Casar na Igreja e não ser católica | A Nossa Vida

Casar na Igreja e não ser católica

Retrato de ana123
03.04.2011 | 02:44
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

.


Retrato de Syll
Dom, 03/04/2011 - 03:35
Syll:
Membro desde: 27.04.2010

Para quem não quer há muito, e isso parece ser desculpa de mau pagador para quem está com problemas com o compromisso.
É assim que queres para ti?
Tu vê bem a posição em que ele te está a meter...

Retrato de patrícia84
Dom, 03/04/2011 - 10:25
patrícia84:
Membro desde: 17.10.2009

e ele vai a missa das 8h todos os domingos?
Eu sou catolica mas nao praticante e tiver que ir a igreja casar-me de branco eu vou!

«Também disse que acha parvoice casar so no civil e por isso era melhor não casarmos, vivermos so juntos para sempre.» e viver junto isso é de catolico???

Acho que ele esta a exagerar e muito...

bjinho

Retrato de eri
Dom, 03/04/2011 - 10:26
eri:
Membro desde: 15.12.2007

eu percebo-o e axo k ele tem razao.
um casamento pela igreja,não é o que a maioria faz,só a festa que intresa,e a parte da igreja é um acesorio porque é bonito.
olha digo-te,o teu namorado devia hver mais como ele,parece-me ser alguem serio e que sabe o que esta certo nesta vida.
o meu marido tmb n ligava nenhuma ´igreja,mas aos poucos e poucos começou a ir á missa comigo,pasado uns 2 anos,ele já gostava mais de ir a misa que eu,e depois casamo-nos.

da-lhe os meus parabens,tu se n tens fe,n sei pk esa vontade.sera que é para fazer ver o ingles?ou sera que é pk o amas e queres perante Deus assumir o comprumiso de ama-lo para sempre?

pensa

Retrato de AL
Dom, 03/04/2011 - 10:50
AL:
Membro desde: 12.02.2011
patrícia84 wrote:

:O
e ele vai a missa das 8h todos os domingos?
Eu sou catolica mas nao praticante e tiver que ir a igreja casar-me de branco eu vou!

«Também disse que acha parvoice casar so no civil e por isso era melhor não casarmos, vivermos so juntos para sempre.» e viver junto isso é de catolico???

Acho que ele esta a exagerar e muito...

bjinho

Eu concordo com este comentário! Se ele é assim obececado com a religião, isso não é de todo católico! Worried
Fala com ele, explica-lhe isso... Diz que ninguém é perfeito mas que podem chegar a um acordo e tenta perceber se isso é só mesmo da religião ou se é para não se casar mesmo...
Depois posta qualquer coisita. Beijinhos querida. Kiss

Foste a melhor coisa que me aconteceu na vida. Amo-te para sempre! :x

Madrinha: MeVi
Afilhada: Mari Fernandes

Retrato de sonia_
Dom, 03/04/2011 - 11:13
sonia_:
Membro desde: 30.01.2010

Talvez eu vá ser muito fria, mas isto é o que eu acho... Das duas uma: ou ele já não gosta de ti como dantes, ou isso tem dedinho de alguém... Worried Que sentido faz a vossa relação ter sido sempre tão boa, mas de um momento para o outro ele lembrar-se que a religião é assim tão importante?! Isso não faz sentido nenhum, é estranho como dizes...
Numa coisa eu concordo: no de casar pela igreja só porque é bonito e só porque a família quer. Se a igreja não diz nada ao casal, não acho bem irem à igreja naquele dia...
Tenta conversar com ele e tentar perceber porque é que ele de repente teve essa pancada... Tongue
Boa sorte (que vais precisar)!

Retrato de R i i
Dom, 03/04/2011 - 11:25
R i i:
Membro desde: 26.12.2010

Acho que penso que isso é apenas uma desculpa...

Será que o desejo que ele demonstrava pelo vosso casamento era sincero?

Não me parece... =T

Se assim fosse, ele casaria contigo sem sequer se questionar católica praticante, ou não.

