Terapia de casal - alguém fez? | A Nossa Vida

Terapia de casal - alguém fez?

Retrato de vanessa coelho
19.09.2011 | 10:08
vanessa coelho:
Membro desde: 19.09.2011

Olá. Infelizmente venho aqui hoje pela 1ª vez escrever sobre algo nada agradável. O meu casamento de apenas 3 anos está muito mal. Temos um filho de quase 2 anos que é o que me dá força para continuar.
Nós não nos conseguimos dar bem, o meu marido tem um feitio muito especial, quer que tudo seja feito segundo o que ele acha que está bem e calhou com uma pessoa um pouco esquecida, despistada e acima de tudo, mais nova que ele 12 anos, que sou eu. Nunca se casem com alguém mais velho que vocês, é o maior erro, quando vocês estão naquela idade de querer sair para dançar e divertir-se, ele só quer estar em casa pk '' já curtiu muito''. Eu já não sei o que fazer, passamos 90% do nosso tempo chateados, aliás, eu chateadoa com ele, pk como ele diz eu é que sou problemática, isto é ridículo.
Alguém por aqui já procurou aconselhamento matrimonial? Acham que é eficaz ou só treta?


Retrato de ninacio
Seg, 19/09/2011 - 10:13
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Não fiz, mas deve de ser algo a considerar sim porque tem um filho em comum... mas antes de casar não conhecia esta faceta do seu marido?! Ou é só na questão de sair que ele implica?

Retrato de vanessa coelho
Seg, 19/09/2011 - 10:41
vanessa coelho:
Membro desde: 19.09.2011

O meu marido embirra com tudo, é que não pus o carregador do gps no sítio devido, é que a sopa está insossa, é que sou desarrumada, sou porca... Eu sou uma pessou extremamente asseada, ando sempre a limpar, a arrumar, o meu filho e nós andamos sempre em condições, cozinho bem e sei fazer tudo, mas a ele não lhe chega, eu acho que ele gostava que eu fosse aquele estereotipo de mulher da embalagem da farinha amparo nos anos 50, que fazem tudo pelo marido até lavar-lhe os pés. Quando nos casámos, eu já sabia que ele era esquisito e cheio de manias, mas pensava que o seu lado bom era superior a tudo isso, só que infelizmente tem-se vindo a sobrepôr o lado pior, e ele diz que está farto que eu não lhe dê ouvidos, mas eu sou mesmo assim, sou despistada e por vezes esqueço-me das coisas, e fiquei assim depois de ter sofrido um grande desgosto de amor há alguns anos atrás, mas ele não aceita e diz que não tento melhorar!! Estou à beira da loucura, hoje de manhã nem tinha forças para me levantar da cama de tão triste que estava, mas lá arranjei força para vir trabalhar.
Antes chateávamo-nos uma vez por outra, agora é todas as semanas, ele já não consegue aturar as minhas ''falhas'', eu já não tenho pachorra para o ''mr. perfeição'', estamos ambos cansados e digo abertamente aqui que já não sinto por ele o mesmo que sentia antes, pois ele faz tudo para me deixar triste e acreditar que o amor é mesmo assim e que sou eu que vivo na ilusão de que a vida é um conto de fadas...
Juntando a tudo isto, não é romântico, desvaloriza os jantares românticos que já cheguei a fazer (mas já me deixei disso, obviamente), fins de semana a dois ''para quê, gastar Euro?? é o que ele diz), só os idiotas é que compram roupa nova para agradar às namoradas, flores esquece, não existem, uma boa risada não existe, divertimento tb não, diz que não é dado a essas coisas, etc, etc, etc

Retrato de ninacio
Seg, 19/09/2011 - 10:59
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Vanessa , não dizendo que já sabias onde te ias meter... eu sei que quando estamos a namorar nunca pensamos que um dia já não vamos tolerar isso... Eu estou a namorar vai fazer 7 anos e a viver a dois juntos... E sei perfeitamente que juntos a viver olhamos sempre para os defeitos porque é aquilo que num dia de cansaço vem ao de cima.

Agora tu és jovem, mereces respeito ele não tem nada que te chamar porca.. quer melhor faz ele (é o que digo ao meu)... Tu tens de te impor... Ele vive em casa tem de fazer igual a ti.. Não é sentar-se e pedir cerveja e jantar na mesa e sexo na cama... Esquece isso não é casamento...

Impõe respeito nunca na vida ele deve te humilhar... Se te ama não humilha.... Se isso não melhorar enfim querida cada um segue seu rumo que é o melhor, tens o apoio familiar para saires caso a situação não melhore...

P.s - Pelo feitio dele nunca vai aceitar fazer terapia de casal, porque ele é muito macho e isso é coisa de gente nova e moderna.

Kiss

Retrato de vanessa coelho
Seg, 19/09/2011 - 11:07
vanessa coelho:
Membro desde: 19.09.2011

Ele diz que não há necessidade de fazer terapia de casal ''para já'', diz que é uma questão de eu tentar adaptar-me às suas vontades, que tudo melhora...

