Viajar Sozinha | A Nossa Vida

Viajar Sozinha

Retrato de Alexandrasilva.pqp
09.06.2017 | 10:25
Alexandrasilva.pqp:
Membro desde: 08.06.2017

Olá a todos.

Alguém tem experiência em viajar sem companhia?
O que recomendam?
É seguro?

Obrigada


Retrato de SusanarsCarvalho
Sex, 09/06/2017 - 11:06
SusanarsCarvalho:
Membro desde: 08.06.2017

Para uma rapariga paira sempre a pergunta "é seguro?", bem Alexandra, se queres viajar por Portugal ou Espanha, é seguro. Já o fiz e encontrei muita gente espetacular, muita gente que me abriu as portas e me auxiliou mesmo não me conhecendo. Temos a sorte de ser um povo muito dado. Se queres ir para fora sozinha, vai depender muito da cultura do país que escolheres. Nunca me mandei para muito longe sozinha, apenas pela península e foi das melhores experiências da minha vida, posso dizer que por vezes Portugal é pequeno de mais e encontras sempre alguém conhecido ou que conhece alguém que conheces. Agora noutros países tenho amigos que o fizeram e que também correu bem. Se é a primeira vez que o fazes, se calhar optava por fazer uma viagem pela península ou um Interrail. Os interrails estão muito bem organizados e a CP oferece bilhetes baratinhos. Depois conta como foi ;p

Boa viagem e DIVERTE-TE ;p

Retrato de Alexandrasilva.pqp
Sex, 09/06/2017 - 11:29
Alexandrasilva.pqp:
Membro desde: 08.06.2017

Obrigada Susana,

Para começar penso não me afastar muito e penso ir de comboio... talvez até Barcelona onde sempre quis ir...
Já fui para fora em trabalho sozinha mas de férias nunca... daí o meu receio que acaba por ser uma parvoice...

Muito Obrigada pela tua ajuda.

Alexandra Silva

Retrato de Kaizoku
Sex, 09/06/2017 - 11:33
Kaizoku:
Membro desde: 02.06.2017

Já viajei sozinho e diverti-me mais do que acompanhado por grupos ou namorada!

Isto porque tens que contar contigo própria, decidir as coisas sozinha sem depender da opinião de ninguém o que te confere mais liberdade, dá-te experiência de vida e treino de decisão quando do outro lado não falam a tua língua - países fechados em que ninguém fala inglês, espanhol, francês...- e te vês sem bateria de telemóvel e tens que fazer desenhos numa folha, perder-te em linhas de metro em que os bilhetes de umas concessionárias não funcionam noutras (tipo Tóquio).

Por outro lado, por estares sozinha estarás mais abertas a conhecer pessoas na mesma situação do que tu, do que se estivesses em grupo, uma vez que sentirias menos necessidade de conhecer e socializar com estranhos e estarias fechada já num determinado círculo social.

Se não tens experiência de viagem anterior, aconselhava-te primeiro a Europa. Isto porque em qualquer país europeu consegues usar o inglês para comunicar, estás em "casa" porque fazes parte duma grande família chamada União Europeia, ninguém te exige que preenchas formulários a dizer onde vais ficar, o que vais lá fazer, se não trazes contigo um determinado montante em dinheiro, os voos são directos e com poucas horas de viagem, onde basta usares o teu CC para andar de avião e as instituições tipo hospitais e afins são parecidas.

Agora para viajar para fora da Europa a história é diferente. Fazer transbordo em aeroportos tipo o do Dubai, super congestionado, gigante, onde é preciso apanhar um mini comboio para o outro terminal, com uma temperatura infernal; o do Ataturk em Istambul, com segurança reforçada e uma fila infindável para o transbordo internacional; staff dos aeroportos esgotado e rude que fala com sete pedras na mão "sir remove your belt please" a bater com as caixas nos tapetes; depois fora da Europa não dá para esconder a cara de ocidental, a moeda é diferente e os taxistas e vendedores tentam sempre enganar, vêm a correr tipo melgas tentar vender coisas "hello, hello, friend, come here, good products"; há sítios onde ninguém fala inglês e tem que se levar a morada escrita num papel ou telemóvel nos caracteres da língua, depois os gajos enganam-se e para não ter trabalho dizem que o hotel é já ali e afinal não é; voos atrasados, "jet lag", etc.