Retrato de lovely mom
Dom, 03/04/2011 - 11:28
lovely mom:
Membro desde: 01.08.2010

Olá Ana,

Antes de mais devo dizer que não existem não praticantes, ou se é católico ou não se é.
Concordo com a parte da hipocrisia (atenção que não estou a dizer que és), para mim é estranho que alguém que não é religioso, não se identifica com a religião em que foi baptizada queira casar nela.
Mas também entendo o teu lado, é um desejo dele e algo ao qual ele, aparentemente, dá grande importância, e cedes para agrada-lo.
Fala com ele com calma, tenta entender os motivos dele.
Beijinhos

Retrato de ana123
Dom, 03/04/2011 - 13:30
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Sim, vai à missa todos os domingos. Ele diz que o significado do casamento é religioso, que foi a religião que inventou o casamento. No entanto, para mim o significado do casamento é o amor, não lhe atribuo o significado religioso. Casar na Igreja ou não é algo que não me preocupa muito,sou como tu, até gostava de ir de branco casar na Igreja, acho bonito... Não penso que seja necessário serem ambos católicos, pois a religião católica admite casamentos entre pessoas de religiões diferentes, desde que um seja católico!
bjinh

Retrato de ana123
Dom, 03/04/2011 - 13:37
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Eu às vezes(embora nem sempre) vou com ele á missa,mas é só porque isso o faz sentir-se feliz, mas todos os domingos não, pq a religião católica a mim não me diz nada.
Eu tenho fé em Deus, apenas não gosto de muitas coisas da religião católica e por isso fui-me afastando dela. E há outras que não acredito.

Pode ser hipócrita não ser católica e casar na Igreja, mas uma vez que ele é, penso já fazer sentido, a religião católica aceita casar um católico com uma jeová, ou alguém de outra religião, a verdade é que o amor tem de estar acima de todas as religiões e o casamento é uma prova de amor, não uma prova a Deus, na minha opinião Wink
bjinhs Wink

Retrato de BetaB
Dom, 03/04/2011 - 14:38
BetaB:
Membro desde: 30.11.2009

Olá

Bem na minha opinião só tu consegues responder á tua questão pois se ele é realmente católico ferranho (e não é só ir à missa todos os dias) ele tem razão no que diz.

Temos que respeitar as sua crenças, mas também de certeza que ele não casara virgem nem é contra o preservativo como manda a igreja por isso não és só tu que pecas.

Sou católica não praticante e o meu namorido não tem religião, ele diz que como eu quiser casar para ele esta tudo bem pois ele só quer casar pelo civil mas se eu fizer questão de ir á igreja ele vai. É claro que não é correcto ir á igreja sem religião mas a vida é mesmo assim algum de nós terá que abdicar.

Mas eu só casarei pelo civil pois também não sou praticante...

Beijinhos

Retrato de sibilla
Dom, 03/04/2011 - 15:05
sibilla:
Membro desde: 03.11.2010

Então ele é assim tão crente, tão "santinho" e não quer cumprir um sacramento só porque tu não és tão "católica" como ele!? Mas está disposto a viver contigo sem casar!? Ou seja, tem tanta fé, tão crente e tudo, e vai viver contigo "em pecado", a fazer vida de casado porque não está para cumprir um sacramento contigo!? Hypnotized Surprise

Concordo com a Anasbageri. He's not that into you. Porque para a igreja católica o casamento é um sacramento que requer que pelo menos um dos noivos seja católico. É o católico que vai cumprir o sacramento, porque o outro não o é. Mas nem é esse o caso. E vai ele viver sem casar porque tu não serves para isso. Grande hipócrita, a sério. Frustrated

If you don't like my peaches, baby, why do you shake my tree?

Retrato de BetaB
Dom, 03/04/2011 - 15:09
BetaB:
Membro desde: 30.11.2009

De acordo...

Retrato de Marta2009
Dom, 03/04/2011 - 22:16
Marta2009:
Membro desde: 02.03.2011

Tanto os meus pais como os meus sogros casaram pela Igreja, contudo os meus sogros a determinada altura mudaram de convicção religiosa seguindo outro ramo do cristianismo e foi segundo essa corrente que educaram ambos os filhos.

