Sinais de que a relação não está bem | A Nossa Vida

Sinais de que a relação não está bem

Retrato de JoanaJojo1991
03.11.2013 | 19:39
JoanaJojo1991:
Membro desde: 07.08.2011

Boa tarde a todos.
Vim fazer um desabafo e se conseguirem dar um conselho sobre a situação ficaria grata.

Eu namoro há muitos anos com o J., há 2 anos começamos a viver juntos e a nossa relação começou a ir por água abaixo.
Primeiro as discussões relacionavam-se com as tarefas domésticas. Ele melhorou um pouco e pensei que o progresso traria a felicidade... mas, ele começou por se distanciar. Não se aproximava para perguntar como eu estava, como tinha sido o dia... Depois por um problema familiar ausentei-me durante um mês e ele praticamente não me ligava, só falava quando eu telefonava e às vezes tentava desligar o telefone o mais rapidamente possível... pensei em acabar, falei em terminar e logo voltou a ser preocupado e a prestar atenção ao telemóvel.
Nas férias, como somos estudantes, passava algum tempo comigo mas não queria passear ou fazer praia só queria estar em casa.
Depois, estive doente e não me acompanhou nem por um minuto em nada. Nem se preocupou como estava pois deixou-me só enquanto foi a uma festa. Falei em terminar e tudo melhorou.
Recentemente discutimos de forma estúpida, como se já nenhum tivesse vontade de aturar o outro. Se eu digo que ele se esqueceu de algo que devia ter feito ele já me acusa de ser a culpada em tom alto, se eu me calo chateia-se porque me calo se eu falo levanta a voz.
O grande problema é que apesar de eu ter consciência que tirando os momentos maus ele é boa pessoa e bom namorado, por dentro tenho uma sensação de que algo está mal, de que algo está errado. Já falei com ele e expliquei-lhe o que sentia e ele diz que é confusão minha... mas já estou assim com esta sensação há um mês.
Alguém sabe me explicar o que se está a passar?


Retrato de lover93
Seg, 04/11/2013 - 12:51
lover93:
Membro desde: 13.03.2012

Só quando falas em terminar a relação é que ele se porta bem mas depois volta ao normal? Sinceramente acho que isso já não é uma relação saudável, parece que ele não se esforça. Têm que falar e tu tens que tomar uma decisão do que é melhor para ti, continuar assim ou seguir em frente.

Retrato de Melinha
Seg, 04/11/2013 - 14:16
Melinha:
Membro desde: 16.02.2010

Às vezes o problema de muitas relações é apenas um... Hábito

Damos tudo por garantido, não fazemos nada para cultivar, preservar e deixar a chama acesa, as coisas vão acabando como tu própria dizes, um não se preocupa, outro não fala, quando fala há berros etc etc.. Demonstra o quanto desgastada está a relação.

No entanto mal um de vocês fala em terminar os "pirilampos" são quase automáticos e a ideia de perder tudo aquilo parece consumir a outra pessoa, e ela volta ao estado "alerta".

Não quer dizer que os sentimentos tenham acabado, mas também não quer dizer que estão lá, o hábito é uma grande rasteira numa relação e quando um dos dois apercebe-se que está preso numa relação por hábito, que o facto de se ver sozinho parece ser tormentoso é apenas isso.

E o que me parece no meio disto é isso mesmo, hábito.. Ele acomodou-se, sabe que tu estás presente e vice-versa, não sente necessidade de falar ou justificar-se, mas também se não o fizeres incomoda-se, agora prende de algum de vocês assumir isso e fazer opções em relação ao futuro e tu principalmente que te interrogas se queres viver numa relação assim.