universidade | A Nossa Vida

universidade

Retrato de Carolina Lopes Brás
28.07.2014 | 17:15
Carolina Lopes Brás:
Membro desde: 19.01.2014

boa tarde alguem sabe quando e como sabemos em que curso fomos aceites no ensino superior? tambem nao sei como funcionam os livros.. tem que se encomendar???


Retrato de little butterfly
Seg, 28/07/2014 - 18:41
little butterfly:
Membro desde: 18.03.2010

O acesso ao ensino superior tem um calendário... só nos dias estipulados é k saem os resultados.. normalmente vais ao site reservado a isso e inseres o teu nº BI... e verás se foste colocada e onde...
Qt aos manuais, só qd começarem as aulas é k saberás pelos prof quais os manuais que cada prof adoptou... há quem use policopiados ou os compre... mas em qualquer fnac consegues encontrar o k precisas... inclusive as papelarias das faculdades têm isso td...

Retrato de Bxuxas
Seg, 28/07/2014 - 22:05
Bxuxas:
Membro desde: 30.04.2012

Se tiveres a mesma sorte do que, 90% do que precisava os professores colocavam no moodle.

Retrato de Claupt
Ter, 29/07/2014 - 01:41
Claupt:
Membro desde: 25.07.2014

Em maior partes dos sítios não tens propriamente um livro, é uma sebenta que é elaborada pelo professor com tudo ou apenas com o mais importante! Os livros (normalmente existem na biblioteca e é só requisitares) ajudam-te como forma de complemento ao teu estudo!

Quanto ao saberes se foste aceite, não te preocupes que a DGES manda-te um e-mail a dizer qual o curso e onde ficaste colocada!

Boa sorte Wink

Retrato de DMRS
Ter, 29/07/2014 - 22:57
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

A universidade funciona de forma diferente do secundário (admira-me que ninguém vos diga isso actualmente). E mesmo entre as universidades existem muitas diferenças.

Não tens manuais. Existem algumas obras de referência e são os professores que te dizem quais são (nunca é só um por cadeira, pelo menos no meu caso não eram: tínhamos uns 3 livros principais como referência e depois uns 10 como "apoio").
Existem professores que dão muita informação, dão fotocópias, colocam no moodle (plataforma digital) e outros que até dão sebentas (as sebentas são o mais próximo que existe de um verdadeiro manual mas eu nunca tive nenhum que fizesse sebentas). Mas também há professores que não te dão nada excepto alguns nomes de autores importantes e o resto tens que tirar apontamentos e pesquisar sozinha.
Existem alguns livros realmente importantes mas nem todos o são (não vás só pelo que te dizem os professores porque alguns gostam de enfatizar muito alguns livros no inicio do ano e depois nem olham para eles), pergunta a alunos mais velhos e se puderes não comprar, não o faças a menos que tenhas um grande poder de compra (os livros costumam ser bastante caros). Não sei se será para todas as áreas mas, por exemplo, na minha tens alguns manuais que são "base" e acabam por estar sempre actuais mas a maioria dos livros perde a actualidade ao fim de 5 anos, por isso, convém ter cuidado com os investimentos.

Post