobre o namoro de uma delas. O tema era precisamente violência fisica e também psicológica que uma delas estava a sofrer!! Imaginem!! Eu fiquei parva e apeteceu-me meter na conversa e dizer à rapariga para das duas uma: ou dirigir-se a entidades superiores e apresentar queixa, ou simplesmente deixar o namorado.

Mas o cúmulo foi quando ela comenta com a amiga que merece cada chapada que leva, uma vez que fez asneiras, ou seja, pelo que me apercebi a "asneira" dela foi ter ocultado pormenores do relacionamento anterior, os quais ele veio a saber. Mas nada de grave. Enfim!!!

Só levantei este tema,para que muitas que saibam quem passe por isto, ou que passe por isto (espero que ninguém aqui do fórum), se mexa enão tenha meo de agir.

Na minha opinião por muito que alguém faça algo,a violência não é de todo justificável!

Beijinhos


Retrato de tatita
Sáb, 28/02/2009 - 03:37
tatita:
Membro desde: 10.10.2008

Eu dantes achava que a chamada violência doméstica era coisa do tempo das nossas avós e quando muito das nossas mães... mas infelizmente sei de cada vez mais casos e de gente nova e com educação... pelo menos nós,as mulheres, não podemos pactuar com isto. Revolta-me um bocado ver miúdas novas (que não têm filhos para sustentar como algumas coitadas que aguentam muita coisa, por causa disso, por exemplo)a aguentarem essas tretas...

M&L
04Out09

Retrato de AnaR.
Sáb, 28/02/2009 - 08:22
AnaR.:
Membro desde: 14.04.2008

...até a cantora Rihana foi espancada a bem pouco tempo pelo namorado Cris Brown...e consta-se que ponderava voltar para ele...
até que a cantora Witheny a chamou arazão dizendo para não voltar para aquele traste para seguir a vida dela.....a witheny também foi vitima violencia domestica.
Agora vamos ver se volta ou não.

http://onossocasamento.pt/forum/minhas-primeiras-coisas-8809

R&B
8 de Agosto de 2009
Quinta da Ribeira
(Litos catering)
,
Fotofigueiroa

Noiva Lusa
&
Animaclub

Retrato de morenita
Sáb, 28/02/2009 - 08:39
morenita:
Membro desde: 15.05.2007

Em relação a este tema (que me choca imenso), o que tenho a dizer é que o mundo todos os dias "avança", a tecnologia progride, a ciência evolui e as pessoas continuam "ignorantes"... felizmente só algumas delas.... enfim...

***06/06/09***

Retrato de Imogdi
Sáb, 28/02/2009 - 09:39
Imogdi:
Membro desde: 16.02.2007

Felizmente nunca estive numa situação dessas, mas já conheci quem estivesse.Este é um assunto delicado, pois ainda há pessoas que acham que é dever do marido educar a mulher, castigá-la quando se porta mal para aprender a ser melhor. Por isso não me surpreende que essa rapariga pensasse que o namorado tinha feito bem porque ela merecia...
Mesmo assim, eu acho que as coisas melhoraram nos últimos anos... por exemplo a avó de uma amiga minha que viveu lá na santa terrinha, contava que quando era nova, homem que não "educasse" a mulher todos os dias era considerado um fraco. De tal forma que quando alguém aparecia marcado, diziam logo "O que é que tu lhe fizeste para ele ter que te bater?".
No entanto apesar das coisas terem melhorado, continua a existir violência doméstica... não só marido-mulher, mas também mulher-marido ou pais-filhos. Para mim numa casa em que alguém dá uma sova a um filho também existe violência doméstica.
Quem agride fisicamente, também exerce uma carga psicológica muito grande, porque geralmente a seguir vem o suposto arrependimento, as prendas, a esperança de que aquilo não se volta a repetir, e também a tentativa de culpabilizar o agredido...surgem frases do tipo: "Porque é que me obrigas a fazer-te isto?", "Foi uma coisa sem pensar", "Tu pões-me fora de mim...também tens que me ajudar".
Acabar uma relação deste tipo, implica admitir publicamente o que se passava e para algumas pessoas isso é devastador, porque há situações em que quem olha, vê casais de sonho, que aparentemente eram almas gémeas: "Nós amamo-nos muito e ele/ela é perfeito/a, só que de vez em quando enerva-se"
Eu acho que é preciso muita coragem e força para sair de uma situação destas, escapulir-se das mãos de um companheiro/a possessivo/a e agressivo/a, admitir que se é uma vitíma, encarar a sociedade e enfrentar perguntas e insinuações "Ele/a batia-te? Não acredito! Tens a certeza? Tu admitias uma coisa dessas? Como é que é possível? Ai se fosse comigo!"