Eu sou católica crente e mais ou menos praticante, mais ou menos porque raramente vou à missa mas não prejudico o próximo, não faço maldades e sou séria e honesta. o meu marido não é praticante mas segue as ideologias dos pais. Quando decidimos casar optamos casra pelo civil, eu não queria um casamento como o dos meus cunhados, ele não queria um casamento católico, dividimo o caminho ao meio e ninguém obrigou ninguém a nada.. por mais que os meus pais dissessem que me devia impor e casar na Igreja (embora não me incomodasse nada não o fazer) e a minha sogra sentisse pena de não haver cerimónia religiosa, seguimos o nopsso caminho e não houve ultimatos.

Deus quer a nossa felicidade,o nosso bem, não quer a desunião e muito menos ser o pretexto para as discussões. E como já foi dito, é hipocrisia casar na igreja, por Amor, não sendo praticante, mas não é ser católico praticante e viver em união de facto?em "pecado"?já agora, sem querer entrar em detalhes íntimos nem ferir susceptibilidades, o que é que ele acha do sexo antes do casamento?
Cheira a desculpa de mau pagador...

Amo-te, hoje mais do que ontem e muito menos do que amanhã!

Retrato de anasbageri
Dom, 03/04/2011 - 23:07
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010

Olá!
Como muitas meninas aqui sabem, sou especialista em relações à distância, a diferença é que tanto eu como o meu marido fizemos tudo o que podiamos para poder viver juntos.

A questão da igreja é uma grande e falsa desculpa, lembrou-se agora? Não quer casar na igreja casa no registo, é parvo? Vive na Idade Média?

Desculpa se pareço dura mas a verdade Ana é que He's Just Not That Into You.

Hoje não quer casar, amanhã precisa de mais liberdade e vai arrastando a coisa e deixando-te em banho-Maria.

Retrato de sonia_
Seg, 04/04/2011 - 11:00
sonia_:
Membro desde: 30.01.2010

A religião é motivo para guerras... logo é motivo para desentendimentos...e muitos...infelizmente... Waiting enfim...
Sê paciente e conversem muuuiitooo... Tongue

Retrato de Marta2009
Seg, 04/04/2011 - 11:27
Marta2009:
Membro desde: 02.03.2011

Parece que só segue determinados princípios católicos..os que lhe convêm mais...

Conversa bastante com ele, tenta mostrar-lhe que se tem flexibilidade para não seguir os principios católicos com os quais não concorda (não segue o principio da castidade e não se importa de viver contigo sem casar) também deve ter para entender os princípios dos outros e, acima de tudo deve ter compreensão com as pessoas que o rodeiam, principalmente com a namorada.

Pois já Jesus dizia "quem nunca pecou que atire a primeira pedra"

Amo-te, hoje mais do que ontem e muito menos do que amanhã!

Retrato de Syll
Seg, 04/04/2011 - 12:51
Syll:
Membro desde: 27.04.2010

Sou de uma família bem religiosa, inclusivamente houve um padre na árvore genealógica bem perto de mim. No entanto, não só me afastei da Igreja, como da religião em geral, pois não acredito em Deus. Acredito na força da Natureza e na nossa presença mundana, que deve ser a melhor possível. Lá porque não sou religiosa, não deixo de ter princípios bem vincados, e procuro ser melhor pessoa possível. Serei, aliás, mais seguidora dos mandamentos (exceptuando os directamente ligados à cultura católica, leia-se ao culto a Deus) do que muitos que vão sempre à missinha papar hóstias.
Acredito também no casamento, nessa sociedade vitalícia, e em todos os aspectos inerentes, incluindo o momento de afirmação desse voto de sacrifício, esforço e dedicação para sempre.
Quando quis casar, a minha mãe colocou-me numa posição difícil. Quando disse que não queria casar pela Igreja, a cara dela transfigurou-se de desilusão e fincou pé comigo, dizendo que se não fosse pela Igreja não acreditava, não compreendia nem apoiava. Talvez fosse mais garganta do que outra coisa. Mas fiquei a saber que lhe iria dar um golpe muito grande num momento que eu desejava que fosse de felicidade para todos os que me rodeiam. O agora marido colocou-se ao dispor de imediato para lhe fazer a vontade. Eu cismava com as minhas convicções. Mas depois percebi que o formato era pouco importante comparado com a necessidade de tanta alegria em torno de mim. Nós pretendíamos jurar os votos com convicção rodeados de quem nos era importante. Se isso acontecia numa Igreja ou não, era muito pouco importante. E assim, procedi aos infindáveis arranjos para casar na Igreja e percebi que fiz as nossas famílias mais confortáveis e solidárias por isso. O facto de ser perante Deus foi irrisório, confesso com pouco significado para nós, mas com MUITA intenção tudo o restante, que é o que interessa.

