Troca de tapete - a loja pode recusar?

Retrato de Lita16
12.03.2012 | 15:03
Lita16:
Membro desde: 09.03.2012

Olá meninas,estou com o coração partido: comprei um tapete numa loja de móveis que me custou 300 euros - cinzento de pelo alto. Acontece que o tapete dentro da loja é totalmente diferente do tapete com a luz natural na minha sala - muda de cor conforme a perspectiva (branco acinzentado / cinzento esquisito) e é horrível. Falei com a senhora da loja que diz que não me pode trocar o tapete porque a culpa é nossa, uma vez que vimos o tapete exposto dentro da loja - já expliquei que com a luz do dia é completamente diferente, mas ela diz que não pode fazer nada e que não aceita a devolução. Será que é verdade? As lojas não são obrigadas a aceitar devoluções?


Retrato de Tdv
Seg, 12/03/2012 - 15:38
Tdv:
Membro desde: 21.06.2010
Lita16 wrote:

Olá meninas,estou com o coração partido: comprei um tapete numa loja de móveis que me custou 300 euros - cinzento de pelo alto. Acontece que o tapete dentro da loja é totalmente diferente do tapete com a luz natural na minha sala - muda de cor conforme a perspectiva (branco acinzentado / cinzento esquisito) e é horrível. Falei com a senhora da loja que diz que não me pode trocar o tapete porque a culpa é nossa, uma vez que vimos o tapete exposto dentro da loja - já expliquei que com a luz do dia é completamente diferente, mas ela diz que não pode fazer nada e que não aceita a devolução. Será que é verdade? As lojas não são obrigadas a aceitar devoluções?

Fizeste a compra?

Keep calm & Carry on!

Retrato de AID
Seg, 12/03/2012 - 15:48
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Pois depende do tempo que o compras-te...

Mas ela nem troca por outra coisa?

Ana

Retrato de LuisaSimoes
Seg, 12/03/2012 - 15:51
LuisaSimoes:
Membro desde: 04.05.2008

Ola no talao da compra nao refere nada relativamente as trocas?

Beijocas
Luisa

Não o meu.. não o teu... mas o nosso dia!! 11-06-11

Retrato de Ignoto
Seg, 12/03/2012 - 16:10
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008
AID wrote:

Pois depende do tempo que o compras-te...

Mas ela nem troca por outra coisa?

Não, não depende, o tapete não está estragado, não apresenta nenhum problema, logo a loja não é obrigada a aceitar o tapete de volta.

A lei das devoluções apenas se aplica a compras à distancia, apesar de haver algumas lojas com política de trocas ou devoluções, a mesma é uma regalia, não um direito, nada obriga a loja a aceitar o produto de volta, a menos está claro que essa informação esteja afixada em algum lado

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de Catarina Neves
Seg, 12/03/2012 - 16:37
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008
Ignoto wrote:
AID wrote:

Pois depende do tempo que o compras-te...

Mas ela nem troca por outra coisa?

Não, não depende, o tapete não está estragado, não apresenta nenhum problema, logo a loja não é obrigada a aceitar o tapete de volta.

A lei das devoluções apenas se aplica a compras à distancia, apesar de haver algumas lojas com política de trocas ou devoluções, a mesma é uma regalia, não um direito, nada obriga a loja a aceitar o produto de volta, a menos está claro que essa informação esteja afixada em algum lado

As trocas de produtos sem defeito, são uma cortesia das lojas. Wink

Retrato de ISABELINHA2
Seg, 12/03/2012 - 17:44
ISABELINHA2:
Membro desde: 02.10.2008

Exato. Não são obrigados a trocar. Mas o que eu acho mesmo é que nós mulheres somos muito complicadas Smile
O tapete não deve ser assim tão diferente, nós é que somos umas sismadas. Eu também comprei um enorme para a sala de jantar e fiquei com a sisma que não era tão bonito como na loja...mas isso somos nós a sismar (como diz o meu rapaz). O tapete fica lá muito bem...mas pronto eu na altura sismei.
Nota que se for um tapete grande, tb não é facil para as lojas aceitarem a troca, pode estragar-se no transporte, pode estragar-se a voltar a arrumar...
Boa sorte

Retrato de AID
Seg, 12/03/2012 - 23:51
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Bem hoje já aprendi uma!