Para todos os que estão a passar por uma coisa deste tipo, tenham força para se libertar... cá fora há um mundo bem melhor à vossa espera...

Retrato de Filipa crispim
Sáb, 28/02/2009 - 10:09
Filipa crispim:
Membro desde: 08.11.2008

infelizmente conheço varios casos. felizmente entre a minha familia nunca ocorreu, todos se adoram(maridos e mulheres)mas ja se paxou comigo e tb com as mhas duas melhores amigas...axo os homens k levantam a mao as mulheres uns trastes intragaveis e no meu caso avisei logo o traste do meu ex namorado k só me batia uma vez, pk a segunda ou era ele a levar ou n era comigo k se tinha de entender...e axim foi, ele bateu-me, partiu-me um espelho e um vidro do carro(pk me fez uma espera e meteu-se dentro do carro sem eu tar a xpera de nada),qdo akilo me aconteceu fikei sem reacçao, nao me soube defender mas apresentei keixa na gnr e o processo ainda anda prai embrulhado. entre outras coisas haviam mtas msgs escritas com ameaças e foi exa a minha prova...enfim.ele ta proibido de se aproximar de mim, tive de mudar de sitio de trabalho, de carro, de tlm...um filme, nca pensei k isto me foxe acontecer a mim mas agora ta tudo bem e se ele me tentar fazer alguma coisa pa proxima nao sou eu k me vo aleijar(JURO!!!). No caso duma das minhas amigas avisei-a montes de vezes, falamos tanto nixo mas ela, como muitas mulheres, por amor ou p sei la o k deixou-se andar meses e meses a se espancada, uma violencia completamente bruta, até k abrio os olhos e se afastou dele, mas demorou muito tempo a faze-la ver as coisas...pois é meninas, eles andam ai, cuidado pk nem smp o k é parece. conhexo tanta gente nestas condiçoes ou k ja paxou por isto k até assusta, pensei k era um problema da classe baixa, dos bairros sociais e dos tempos antigos mas n, ha mt boa gente k parece optimas pessoas, com posses e o fazem pk pensam k sao mais k nos.
o inverso tb acontece, tenho uma amiga k à uns 4 anos fez o estagio na APAV e ela contou-me(xegamos a ter pena do homenzinho)k havia um homem k mais ou menos de duas em duas semanas ia la pk a mulher o espancava mas ele nao kria deixar a casa pk n kria perder os filhos.
neste mundo tudo é possivel

Retrato de Marta sofia
Sáb, 28/02/2009 - 11:30
Marta sofia:
Membro desde: 14.01.2009