O teu caso é um pouco diferente, pois é o noivo que possui essas sensibilidades. Para ser sincera, se ele realmente é religioso, tens de ponderar seriamente tornar-te mais "adepta", por uma questão prática. É algo extremamente pessoal e intrínseco à personalidade, e será difícil conduzir uma vida a dois com uma tal fractura básica.
Se acreditas em Deus, metade do caminho está feito. Pensa como eu, que o culto é só um culto, que os rituais são só um tipo de rituais: a forma é o que menos importa. O que te pode irritar serão discursos conservadores de alguns padres, e aí muda de local de culto, procura outra paróquia. De resto, em teoria, tudo aquilo simboliza amor, e isso é algo que vale a pena prestar culto e reflectir e tentar melhorar em nós próprios. O grande problema da Igreja é a subversão que os homens lhe fizeram. Mas estamos numa fase de desenvolvimento cultural que permite que cada um faça o seu juízo e filtre o que acha correcto. Honestamente, o modelo católico, neste sentido, está ultrapassado, pois não pretende dar esse espaço de discernimento pessoal, continuando a tratar toda a gente como um rebanho literal de ovelhas ignorantes. Mas isso é só o que os homens da Igreja fazem. Se procurares bem, a mensagem é positiva, de amor e de bem. Foca-te nela e serás a maior e melhor religiosa do mundo.
Por último, e resumindo tudo, se acreditas no amor, neste amor da Igreja, de Deus, e para com o teu namorado, deverás estar disposta a sacrifícios. Há gente que muda a vida por completo para poder estar com a alma gémea. Por isso, se a relação vale a pena, estas coisas não podem ser impedimento a vocês estarem juntos e felizes.

Retrato de Ignoto
Seg, 04/04/2011 - 12:51
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008

ana123 wrote: (...)descobri que afinal ele mudou de ideias sobre casar comigo na igreja porque outro dia estava a conversar com amigas( tb não católicas) que fizeram umas piadas sobre a religião e eu entrei na onda, mas fiz isto naturalmente e sem pensar muito nisso, para meu espanto ele ficou chateado e muito.

(...) acho falta sensibilidade a mais, mas também não sou católica ferrenha para conseguir entender.

Entretanto, vou ver se a teimosia dele passa....

Não entendo, como é que alguém "goza" com a fé de outro, e põe em causa os princípios dessa fé, e tem vontade de assumir um compromisso perante essa mesma fé.

O que distingue a religião Católica de outras, é que a Bíblia é interpretada, é como as leis, nem sempre concordamos com todas as leis.

O rapaz tem a fé dele, mas isso não o proíbe de pensar pela própria cabeça e de concordar ou não com algo que ele não considera correcto, visto até os teólogos cristãos já virem falar sobre o fim do celibato.

Mas pronto, quando só conhecemos um lado da história, é fácil atirar pedras e não compreender a dimensão da fé de alguém.

O que aqui foi dito, foi muito feito, acusarem o rapaz de não gostar da rapariga por não se querer casar? e as convicções de cada um? são as convicções e os ideais que definem quem somos, ao obrigarmos outro a abdicar disso, é obrigar a abdica-lo de quem é, é ninguém tem o direito a exigir isso de alguém em nome do amor.