Viajar é super interessante, enriquecedor, divertido, apaixonante mas acho que é preciso treino! Se fizeres logo uma viagem de 12 horas, p. ex., para a Ásia e não tiveres experiência prévia podes não desenvolver o gosto de viajar.

Viajar sozinha, se calhar como mulher não será o mesmo do que se fores homem,por isso não recomendo países árabes, nem América Latina. Acho que para começar Europa, depois Ásia!

- 10000 km and 7 hours away from you -

Retrato de SusanarsCarvalho
Sex, 09/06/2017 - 11:54
SusanarsCarvalho:
Membro desde: 08.06.2017

E vais gostar de Barcelona. Mas mesmo assim quero saber tudo. De qualquer forma dá uma vista de olhos em páginas que falem de interrail (os CP têm isso também se não me engano). E se vais de comboio eles fazem descontos e até acho que te dão itinerários e ideias para visitares. ;p

Posta uma foto do sitio mais interessante para a gente visitar hehehe

Retrato de Alexandrasilva.pqp
Sex, 09/06/2017 - 14:48
Alexandrasilva.pqp:
Membro desde: 08.06.2017

Obrigada Kaizoku e Susana.

Kaizoku a tua descrição foi fantástica... já viajei algumas vezes mas sempre acompanhada ou então em trabalho... mas agora completamente sozinha e à descoberta... o receio é maior!

Garantidamente que quando ganhar coragem voltarei para colocar umas fotos Smile

Beijinhos e mais uma vez Origada

Alexandra Silva

Retrato de Kaizoku
Sáb, 10/06/2017 - 03:33
Kaizoku:
Membro desde: 02.06.2017

De nada!

- 10000 km and 7 hours away from you -

Retrato de mic
Ter, 13/06/2017 - 17:47
mic:
Membro desde: 13.08.2007

Olá, não sei se já pesquisaste na net mas há vários bloggers que escrevem sobre viagens, cuidados a ter etc. Um que tem várias dicas úteis é este: http://jolandblog.com/dicas-uteis/

Também tens uma compilação destes blogs aqui: http://www.viajarentreviagens.pt/best-of/bloggers-de-viagem-influentes/

Retrato de Psst
Sex, 16/06/2017 - 21:16
Psst:
Membro desde: 28.04.2017

Ainda não fiz nenhuma viagem sozinha mas conheço várias pessoas que o fizeram: nenhuma delas se arrependeu, adoraram, vinham com uma energia completamente diferente, falam com saudosismo e voltaram a repetir a experiência. Acredito que seja uma experiência muito positiva Smile

Retrato de gatita5
Dom, 02/07/2017 - 14:13
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Alexandra, já decidiste o destino, também estou a pensar viajar sozinha. Fico ansiosa por mais comentários.
Ninguém?
Quem pode ajudar, para 15 dias, que países visitar e onde ficar hospedada. Obrigada

Retrato de ASUT
Ter, 08/08/2017 - 16:18
ASUT:
Membro desde: 27.06.2014

Também estou a pensar em viajar sozinha pela primeira vez. Como nunca o fiz, estou a pensar numa viagem de 3 dias +/- na Europa, para ver se gosto.
Mas faltam-me ideias para destinos. Já conheço, Madrid, Barcelona, Malta, Praga, Frankfurt, Genevé, Basel,Colónia, Roma, Paris, Londres, Atenas.
Alguém tem alguma ideia de um destino que não seja aborrecido para uma mulher sozinha.
Obrigada

AT