Realmente pensei que se aplicasse aquele DL dos 14 dias de experiência, mas já verifiquei que isso só se aplica às compras à distância.

Como a mim sempre trocaram o que precisei...

Ana

Retrato de Lita16
Ter, 13/03/2012 - 10:31
Lita16:
Membro desde: 09.03.2012

Nunca pensei que a loja não efectuasse trocas - como tinha gostado muito do tapete quando o vi, nem me preocupei com isso. Nunca mais compro nada em lojas que não garantam trocas / devoluções. Foi mesmo muito caro e custa-me imenso perder o dinheiro, mas não gosto mesmo nada dele. Estou muito triste com a loja porque já lá comprei a mobília toda da sala, ou seja, já lhes dei bom dinheiro a ganhar. Fiquei chocada quando a senhora da loja me disse " a culpa é vossa", pois nunca tinha tido problemas com trocas. Uma pessoa compra no comércio tradicional e depois lixa-se, mais vale ir direito às multinacionais.

Retrato de Catarina Neves
Ter, 13/03/2012 - 17:37
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008
Lita16 wrote:

Nunca pensei que a loja não efectuasse trocas - como tinha gostado muito do tapete quando o vi, nem me preocupei com isso. Nunca mais compro nada em lojas que não garantam trocas / devoluções. Foi mesmo muito caro e custa-me imenso perder o dinheiro, mas não gosto mesmo nada dele. Estou muito triste com a loja porque já lá comprei a mobília toda da sala, ou seja, já lhes dei bom dinheiro a ganhar. Fiquei chocada quando a senhora da loja me disse " a culpa é vossa", pois nunca tinha tido problemas com trocas. Uma pessoa compra no comércio tradicional e depois lixa-se, mais vale ir direito às multinacionais.

É mais fácil acontecer-te em grandes lojas, que não se preocupam tanto com o perder de cliente.

Podias, por exemplo, propôr na loja, se podiam aceitar durante uns meses e que, caso vendessem, pudesses usar o dinheiro noutras peças.

Confesso que acho mesmo estranho não aceitarem a troca por outro, tendo tu afirmado que já lá compraste bastantes coisas.

Retrato de Tdv
Ter, 13/03/2012 - 18:35
Tdv:
Membro desde: 21.06.2010
Lita16 wrote:

Nunca pensei que a loja não efectuasse trocas - como tinha gostado muito do tapete quando o vi, nem me preocupei com isso. Nunca mais compro nada em lojas que não garantam trocas / devoluções. Foi mesmo muito caro e custa-me imenso perder o dinheiro, mas não gosto mesmo nada dele. Estou muito triste com a loja porque já lá comprei a mobília toda da sala, ou seja, já lhes dei bom dinheiro a ganhar. Fiquei chocada quando a senhora da loja me disse " a culpa é vossa", pois nunca tinha tido problemas com trocas. Uma pessoa compra no comércio tradicional e depois lixa-se, mais vale ir direito às multinacionais.

Nos talões vem troca/devolução e o prazo da troca...
Há imensos sitios que fazem isso penso que não é favor que fazem ao consumidor mas sim uma maneira de "prender" a atenção do consumidor com a satisfação-troca devolução...
Já tive um grande problema numa loja em que tive que me queixar á deco e tudo e o que eles me explicaram é que efectivamente temos sempre direito á troca/devolução e caso as lojas não assistam este direito do consumidor...tem que ter escrito isso mesmo que não faz trocas ou devoluções! Mas liga para a DECO penso que te vão elucidar com toda a certeza e exactidão em como deves proceder!!

Bjocas a todas

Keep calm & Carry on!