Retrato de SofiaB
Seg, 19/09/2011 - 11:17
SofiaB:
Membro desde: 09.10.2009

Desculpa dizer-te isto mas... QUE GRANDE LATA A DELE!
A vida a dois é feita de adapto mútuo. Têm ambos que se adaptar ao feitio um do outro. Dá-me ideia que ele é um "menino" mimado que pensa que tu és a escrava dele.
Põe-te fina porque senão estás cada vez mais tramada.

Retrato de Liliana Nunes
Seg, 19/09/2011 - 11:26
Liliana Nunes:
Membro desde: 22.04.2008

Eu já lhe disse que se isto continuar que me vou embora e levo o meu filho, mas ele diz que gostava que o filho tivesse em pai e uma mãe... e chora para eu ter pena dele.
um dia destes, após mais uma discussão, ele disse-me para eu me ver ao espelho e meter na cabeça de uma x por todas que não existem principes nem contos de fadas, eu fiquei tão transtornada por ouvir aquilo tudo que disse que o odiava por tudo o que ele me fazia passar, e ele chorou e disse que nunca na vida me diria uma coisa daquelas. ás vezes acho que sou uma parva, outras acho que tenho razão... ajudem-me

Retrato de Cokitas
Seg, 19/09/2011 - 11:34
Cokitas:
Membro desde: 26.06.2008

Vanessa, não sei o que te dizer.. Eu não sei se aguentava viver assim. Acho que acabava por deixar de o amar.. Não sei.. Acho que uma mulher precisa de se sentir valorizada.

Só te posso desejar muita muita sorte e um beijinho

Retrato de Me_08
Seg, 19/09/2011 - 11:46
Me_08:
Membro desde: 27.04.2010
vanessa coelho wrote:

Ele diz que não há necessidade de fazer terapia de casal ''para já'', diz que é uma questão de eu tentar adaptar-me às suas vontades, que tudo melhora...

E que tal ele adaptar-se às tuas vontades? Se calhar tudo melhora!

Que latão, está a precisar de um par de patins!

Retrato de Angel_Mine
Seg, 19/09/2011 - 12:12
Angel_Mine:
Membro desde: 08.09.2011

Já se percebeu que gostas muito dele, pois para aguentares e continuares a lutar - desculpa que te diga, mas não é só pelo teu filho, tem que ser também por ele - é uma prova de amor.

Tal como tu disseste, ele tem um feitio dificil e alguém disse ( Acho que foi Ninacio, desculpem se me engano ) é macho.

Tu tens que te adaptar a ele... Certo. Mas ele também tem que se adaptar a a ti! Um dos principais problemas em estar/ casar com um homem mais velho é que "Ele pensa que tem sempre razão". Como tem mais idade, sabe mais. - Pensam eles.

Diz-lhe que te adaptas a ele se ele fizer um esforço para se adaptar a ti.

Eu, pessoalmente, considero que Terapia para Casal é um recurso em último caso... Sei de amigas que recorreram e a situação só piorou. Num dos casos... Enfim, claro que é UM caso, o marido até se envolveu com a terapeuta... Timeout

Bem, se vires que o amas e que acreditas que tudo se pode resolver, luta. Caso contrário pensa em ti e no teu filho. Que com certeza não quer uma mãe infeliz.

Beijinho, Kiss

" Tenho Em Mim Todos Os Sonhos Do Mundo "

Retrato de ninacio
Seg, 19/09/2011 - 12:17
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Sim não cedas ao choro.. Um casamento é feito como base de compromissos e concessões mutuas. Ambos tem de se adaptar a uma vida a dois, não é só uma adaptar-se ao feitio do outro... Eu tenho mau feitio de manhã e já sei que sou má e o meu rapaz quando as coisas não lhe correm bem anda também chateado e amuado é a vida... Ele antes deixava a roupa toda pelo chão e tomava banho e deixava lá a roupa que era assim que a mãe fazia... O meninos deixavam a roupa no chão e a mãe sabia quer era lavar e ia colocar no cesto.. isso ele teve de mudar porque eu não sou escrava de lhe ir apanhar a roupa suja... contudo ele ainda é muito desorganizado na questão da roupa e afins... Deixa amontoar e depois descobre que não tem roupa limpa, logo eu tive de me habituar a relembra-lo olha não tens de por roupa no cesto?!

Enfim eu se pedir ele faz tudo sem reclamar... Se não pedir fica sentado é a maneira dele e eu vivo bem assim a ter de pedir.. Mas se tu não estas bem, muda-te mas é do local onde estas... Ah e não deves ser tu e o teu filho a sair porque isso em tribunal é abandono de lar... Tem de ser ele e pedir o divórcio.