Ola nunca passei por esta situaçao e nem na minha familia (pelo menos que eu tenha conhecimento), mas se o meu namorado me levantasse mão eu acho que não respondia pelos meus actos ele não se ficava a rir de mim.
aqui ha uns anos atras estava eu a estagiar no algarve na santa casa da misericordia eu e as minha colegas fomos do porto para la e ficamos hospedadas mesmo na santa casa da midericordia juntamente com as jovens que la moravam, confesso que no inicio tive receio pq nao sabia com quem estava a lidar mas passados poucos dias ja nos dava-mos todas bem.
soube de varias historia muitas delas macabras e duas delas ainda hoje trago na memoria.
uma das historias foi um pai que batiaconstantemente na mae e as crianças assistiam a tudo e um certo dia o pai ameassou a mae com uma arma e a mae apresentou queixa dele mas passados muitos anos, a mae foi obrigada a entregar as crianças numa instituição e fugir pq o pai a continuava a ameassar uma das crianças ficou completamente traumatizada e nao havia uma noite que nao acordasse a berrar.
a outra historia essa sem duvi~da me ficou marcada uma mae obrigava uma filha a prostituir-se com homens mais velhos e quando a miuda chegava a casa a mae batia-lhe de tal forma para a miuda abortar(a miuda tinha 13 anos) e ainda por cima a obrigava a ligar pros bombeiros a dizer que tinha caido e coisas do genero mas certo dia a miuda encheu-se coragem e em vez de ligar pros bombeiros ligou pra policia e denunciou a mae, a mae foi presa e ela nao se arrepende de ter feito aquilo a mae.
quando se fala em violencia domestica não e so entre homem e mulher ha muita co~isa em jogo, pensem bem no assunto e não se deixem ser levadas po palavras mansas.
desculpem o meu testamento... quando começo a falar não me calo mais(a minha mae diz que tenho pilhas duracel que não acabam mais)

Retrato de Catarina Neves
Sáb, 28/02/2009 - 12:46
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... eu já pensei de igual forma.

No entanto, estar de fora é muito diferente de estar a passar pela situação.

Antes de julgarem as mulheres que não denunciam nem se afastam desses homens que as maltratam, cheguem perto delas e perguntem: precisas de um abraço e de um colo? Posso ajudar-te?

Não adianta desenrolarem uma lista de direitos e moradas de ajuda. Muitas vezes, depois de tanto sofrimento escondido de todos (e onde o homem é tido como um exemplo na sociedade, porque é meigo, simpático e educado), a mulher pensa MESMO que merece ser castigada.

Se querem ajudar... não critiquem!

Beijocas a todas e que NUNCA passem por isso.

Catarina Neves
AlémDaLenda/Magias&Aromas

Geradores de Energia Positiva em http://adl.onlinewebshop.net

Madrinha Virtual (e com muita honra) da Lígia Patrícia e da Adriana Magalhães

Retrato de rakelitaaa
Sáb, 28/02/2009 - 13:50
rakelitaaa:
Membro desde: 24.02.2009

Ola meninas..

Este é um problema inda tao actual q ate mete raiva..
Felizmente nao conheço ninguem perto d mim q tenha ou esteja a passar por esta situaçao... mas vou contar-vos resumidamente o q aconteceu cmg...

Eu casei mt novaa..cm os meus 18 anos com um rapaz super simpatico, educado, uma coisa assim fantastica á 1º vista.. mas a verdd é q mal me casei ele deu-me como um dado adquirido e era tratada abaixo de cao psicologicamente...

Ate q um dia começou a bater-me á grande.. sinceramente inda hoje tou pa perceber pq nao me separei mais cedo.. mas o divorcio era uma coisa tao "imoral" perante a mnh familia e amigos q fui aguentando.. ele batia-me por tar com a mnh mae.. por trabalhar.. bemm no fundoo ele conseguiu isolar-me por uns tempos...

Cheguei ao ponto d ligar pa mae dele depois d uma sova pa desabafar.. e sabem qual foi a resposta? "Ah o meu filho é mm assim..tens d ter paciencia.."
Escusado sera dizer k me separei passado uns diazinhos..

Mas chegou o dia em q nao aguentei e sai d casa.. lembro-me d ter levado apenas na altura um saco cm uma muda d roupa e a minha gatinha na maoo.. inclusive na vespera ele com tanta furia pegou na minha gata e atirou-a contra a parede.. foi a gota de agua..

E foi a mlhr coisa q fiz.. claro q vieram os arrependimentos.. a choradeira da parte dele.. mas como eu nao fui nessa treta começou a ameaçar-me.. chegou a bater-me numa paragem d autocarros (com pessoas tb la e ninguem fez nada).. entrar no meu trabalho pa me ameaçar.. tanto q o meu chefe pediu aos seguranças pa nao o deixarem entrar etc etc.. tive d por advogado e la consegui o divorcio passado uns meses...