O casamento aos olhos da Igreja é um dos sacramentos mais importantes que é assumido para a vida, de que vale assumir um compromisso se não se acredita nele nem se defende os princípios no qual assenta?

um não-católico fazer questão de casar pela Igreja é quase tão contra os ideais (não quero dizer hipócrita pois é uma palavra forte demais) como um comunista rico

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de ana123
Seg, 04/04/2011 - 13:36
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Olá Syll:)
Tal como tu, também recebi uma educação católica e fui-me afastando dela. Em criança ensinavam-me coisas sobre a religião e eu desconfiava delas, algumas pareciam-me ter pouco sentido. Como tu mesma disseste "o modelo católico está ultrapassado, pois não pretende dar esse espaço de discernimento pessoal, continuando a tratar toda a gente como um rebanho literal de ovelhas" Não nos querem fazer pensar, para não desconfiarmos do que nos ensinam, se repararmos que há coisas que têm pouca lógica dizem-nos que a Religião tem que ser entendida com a Fé e não com a Razão.

Com o tempo, a minha família nuclear também começou a afastar-se da religião, por ter percebido que esta nos ensina uma série de mentiras. Os valores morais da religião católica, tais como fazer o bem ao próximo, eu pratico e defendo.
Já a família do meu namorado é extremamente religiosa, ao ponto de considerarem que os não católicos à partida serão pessoas menos bondosas e generosas e consideram que faltar à missa é um grande pecado. Já chegaram ao cúmulo de dizer que uma mulher não católica se divorcia mais facilmente do que uma católica, pois tem menos valores morais, valores esses que se aprendem na missa.

Tenho feito alguns sacríficios, por vezes vou à missa, não gosto de estar lá, mas são 35 minutos apenas, mesmo assim não consigo ir todas as semanas. Eu faço-o porque ele me disse que é algo que gostaria que eu fizesse.

Quanto às piadas que mandei sobre a religião, é impossível também afastar-me de quem eu sou, se comentar algo negativo sobre a religião não dá bom resultado, ele não possui abertura para isso.

Acho que dizer-me que não casa comigo por eu não ser católica foi um castigo para tentar que eu vá mais vezes com ele à Igreja e para evitar que eu volte a criticar a mesma.
A questão agora é aquilo que eu estou disposta a fazer...

beijinhos

Retrato de sibilla
Seg, 04/04/2011 - 13:42
sibilla:
Membro desde: 03.11.2010
Ignoto wrote:

um não-católico fazer questão de casar pela Igreja é quase tão contra os ideais (não quero dizer hipócrita pois é uma palavra forte demais) como um comunista rico

Primeiro o fim, e se queres uma boa analogia, é mais um franciscano rico (assim como o melícias).

Depois o resto. Eu sou católica, costumo ir à missa, tenho amigos frades e participo nas actividades da paróquia. E todos rimos de coisas religiosas sim. Essa ideia de que "se é sagrado não se pode tocar" é de quem não tem cabecinha para pensar nem discernimento para ver e saber quando e até onde se pode ir. Por exemplo, nós rimo-nos com a piada dos contemporâneos sobre o padre. Ou aquela boca da abstinência sexual ser 99,99% segura. E tantas outras coisas.

Se o moço é tão hipersensível, não faz sentido ser tão hipócrita e só aproveitar o que quer. Se é para aproveitar o que quer, porque é que há-de fazer a rapariga sentir-se tão mal por "não servir" para casar, embora sirva para todas as funções que ELE, por ser tão crentinho, deveria reservar APENAS E SÓ à sua esposa?!

Esta história lembra-me o caso de uma amiga minha que, sendo ateia (aqui nem é o caso! e a rapariga não ia casar por ser bonito, porque apesar de tudo é católica e acredita no sacramento!), tinha um namorado católico mas fazia vida de casada com ele.
Há montes de tempo que ele falava em casar, e ela disse que cedia a casar na igreja por saber o quão importante é para ele. Recordo que o sacramento do casamento apenas implica que UM dos noivos seja católico, e é esse que responde perante a igreja.
Bem, o rapaz disse um dia a brilhante boca: estava muito triste porque não podia comungar. A minha amiga ficou espantada e perguntou porquê. A resposta foi: porque contigo vivo em pecado.
WHAT?! Então se não queria viver em pecado, casava com ela! Esta gente faz-se de anjinha, ai que sou tão religioso e o diabo a quatro, e usam a religião para não assumirem as suas responsabilidades. Se ela fosse muçulmana, ou judia, ou nada, que diferença lhe faria se ele realmente quisesse cumprir esse sacramento com ela!?