Kiss

Retrato de anitamiguel
Seg, 19/09/2011 - 13:12
anitamiguel:
Membro desde: 19.09.2011

ola eu tambem sou casada á 3 anos embora ja vivesse junta á 5, não concordo consigo independentemente das idades, o importante é por as cartas na mesa desde o inicio da relação, e por mts vezes sem dar por ela as pessoas para agradar a kem amam acabam por ceder do que por natureza faz parte delas, fazendo com que a outra pessoa pense que afinal algo não era assim tão importante para elas..o que kero dizer é que numa relação devemos ser fieis a nos proprios e fazer com que a outra pessoa nos respeite e ás nossas escolhas. está claro que numa relação há defeitos nossos que se devem aperfeiçoar quando notados, assim como se criam novos habitos desde que sejam beneficos para nos.acho que deve ver acima de tudo se existe amor entre os 2,está certo que existe uma criança que tem de ser protegida mas a vossa felicidade tambem conta ;juntos ou separados.embora não seja nenhuma psicologa acho que devem falar( por que falar nunca é demais se para o bem de uma relação),por os pontos nos is,tentar encontrar pontos entre vosses que ainda vos une(e não falo de um filho), se o amor existir vão acabar por se respeitar e encontar um caminho!!mt importante é deixar o orgulho de lado, e nunca atirar nada á cara um do outro, o k passou, passou se perdoou esta perdoado.vida para a frente, pensem no que realmente tem significado na vida!!!tudo de bom!!

Retrato de vanessa coelho
Seg, 19/09/2011 - 13:45
vanessa coelho:
Membro desde: 19.09.2011

Pois Ninacio, mas tenho de ser eu a sair pois quando casámos foi com separação total de bens pk ele quis assim e a casa já a tinha antes de casar comigo... não é abandono do lar. Além disso está sempre a dizer que se eu quiser que me dá o divórcio sem problema.

Retrato de ninacio
Seg, 19/09/2011 - 13:47
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Olha vanessa, só tu é que sabes se tem salvação possível mas pelo que vi o teu marido não esta disposto a ceder e aparentemente é uma pessoa já de si egoísta..pois fez questão de separação de bens, podia só escolher por bens adquiridos e depois de casados o que era adquirido no futuro seria dos dois... porque ambos trabalham para o mesmo né..

Só te posso dizer fala com ele e não deixes de ser quem tu és só porque ele se chateia contigo... Ambos eram assim antes de casar e ambos tem de se adaptar ao outro.

Retrato de AMFV
Seg, 19/09/2011 - 14:07
AMFV:
Membro desde: 29.07.2008

O meu marido tem 10 anos a mais que eu. Estamos casados há 2,5 anos. Até hoje nem uma discussão. Segredo do sucesso: olhar para ele (e vive versa) todos os dias como se fosse a primeira vez. No primeiro encontro encontras-te defeitos intransponíveis? Em princípio não, senão não terias sequer namorado e casado com ele.
Dificuldades? Sim temos sido testados em vários campos de dificuldades.

Retrato de vanessa coelho
Seg, 19/09/2011 - 14:29
vanessa coelho:
Membro desde: 19.09.2011

Como é que se consegue olhar para uma pessoa todos os dias como se fosse a 1ª vez? Isso para mim é poético, pois não consigo fazer isso...

Retrato de CarlaLuna
Seg, 19/09/2011 - 16:13
CarlaLuna:
Membro desde: 08.08.2011

Olá Vanessa,

Eu sei que é duro aquilo que te vou dizer, mas parece-me que ele está a praticar contigo um tipo de violência, não sendo fisica mas sim psicológica e mental e por favor não te esqueças que isso também é crime.
Não deixes que te trate assim, ninguém tem o direito de te dizer ou fazer algo que te magoe e se ainda para mais já tinhas sofrido um desgosto amoroso no passado tens que saber valer os teus direitos como Mulher. Ele é machista e invejoso, não pensa em ti só nele, ele ajuda-te em algo em casa? Se não, a próxima vez que ele te disser algo a cerca da sujidade (quer ela exista ou não) diz-lhe que se ele limpar ou ajudar talvez seja mais facíl ver as coisas limpas da forma como ele quer.

Força, estamos aqui para poderes desabafar, porque entendo que esta situação não seja facil de falar com que se conheçe, mas talves devesses colocar alguém a par do que se está a passar para situações futuras possas ter a quem recorrer.

Bjs

Retrato de AMFV
Ter, 20/09/2011 - 14:06
AMFV:
Membro desde: 29.07.2008

Não consegues fazer isso agora ou anteriormente conseguias?

Connosco (eu eo meu marido) isso é possível. Como é óbvio isto é uma forma de estar a dois e não só um. O casamento implica vida a dois e por isso exige dos dois. Se eu olho para ele como se fosse a primeira vez ele também faz o mesmo para comigo.
Se perguntarmos aqui quem em dois anos e meio de casamento somando dois anos de namoro quem NUNCA discutiu com o/a namorada vamos certamente encontrar poucos casos. Fizémos também o acordo de não deixar coisas por esclarecer de um dia para o outro. Temos cumprido.
Agora se pensamos sempre da mesma maneira? Não
Temos as mesmas prioridades nos assuntos? Não

Mas levamos muito a sério (os dois) aquela parte do "ser-te fiel, amar-te e respeitar-te ... todos os dias da nossa vida").

Não sei se posso chamar a isto terapia de casal mas connosco resulta. Parece.me que também se pode fazer terapia de casal caseira. Acho que é isso que fazemos.
Boa sorte.