Agr perguntam-me.. pq nao fiz queixa na policia deste monstro? Nao sei pq.. nessas alturas parece q bloqueamos.. o sofrimento é tao grande q so queremos paz..
Mas é claro q me arrependoo de nao ter feito queixa dele.. mas enfimm como ele com o divorcio me deixou em paz ate ao momento.. foi apenas um passadoo q ate nem me lembro q existiu, so apenas qd se toca neste assunto d violencia..

Tinha 20 anos na altura qd consegui o divorcio.. agr tnho 23 anos feitos ha uns dias e encontrei o meu principe.. ja la vao 2 aninhos e vamos casar po final deste anoo/pricipios d 2010..

Bem todo este testamentoo so pa dizer a todas as mulheres q estejam a passar por isto.. por amor d deus deixem-nos da mao.. nada nem ninguem merecem este sofrimento.. denunciem-nos e sejam felizess..
Sei q é facil falar mas acreditem q dp d tudo.. vao ver q tudo nao passou d um pesadelo q nos ensinou a crescer....

A vidaa é lindaaa..nao a vamos desperdiçar com homens q nao merecem o ar que respiramm!!!!

Beijocas a todass

Ricardo&Raquel
.18fevereiro07.

Retrato de Isabelgmr
Sáb, 28/02/2009 - 16:06
Isabelgmr:
Membro desde: 18.05.2008

Realmente já ouvi vários relatos nos quais as pessoas dizem que não saemdo relacionamento porque se vão aguentando. Imagino que só quem passa é que sabe mesmo o que é sofrer violência por parte do parceiro(a).

Que mundo! Que tristeza que isto aconteça!!

Beijinhos

Retrato de amartins
Sáb, 28/02/2009 - 16:34
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

foste muito corajosa em falar do que te aconteceu. Serve bem para mostrar que as mulheres vitimas de violência ficam sem capacidade de reagir.

Deixo aqui o meu testemunho. Contas que o teu marido te bateu na paragem de autocarro e ninguém ajudou. Bem , há dois anos eu estava a trabalhar quando ouvi gritos na rua. Era um rapaz novo a ameaçar a namorada. Eu e outro homem aproximamo-nos e paramos aquilo. Passados poucos minutos ouvi novas ameaças. Claro que fui novamente lá intervir. Só que desta vez estava só. Saí do escritório num impulso e nem o telemovel tinha na mão. Disse-lhe para deixar a rapariga em paz e que ia chamar a policia.Ao ver - me sozinha ameaçou-me com uma navalha de ponta e mola - passou-ma na cara. E depois deu-me uma valente sova. Quando apareceram pessoas devido aos meus gritos, ele disse que eu tinha batido na namorada e ela confirmou...Nessa confusão, em que as pessoas não percebiam e em que me estavam a amparar eles fugiram.
Fiz-me de forte e voltei para o local de trabalho onde tinha um prazo a queimar. Em seguida dirigi-me à esquadra para apresentar queixa e aí todo o meu sangue frio se foi. Levaram-me ao hospital num carro patrulha. Tinha uma perna ferida, a cabeça inchada com nódoas negras na cara e a boca a arder. Um dente tinha estalado até à raiz...
O que é que guardei desta experiência?
Um medo terrivel de ir trabalhar, sentia-me espreitada. Insónias porque tinha medo de ir trabalhar no dia seguinte. E um dente que tive de tirar por estar estalado até à raiz e fazer um implante.
A policia nada fez, nem podia fazer. Eu não sabia quem eram, apenas dei uma descrição e tentei identificar fotogafias. Percorri os diferentes locais que as policias indicaram para o tentar encontrar.Gastei imenso dinheiro com o dentista. E vivi no medo...
Depois disto tudo o que mais me doi foi a rapariga que ajudei, ter dito que eu a tinha atacado. E doi -me saber que andará algures a levar sovas e a viver no medo.
Já assisti a uma situação igual e hesitei...Mas fiz o que era possivel, liguei ao 112 e dei a descrição da situação e local. Fiquei à espreita para ver a policia chegar e dei o meu nome como testemunha. Esta mulher nunca fez queixa e declarou que não era nada de mais...