Poupem-me!

If you don't like my peaches, baby, why do you shake my tree?

Retrato de ana123
Seg, 04/04/2011 - 13:44
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Ignoto, concordo com a tua última frase, mas se um elemento do casal é católico e o outro não é, um deles terá de abdicar do que acredita. Há sempre um que ficará insatisfeito, o católico preferia casar na Igreja, o não Católico no Civil.

Retrato de sibilla
Seg, 04/04/2011 - 13:51
sibilla:
Membro desde: 03.11.2010
ana123 wrote:

Tenho feito alguns sacríficios, por vezes vou à missa, não gosto de estar lá, mas são 35 minutos apenas, mesmo assim não consigo ir todas as semanas. Eu faço-o porque ele me disse que é algo que gostaria que eu fizesse.

Quanto às piadas que mandei sobre a religião, é impossível também afastar-me de quem eu sou, se comentar algo negativo sobre a religião não dá bom resultado, ele não possui abertura para isso.

Acho que dizer-me que não casa comigo por eu não ser católica foi um castigo para tentar que eu vá mais vezes com ele à Igreja e para evitar que eu volte a criticar a mesma.
A questão agora é aquilo que eu estou disposta a fazer...

beijinhos

Tive ainda ontem essa conversa com o meu namorado. Eu gostava muito que ele fosse comigo à missa porque é uma coisa que me faz feliz. Mas ele, apesar de ser católico, disse que neste momento ir à missa seria um sacrifício, e não é assim que ele vê a sua relação com Deus. Evidentemente, tive que aceitar.

A relação que cada um estabelece com Deus é e tem que ser íntima, pessoal e livre. Se vais à missa porque ele te obriga, mais vale que não vás. Estás a afastar-te mais de Deus com isso porque começas a ganhar raiva a um momento tão sagrado e bonito.

Se ele não te aceita como tu o aceitas a ele (e sim, também falo do sentido de humor, um homem sem isso, Deus nos livro Wink ) deves realmente repensar essa relação e sobretudo o seu futuro. Porque viveres a tua vida obrigada a seguires uma fé que não te toca, não me parece uma vida feliz.

Boa sorte!

If you don't like my peaches, baby, why do you shake my tree?

Retrato de ana123
Seg, 04/04/2011 - 13:57
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Olá

Ele nunca me obrigou a ir à missa e nunca insistiu comigo para eu ir, apenas me disse que era algo que ele ficava feliz se eu fizesse, mas sempre me deixou à vontade para não ir.
Também não quer que me torne católica à força. Na verdade, ele quer que eu vá à missa algumas vezes com ele( ele vai sempre, mas desde que eu và às vezes é melhor que nada), que não contrarie as crenças dele, que nem sequer as comente, porque sabe que as vou desaprovar, que não goze com nada relativo à Igreja(em frente a ele pelo menos) e que não entre em confronto com os sogros, que são extremamente religiosos nas suas convicções. Chego ao ponto de ouvir coisas que os sogros dizem, mas nem comento, pq se comentasse iria deixá-los irritadíssimos e como só estou lá de visita faço o "frete". Pelo menos, eles também não procuram conflitos comigo, desde que eu não critique a religião deles, está tudo em paz e sossego.

Wink

Retrato de dedinho
Seg, 04/04/2011 - 18:51
dedinho:
Membro desde: 27.01.2009

ana123 wrote:

Acho que dizer-me que não casa comigo por eu não ser católica foi um castigo para tentar que eu vá mais vezes com ele à Igreja e para evitar que eu volte a criticar a mesma.

beijinhos

Desculpa lá... mas isto não é um bocado "chantagem emocional"??
Vê lá no que te metes... Digo isto porque a religião foi muitas vezes motivo de chatice entre os meus pais...

