Sal | A Nossa Vida

Sal

Retrato de Suzy.
03.03.2009 | 09:38
Suzy.:
Membro desde: 11.12.2007

Bom dia,

O meu marido sofre com as tensões altas, então tento minimizar o sal na comida, no entanto, especialmente a sopa não fica tão boa, daí perguntar quais as especiarias ou ingredientes que se pode utilizar para substituir este como;

- Sopa;
- Assados;
- EStufados;
- Cozidos

Acho que é tudo.

Obrigada


Retrato de amartins
Ter, 03/03/2009 - 09:50
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

pela mesma razão, as tensões altas do namorido. Tens de apostar nas ervas e especiarias para a comida não parecer densabida. Mas tb não é preciso encher tudo com muitas coisas ao mesmo tempo para não ficar um sabor estranho (máximo umas 3 ervas diferentes por receita). Aqui vão algumas: hortelã, salsa, louro, salva, coentros frescos e secos, rosmaninho,cebolinho, aipo, açafrão, caril, noz moscada, colorau, piri piri, pimenta branca, tomate seco/polpa de tomate/tomate pelado, cominhos...
Assim de repente acho que já dá para ir experimentando...

Retrato de Marline
Ter, 03/03/2009 - 10:00
Marline:
Membro desde: 06.08.2007

Na realidade todos nós deveríamos moderar o consumo de sal que é um dos grandes erros da alimentação dos portugueses.
Para tornar os teus cozinhados mais apetecíveis e para todos, não apenas para o teu marido, deves utilizar ervas aromáticas.

Apesar de existirem algumas combinações perfeitas de ervas com alimentos, por exemplo, manjericão com tomate, orégãos com ovos e massas, estragão com frango, entre outras, na cozinha é sempre bom inovar e experimentar combinações novas.

Outros exemplos de ervas aromáticas (de preferência frescas): salsa, coentros (que devem ser adicionados quase no final dos preparados), tomilho, rosmaninho, cebolinho, hortelã, são tantas...

No meu caso, como nem sempre tenho as ervas frescas, utilizo cebola e alho em tudo e mais alguma coisa. Por exemplo, o arroz. Faço sempre um pouco de refogado com cebola e alho e um dia esqueci-me de colocar sal, no final, apercebi-me que o sal não fazia falta nenhuma. Podes também no final da cozedura do arroz acrescentar um pouquinho de salsa e um pouco de coentros, deixa repousar um pouco e quando servires mistura só um pouco. Fica delicioso!

Desculpa o testamento.
Beijinhos

Marline e Tó
http://onossocasamento.pt/forum/nosso-dia-digno-oscar

My Trash The Dress http://onossocasamento.pt/forum/trash-the-dress-session

Retrato de amartins
Ter, 03/03/2009 - 10:10
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

são uns pacotes de ervas da marca Margão. Se tens medo de arriscar, compras estas misturas que já estão feitas e resultam muito bem.
Chamam-se: Margão ervas e especiarias para...e depois tens uma variedade para tempero de aves, de bifes, de peixe...São saquetas individuais e são para 3/4 pessoas mas tu tens de adequar para o teu gosto. Atenção verifica sempre nos ingredientes se tem sal ou não. Estas eu sei que não têm, mas há mais destes produtos no mercado. Eu gosto especialmente do tempero de aves. Cuidado com o sal escondido, é preciso ler sempre bem os rótulos pois até os gelados podem ter sal...

Retrato de Suzy.
Ter, 03/03/2009 - 10:46
Suzy.:
Membro desde: 11.12.2007

Mas por exemplo, na sopa, o que custumam por para substituir o sal

Retrato de amartins
Ter, 03/03/2009 - 10:51
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

sopa é uma coisa que não faço. Ele não gosta mesmo. Por isso faço sempre toneladas de saladas diferentes (tempero as saladas só com azeite e vinagre - duas partes de azeite e uma de vinagre numa tigela e bates com o garfo, fica cremoso e não se nota a falta de sal. Eu acho que na sopa juntaria um pouco de carne para dar gosto. Talvez o aipo que tem um sabor muito próprio e intenso.
Agora não me lembro mas acho que há receitas de sopa em que faz parte a hortelã. Olha, tenta uma busca no google...

Retrato de _AdRi_
Ter, 03/03/2009 - 16:55
_AdRi_:
Membro desde: 02.12.2008

gengibre moída é uma boa opção para temperar algumas comidas, mas tem de se ter cuidado com a quantidade, pois tem um sabor muito intenso e dá para temperar a sopa.

espero ter ajudado
bjs

Retrato de LI_MA
Ter, 03/03/2009 - 17:40
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

Eu não diferencio as ervas e especiarias por tipo de prato, se gosto uso. Adoro salsa e coentros, como não tenho quintal trago os raminhos de casa da avó e congelo-os, assim como o pimento e o tomate. Estão sempre no meu congelador. E depois tenho aquelas ervas que compro no supermercado. Existem imensas misturas e no pacote recomendam o tipo de alimentos. Existem alguns preparados para grelhados, assados, carne, peixe, é só escolher e depois com o hábito vais adaptando aos vossos gostos. Podes ter a certeza de que o uso de especiarias ajuda a reduzir em muito a utilização do sal!!!

Retrato de Bruna1
Ter, 03/03/2009 - 17:43
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Em alguns pratos e saladas o limão pode ajudar a dar mais sabor. Experimenta na sopa^pôr alecrim fresco bem picado, cebolinho, coentro para quem gostar pois tem um sabor bem forte. Se adicionares dois dentes de alho grandinhos à sopa também torna a sopa saborosa, sem que fique a saber a alho.
De preferência usa ervas frescas em vez das secas pois o sabor é mais intenso e são mais saborosas do que as secas. Não tem comparação, mesmo!

Como as meninas disseram, vai tentando misturar especiarias e ervas ao vosso gosto.

Beijinhos

Retrato de AID
Qua, 04/03/2009 - 18:40
AID:
Membro desde: 27.08.2008

O sal é uma questão de hábito!

Em casa da minha mãe sempre se usou pouco sal na comida, foi assim que fui habituada e podem crer que a mim não me faz diferença nenhuma comer comida com pouco ou mesmo nenhum sal!

Quando vim morar com o meu namorado a todas as refeições ele me dizia: "está bom mas está insonso, para a próxima tens de pôr mais sal". Eu continuei sempre pouco sal na comida e ele hoje já não nota diferença, às vezes pergunto-lhe não achas insonso? e ele não está bom assim!

Ana

Retrato de amartins
Qua, 04/03/2009 - 18:48
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

só custa começar...porque prescindimos do sal há quase um ano e não há problemas...mas se derem novas ideias/receitas, sugestões só agradeço!

Post