Retrato de morenita
Sáb, 28/02/2009 - 18:48
morenita:
Membro desde: 15.05.2007

É preciso muita coragem para admitir que se foi vitima de violência... Eu tb já o fui... nunca cheguei a levar uma sova mas tive lá perto.. Sei o que é o namorado ficar fora de si só pq estamos a conversar com alguém (qualquer pessoa!!!!!), ficar furioso pq nos arranjamos um pouco melhor, ficar com o carro amolgado pq ele num ataque de furia começou ao murro, de no meio de mais uma das suas histerias ele dar um puxão no braço de uma forma que nos rasga a camisola toda, se apanhar ele a mentir pq estava com a ex dele,etc etc etc. Sei qual é o sentimento de ver o nosso namorado arrependido, a chorar baba e ranho e compreendo ainda mais o sentimento de "fundo do poço" onde nos mergulhamos... mas.. se não formos nós a gostarmos de nós... tb ninguém nos irá dar a mão!

Eu cheguei a um ponto que estava mergulhada numa infelicidade imensa... até que um dia acordei... acordei pq mais uma vez o meu ex fez das suas e tive de tomar uma decisão... ou continuava naquela infelicidade ou voltava a gostar de mim...

Custou imenso... eu supostamente "amava-o"... só qd tudo acabou mesmo é que me senti de novo respirar...um enorme alivio...

O facto de manifestarmos a nossa total repulsa pelas pessoas que cometem estas atrocidades não significa que estejamos a criticar... mas tal foi dito, ainda existem mulheres que pensam que o que lhes está a acontecer é "aceitavel". O problema é mesmo esse... a mentalidade retrógrada que infelizmente ainda persiste em que o homem pode fazer o que quiser com a mulher. Pois caso alguém queira ajudar a mulher nunca irá conseguir pois ela própria não permite.

Eu tb fui uma daquelas pessoas que sempre disse que se isso acontecesse cmg partia-lhe a cara... agora digo que "quem cai à primeira é porque não sabe... quem cai à segunda é porque quer.. quem cai à terceira é porque é parvo".

***06/06/09***

Retrato de CorpseBride
Seg, 02/03/2009 - 20:51
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

... para me referir à violência num relacionamento: inadmissível.

Não há desculpa possível para se recorrer à violência, seja ela física ou psicológica. Ainda que a vítima se tenha 'portado mal', há outras maneiras de mostrar desagrado. Maneiras civilizadas.

Por acaso nunca me apareceu pela frente ninguém a dizer que "ele bate-me mas é porque gosta de mim", senão... acho que me dava uma coisinha má e fazia a essa pessoa uma lavagem cerebral que nunca mais ia esquecer.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de CorpseBride
Ter, 03/03/2009 - 11:29
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Tantas quantas as vezes que é preciso educar também os homens.

Mas acho até mais eficaz um tipo de 'educação' que não recorra à violência.

Iunô uanamine.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Ystérica
Ter, 03/03/2009 - 11:38
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

"ÀS VEZES É PRECISO EDUCAR AS MULHERES"

Cuidado com estas frases podem ser perigosas cá no site!!!! pelo menos a tua frase deu me um nó cego no estomago!!!

Educar as mulheres??? Coitados de voçes homens!!! Quanto mais os anos avançam e o mundo evolui quanto mais voces ficam para tras!!!

Quando é que voces se mentalizam que o mundo é NOSSO agora (das mulheres)????

Os homens de hoje estao cada vez mais a depender das mulheres! Em todos os sentidos...

nao me venhas com essa de que as mulheres devem ser educadas! Voces é que têm de aprender de uma vez por todas que o lugar que ocupam na sociedade é pekenino!!!

