Tralha antiga | A Nossa Vida

Tralha antiga

Retrato de Alex Gomes
23.04.2014 | 23:29
Alex Gomes:
Membro desde: 23.03.2011

Boa noite

Há já algum tempo que ando para resolver uma questão, mas fui adiando porque não precisava de me decidir, mas agora por questões de mudança de casa tenho mesmo de me decidir. Como não tenho nenhuma ideia, resolvi postar aqui esta mensagem na esperança de que alguém me dê uma boa ideia. Desde já agradeço.
Então é o seguinte, quando me casei e saí de casa dos meus pais só levei a roupa, aguns livros e cd's, porque fui viver com o meu marido para o apartamento de solteiro dele, que era o apartamento de férias dos meus sogros (e entretanto deixou de ser), mas que estava pronto a habitar, mas sem espaço para mais nada, porque a casa servia de "armazém" para as coisas da minha sogra.
Deixei em casa dos meus pais o resto dos livros (muitos), bem como as caixas de recordações e toda uma série de coisas que são minhas. Estas ficaram no meu antigo quarto, que como ninguém utiliza, também não incomoda. E eu quando preciso de alguma das coisas que lá está, vou lá buscar, porque a casa dos meus pais fica a 5m da minha.
A questão agora, é que consegui libertar o apartamento onde vivo de todas as coisas da minha sogra e quero trazer as minhas. Ao começar a tirar as coisas de casa dos meus pais, dei-me conta de que tenho uma série de coisas que não uso, mas que me custa deitar ao lixo. E são coisas que muita gente já lhes deve ter dado um destino. Então cá vai:
- Livros e apontamentos do secundário (anos lectivos de 1997/98, 1998/99, 1999/2000);
- Apontamentos e fotocópias das cadeiras da faculdade;
- Posters das Queimas das Fitas (os que se usam em Coimbra).

Eu sei que muitas destas coisas o mais óbvio para muitas pessoas era deitar ao lixo, mas sinceramente custa-me. Grata desde já pelas ideias e sugestões que me possam dar.


Retrato de Maria Radiante
Qui, 24/04/2014 - 01:10
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

os livros e apontamentos de secundário estão desatualizados, eu guardei alguns dos meus manuais porque sou professora de português(e os textos são sempre úteis mesmo que o resto não preste), os apontamentos foram todos para o lixo. As minhas 60 capas de arquivo da faculdade estão guardadas na garagem e lá continuarão porque volta e meia me são úteis. Não sei de que posters falas, mas se são recordações, guarda! Smile

Retrato de Lillith
Qui, 24/04/2014 - 09:00
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Eu tenho tudo.
Desde muito nova que a minha mãe me pressionava para deitar fora, pois queria o espaço para guardar sabe-se lá o quê, já que em casa dela não há tralhas e há montes de espaço em casa e em todos os móveis de todas as divisões. Acho que era pura implicância com as minhas coisas (e comigo também, já que somos como água e azeite).
Logo que tive a minha casa então piorou. Moía-me a cabeça que agora já tinha casa e que podia libertar-lhe o espaço.
Acabei por levar todas as minhas coisas para minha casa anos antes de ir para lá viver, e ao contrário de quase toda a gente que eu conheço, quando casei já só levei a roupa.
Inicialmente levei e guardei no escritório, mas como era mesmo muita tralha (tenho os livros desde a 1ª Classe e as tralhas até à faculdade), mais tarde ao fazer uma churrasqueira, optei por fazer um anexo junto que é o espaço que uso para festas com churrasco. Nesse espaço ocupei a parede mais comprida com um móvel todo fechado onde tenho as minhas tralhas todas, as do marido e onde mais tarde poderão caber mais tralhas Grin

Retrato de Alex Gomes
Ter, 29/04/2014 - 02:22
Alex Gomes:
Membro desde: 23.03.2011

Olá Maria obrigada pela tua resposta. Eu sei que os livros e apontamentos estão desatualizados e também já me lembrei de os colocar para reciclar, mas custa-me deitar aquilo fora. Será que os livros não teriam aproveitamento para países de África? Sei lá, os professores podiam, tal como tu, aproveitar alguma coisa...
Quanto aos posters da Queima, são recordações e claro que nem penso em deitá-los fora. Quando falei deles foi para ver se alguém tinha feito alguma coisa com eles. Eu tenho-os enrolados e arrumados numa "caixa de recordações", mas gostava de os fazer ver a luz do dia. Numa das cantinas da Universidade havia esses mesmos Posters em quadros, e eu já me lembrei de fazer o mesmo, mas no meu apartamento não caberiam e lembrei-me de falar no assunto para ver se haveria outras ideias.

Retrato de Alex Gomes
Ter, 29/04/2014 - 02:32
Alex Gomes:
Membro desde: 23.03.2011

Não és a primeira pessoa que me diz que tem tudo desde a primeira classe, mas eu não quero guardar tudo. Acho que é tralha a mais.
Da escola primária não tenho nada. Das coisas do 5º ao 9º ano, só tenho algumas coisas. Quando andava na faculdade fizeram um peditório de livros antigos (tudo, menos os de História, que coloquei para reciclar) para enviar para Angola, e eu mandei. Mas não pretendo guardar tudo, só algumas coisas. Se até ao Verão não encontrar outra solução, vai mesmo tudo para a reciclagem. E já pensei que as fotocópias e apontamentos de algumas cadeiras que tive na Faculdade também vão diretas para a reciclagem.
Até agendas antigas eu tinha guardadas. Mas essas dei-lhes uma vista de olhos e já foram para o lixo. E tenho sorte porque o meu marido não guardou nada, senão ainda era pior...