Retrato de sibilla
Seg, 04/04/2011 - 19:01
sibilla:
Membro desde: 03.11.2010
ana123 wrote:

Olá

Ele nunca me obrigou a ir à missa e nunca insistiu comigo para eu ir, apenas me disse que era algo que ele ficava feliz se eu fizesse, mas sempre me deixou à vontade para não ir.
Também não quer que me torne católica à força. Na verdade, ele quer que eu vá à missa algumas vezes com ele( ele vai sempre, mas desde que eu và às vezes é melhor que nada), que não contrarie as crenças dele, que nem sequer as comente, porque sabe que as vou desaprovar, que não goze com nada relativo à Igreja(em frente a ele pelo menos) e que não entre em confronto com os sogros, que são extremamente religiosos nas suas convicções. Chego ao ponto de ouvir coisas que os sogros dizem, mas nem comento, pq se comentasse iria deixá-los irritadíssimos e como só estou lá de visita faço o "frete". Pelo menos, eles também não procuram conflitos comigo, desde que eu não critique a religião deles, está tudo em paz e sossego.

;)

Dizes isto depois de teres dito isto:

ana123 wrote:

Acho que dizer-me que não casa comigo por eu não ser católica foi um castigo para tentar que eu vá mais vezes com ele à Igreja e para evitar que eu volte a criticar a mesma.

beijinhos

Chantagem não é obrigar-te? Então é o quê?

If you don't like my peaches, baby, why do you shake my tree?

Retrato de _Marta_
Seg, 04/04/2011 - 19:10
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

A religião é, a meu ver, um tema um tanto ou quanto delicado no que diz respeito ao relacionamento entre casais, especialmente quando um deles é muito aficcionado de determinada religião (para não dizer mesmo fanático).
Posso começar por dar o meu exemplo, até porque é "soft" e entendemo-nos bem em relação a isso: eu sou católica, nasci e cresci no meio do catolicismo, ia à missa todos os Domingos, fiz a catequese completa e por aí fora. No entanto, não concordo com todos os princípios da Igreja Católica e aos poucos fui-me desligando um pouco da vida activa na igreja. O meu namorado é ateu. Nem sequer é baptizado. Apesar de não querermos (até ver) casar, ele sempre me disse que será como eu quiser: se eu quiser, algum dia, casar pela igreja, ele não se importa e faremos um casamento com disparidade de culto. Se preferir pelo civil, óptimo na mesma. Até aqui, pacífico. Brincamos e criticamos coisas na religião (assim como em tudo), apenas porque ambos não nos sentimos constrangidos por isso. Desde que eu não ande por aí a espalhar imagens de santos e afins pela casa, óptimo. Durante o tempo em que ainda estava ligada às actividades da paróquia e já namorava, nunca em momento algum disse ou dei a entender que gostaria que ele fosse. Era o que faltava. Se ele não é católico ia lá fazer o quê?? É a mesma coisa que me dissessem para eu ir a uma assembleia da IURD ou Jeová ou whatever todas as semanas. Mas faz algum sentido???
Mas aproveito o embalo para dar um exemplo... a minha mãe é fanática católica. Tudo o que a Igreja diz ou faz é verdade absoluta e inquestionável. E ninguém pode dizer mal daquilo sob pena de termos grandes chatices. Tenho de respeitar a opinião dela e muitas vezes calar-me.
Ana123, se não és católica ou não praticas os actos ligados ao catolicismo, não o faças por obrigação. Não deixes de ser quem és apenas porque a pessoa ao teu lado deseja que tu sejas de uma determinada maneira, sob pena de um dia mais tarde as coisas darem para o torto quando tentares ser apenas quem és...

Retrato de DMRS
Ter, 05/04/2011 - 05:29
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

Ana

as opinioes de cada um valem o que valem mas como foi isso que pedis-te vou dar a minha.