FORÇA MULHERES!!!

SAUDAÇÕES NUPCIAIS
Isa B.

Um nova Vida...

Minha ilustre afilhada: RenataS ***** 5 star
Digníssimas madrinhas: Joana Silvina / A16-10-06/ ArteColorida / Isann

Isa Bastos

Retrato de amartins
Ter, 03/03/2009 - 11:47
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

dizer que se está a educar uma mulher...acho uma falta de respeito para com as meninas que tiveram a coragem de testemunhar.
Imagino que haja muitas meninas que vejam estes comentários e engulam em seco, no silêncio...

Retrato de Ystérica
Ter, 03/03/2009 - 11:53
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

...

mas assuntos como estes revoltam me!!! Porque infelizmente o homem continua a usar a unica coisa que tem a mais do que nós: A FORÇA!

Enquanto nós usamos a astúcia, a inteligencia, a eficácia, a leveza, a determinação, etc...OS HOMENS USAM A FORÇA!

porque infelizmente o homem da nossa sociedade ainda nao é capaz de olhar para a mulher como um ser divino e especial e continua a olhar para a mulher como um ser fraco e inferior...

Tenho uma vizinha que viveu durante 30 anos sob violencia domestica embora todos dissessem para largar o marida ela era dependente dele ($$$) e vivia aterrorizada. O ano passado depois de ver a vida dela ameaçada (o marido tentou mata la ao machado) fugiu para uma instituiçao! Hoje esta na suiça...foi viver para junto do filho e refez a vida...

SAUDAÇÕES NUPCIAIS
Isa B.

Um nova Vida...

Minha ilustre afilhada: RenataS ***** 5 star
Digníssimas madrinhas: Joana Silvina / A16-10-06/ ArteColorida / Isann

Isa Bastos

Retrato de CorpseBride
Ter, 03/03/2009 - 12:04
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Noiva alucinada wrote: porque infelizmente o homem da nossa sociedade ainda nao é capaz de olhar para a mulher como um ser divino e especial e continua a olhar para a mulher como um ser fraco e inferior...

Nem fraco e inferior, nem especial e divino... Nem 8 nem 80. Sejamos realistas.

Porque não vermo-nos todos como equivalentes?

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de Ystérica
Ter, 03/03/2009 - 12:33
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

É logico que a minha afirmação se trata de uma exagero mas a ideia que quis transmitir dá para entender ou nao?????

Devemos vernos como equivalentes sim! mas após tantos anos de negaçao (que a mulher teve) chegou a nossa hora de queimar os soutiens de uma vez por todas e termos orgulho de sermos mulheres e de nos valorizarmos...

Dizia um jornalista "enquanto houver violencia domestica nunca existirá igualdade".

SAUDAÇÕES NUPCIAIS
Isa B.

Um nova Vida...

Minha ilustre afilhada: RenataS ***** 5 star
Digníssimas madrinhas: Joana Silvina / A16-10-06/ ArteColorida / Isann

Isa Bastos

Retrato de CorpseBride
Ter, 03/03/2009 - 14:32
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Noiva alucinada wrote: É logico que a minha afirmação se trata de uma exagero mas a ideia que quis transmitir dá para entender ou nao?????

Claro que dá. Falei porque às vezes esse tipo de exageros pode ser entendido como realidade. Não é o teu caso, mas às vezes oiço pessoas a falar da superioridade da mulher com um ar tão sério que até me dá arrepios...

Siga a rusga.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de ACM
Ter, 03/03/2009 - 22:44
ACM:
Membro desde: 19.01.2009

O teu comentário nem a brincar se diz... é um assunto demasiado sério...digo eu...

Retrato de Patricia verissimo
Ter, 03/03/2009 - 23:19
Patricia verissimo:
Membro desde: 27.07.2007

Há situações que só mesmo passando por elas é que conseguimos perceber(nunca fui vitima de violência doméstica).

Quero felicitar a coragem das meninas que deram o seu testemunho,como deve ser dificil...

Meninas,hoje em dia tb há violência doméstica da parte das mulheres,uma percentagem baixa,mas há!!!

Ignoto..."mais tino nos dedos"

Retrato de carapim
Qua, 04/03/2009 - 00:26
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

Ignoto wrote: ás vezes é preciso educar as mulheres

porque se as mulheres fossem educadas, não aceitavam passar por situações destas. nem sequer se viravam contra quem as quer defender de quem as tenta proteger destes crápulas. o que nos falta é educação, por vivermos nesta cultura em que os homens têm o direito de bater na sua "propriedade"

Retrato de JoanaAL
Qua, 04/03/2009 - 01:13
JoanaAL:
Membro desde: 10.02.2009

Conselho : As mulheres que nunca passaram por isso não digam "se fosse comigo, eu atirava-me a ele, fazia-lhe e acontecia-lhe".
Sempre fui a rapariga mais forte, determinada, corajosa ... Até ao dia em que o meu ex namorado me levantou a mão. Bateu-me como o meu próprio pai nunca me tinha batido. Revoltei-me de uma maneira .. Disse lhe com todas as palavras que o ia deixar, que era um cobarde, até o incitei a bater-me mais se isso o fazia sentir mais homem. Foi nesta altura que ele vacilou. Peguei na minha roupa para sair de casa (dele), quando me trancou a porta e disse que se eu queria sair tinha que o matar primeiro. Pos-me uma faca na mão e disse que não se ia defender... E fiquei com ele .. Porque afinal "ele amava-me, pediu desculpas, chorou, estava disposto a tudo para nao me perder ..."

Apos umas cenas semelhantes o meu pai (que sempre foi uma pessoa intelegentissima) informou-me que ou eu o deixava, ou o meu pai o matava.. Mais uma vez (e para o proteger) deixei-o. Cheguei a precisar de andar com homens (o meu padrinho, primos, amigos) na rua, era a unica forma de ele nao aparecer de um qualquer canto com mais "provas" de amor (flores, chocolates) ... Graças a Deus desistiu .. E hoje sou feliz com o homem da minha vida ...

Peço desculpa pelo testamento.
Joana

"Afinal... Todas as pessoas são normais até as cohecermos melhor."
Margarida Rebelo Pinto

Retrato de Catarina Neves
Qua, 04/03/2009 - 12:06
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... a exagerar em relação às palavras do Ignoto.

EU passei por um episódio MUITO GRAVE de violência e, nem por isso, achei que o Ignoto tivesse tentado ferir susceptibilidades.

Quanto ao resto....

* EU sempre disse: "ai do homem que me levante a mão"!;
* EU sempre tive uma personalidade MUITO forte!;
* EU fiz muitas reportagens sobre esta questão, e nunca tinha percebido porque é que não existiam denúncias;
* EU tive uma educação exemplar!;
* Eu nunca convivi com maus-tratos no seio familiar ou com amigos;

MAS EU... :

* fui "apanhada" numa situação muito debilitada, a nível emocional;

* era sempre a "má da fita", por ser a refilona, enquanto ele era o anjinho de toda a gente!;

E para acabar... o que eu considero necessário para ajudar todas as vítmas de maus tratos, é que as pessoas não digam a quem sofre que deve fazer isto ou aquilo, mas que se ponham ao lado delas e perguntem: o que achas que podemos fazer?