Concordo com o que ja foi dito.
casar numa igreja sem se acreditar em nada tb acho um pouco sem sentido mas querer só o que nos agrada na religiao tambem nao é justo nem honesto.
mas se tu o estás a fazer o teu namorado tb está.
ele se aceita viver junto (e em pecado) qual é a autoridade dele em dizer-te que tu é que és a hipocrita?!

tu falas muitas vezes no que tu fazes para o deixares "bem-disposto" mas ja reparas-te que nao nos nomeas-te nem uma única cedencia da parte dele??

casar ou nao. pela igreja ou nao vai ter de ser uma decisao vossa mas uma coisa que eu acho essencial é o respeito mutuo.

se tu nao podes brincar com a religiao porque pode ele admitir e incentivar que digam (indirectamente) que és menos moral que seja la quem for??

acho que ha muita gente que usa a religião como meio para criticar os outros e isso a meu ver é tudo menos fazer aquilo que Deus realmente quer. é simplesmente aquilo que os homens fizeram à religião.

Ha pessoas mais fanaticas e ha pessoas menos fanaticas e ha pessoas que nem sequer acreditam.

se tu prgtares as pessoas o que fariam na tua situação ha muitos que te diriam para ultrapassares isso, outras dir-te-iao para te converteres a fora, outras como eu mandavam-no passear mas ng tem nada a ver com isso.

A decisao é tua.
tu conheces o teu namorado mas tenta ve-lo cmo ele realmente é e nao como a imagem que definis-te dele.
tenta observar objectivamente o comportamento dele em relação a ti, aos outros e ao seu meio.
se for essa a pessoa que queres ter ctg, aceita-o como ele é porque ninguem muda o que é.
nao te esqueças que toda e qualquer mudança demora muito tempo a ocorrer (qd ocorre) mas o mais provavel é ele ser assim para sempre. assim como o mais provavel é tu seres assim para sempre.
achas que dará certo??
só tu sabes a resposta para essa pergunta e só tu podes decidir

bjnho*

Retrato de eri
Ter, 05/04/2011 - 21:50
eri:
Membro desde: 15.12.2007

ignoto

Clap

ana pelo que parece tu é k tas a frisar o casamento,parece que es tu k é kem do casal que quer fazer esa união.
mas n o faças levianamente.
n perdes nehuma parte de ti nem da tua maneira de ser se avivares a tua fé..

os homens mtas vezes teem mais descirnimento k nós,nos pensamos logo em tudo,eles vão mais a fundo.

compreende-o.

e ele ama-te,se n n tava ctg

Retrato de ana123
Ter, 05/04/2011 - 21:58
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

olá

No que diz respeito à religião, ele também já tem cedido, por vezes peço-lhe para não ir, por exemplo quando quero ir passear para a praia de manhã e ficar lá o dia todo, no dia dos namorados de 2009 também lhe pedi para não irmos à missa, ele cedeu.. Mas custa-lhe ceder. Em outras alturas, ele já chegou a ir sozinho à missa, eu não vou sempre, faço o sacríficio de ir algumas vezes. às vezes peço-lhe para ele não ir, pq ele joga futebol aos domingos de manhã e quer ir a uma missa da tarde e isso fica aborrecido, é a minha única folga semanal e muitas vezes prefiro ir passear. Mas deixá-lo ir sozinho também é chato.

Temos falado nesse assunto nos últimos tempos, numa tentativa de chegarmos a um consenso, ontem ele disse-me que acha que não me devia ter dito o que disse, que o disse por estar zangado comigo por eu ter gozado com algumas coisas da religião, parece-me que está a dar de novo um passo atrás, ainda bem que percebeu que foi uma estupidez.

Retrato de ana123
Ter, 05/04/2011 - 22:01
ana123:
Membro desde: 03.04.2011

Eri, eu tenho fé, apenas não gosto da religião católica, considero que ela nos conta muitas mentiras, como já há provas disso e imensos livros e documentários que põe a nu várias verdades. Além disso, os representantes da mesma, os padres, são pessoas cheias de defeitos, os erros deles levam-me a descrer na religião, pq parece que nem os padres acreditam naquilo que nos dizem, pq nem eles o seguem....
Mas eu tenho fé e crenças...apenas não preciso de intermediários!

Post