beijocas e coragem a todas as meninas/meninos que passam por isto

Catarina Neves
AlémDaLenda/Magias&Aromas

Geradores de Energia Positiva em http://adl.onlinewebshop.net

Madrinha Virtual (e com muita honra) da Lígia Patrícia e da Adriana Magalhães

Retrato de gaudencia
Sáb, 07/03/2009 - 17:00
gaudencia:
Membro desde: 28.02.2009

Bem hajam pessoas com tu sofreste mas plo menos denunciaste e ajudaste alguem...eu propria vivi dos 18 aos 25 anos uma situaçao dessas em q td era motivo p ser maltratada a nivel fisico e psicologico e digo vos estas sao pessoas peritas em manipular a mais forte das mulheres,depois dele nunca mais gostei da mesma maneira hoje gosto mt mais d mim,apesar d ter sido completamente atormentada,batida e anulada,d m sentir estupidamente culpada por estar a tentar "ajudar" um monstro a ser "normal"...minhas lindas NAO VALE A PENA por favor eles nao mudam!!! denunciem ha pessoas lindas n mundo q vos irao amar d verdade pq quem ama nao nos anula,nao nos sova,nao nos ofende a nos e a nossa familia! estamos a falar d seres perigosos,perturbados e mt frustrados q p se enaltecerem batem em seres fragilizados mais fracos a tds os niveis sim e qd digo fracos e como eles nos poem d forma a q por um bom tempo nada consigamos fazer!!! peço desculpa pla minha revolta mas ha coisas q so quem viveu e q entende e mts dos q s dizem amigos nessa altura desaparecem n nos entendem apenas criticam ferozmente a nossa fraqueza...mas força pq escondida esta uma enorme valentia q um dia vem ao d cima e nos abre os olhos...felizmente bjo enorme p tdas!!!

Retrato de amartins
Sáb, 07/03/2009 - 21:03
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

testemunhos como o teu , em 1ª mão, são muito valiosos para as meninas que passam por estas provações e para as outas que nunca lidaram com esta situação.

Este tópico era um dos que mereciam mais atenção.

Ninguém está imune a estes crimes e ninguém está preparado para enfentar estas situações-limite a que em direito chamamos os crimes de alcatifa...São aqueles que se passam entre 4 paredes, e em silêncio...

As vitimas de violência doméstica são duplamente vitimas:
1º - vitimas de um crime imenso e profundamente doloroso - o horror deste crime é ser praticado por quem nos é próximo. Não é a mesma coisa do que ser assaltado por um desconhecido. O objectivo deste crime não é o dinheiro nem o lucro, mas a humilhação gratuita...

2º - vitimas do julgamento alheio quando quem rodeia as acusa e atormenta ("é fraca, não se sabe defender" ou "alguma ela fez"...)

Como já disse, ninguém está imune...

Retrato de Catarina Neves
Qui, 09/04/2009 - 12:14
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

POR FAVOR, não deixes que ele te faça sentir culpada.

Por favor, tem sempre por perto, um amigo em quem confies e com quem possas falar a qualquer hora.

Tenta ter uma conversa com a tua mãe e mostra-lhe que estás a sofrer. Refere o quanto ele ficou melhor, na altura em que andou no psicólogo. Pede-lhe ajuda, porque ela vai perceber.

Está na hora de fazeres uma pausa no relacionamento, antes que as coisas piorem e antes que percas a força para reagir (como aconteceu comigo, no relacionamento anterior).

Se precisares de conversar, manda mail: [email protected]

Abraço apertado e coragem para ser feliz ;)))

Retrato de Catarina Neves
Qui, 09/04/2009 - 15:11
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008
Retrato de AnaCristinaSaldanha
Qui, 09/04/2009 - 16:06
AnaCristinaSaldanha:
Membro desde: 13.09.2008

Quando vi este tópico não pude ficar indiferente muito menos quando li a situação da Joana .

Nestas as alturas as palavras que se dizem são sempre as mesmas e eu não vou fugir á regra .
Apesar de estares numa situação complicada , acho mesmo que devias tomar uma atitude , ele não pode fazer sentir-te culpada por acções e reacções que ele tem . E nada justifica o que ele faz.
Se até já colocas a hipotese de não casares , acho que devias afastar-te um tempo e ponderares tudo muito bem , para não te arrependeres de nada .
Espero não ter dito nada que leves a mal .
Beijinhos e muita força .

Retrato de JoanaM.
Ter, 28/04/2009 - 14:19
JoanaM.:
Membro desde: 18.03.2009

:((

Post