Sair de casa | A Nossa Vida

Sair de casa

Retrato de patsardo
02.08.2013 | 18:57
patsardo:
Membro desde: 01.08.2013

Boa tarde, já há algum tempo que venho muitas vezes ver aqui o fórum embora não tivesse conta, mas neste momento senti que precisava de desabafar com alguém e saber uma opinião de fora.
Tenho 20 anos, assim como o meu namorado e moramos ,separados, em Lisboa. Este ano ele está a pensar ir estudar para Santiago do Cacém no Alentejo, porque o curso dele só existe aí e em Faro, enquanto eu estou a acabar o meu curso em Lisboa (acaba em Novembro). Gostava muito de quando terminar o curso ir para lá, morar com ele, e fazia logo o estágio lá, que como é uma zona pequena e a minha área é saúde penso que poderiam gostar do meu trabalho e ter mais hipóteses de lá ficar. Um dos meus problemas é a minha mãe, que acho que não ia gostar que eu fosse. Ela sempre foi muito de me deixar fazer tudo na altura certa, mas no que toca a ir passar férias com o meu namorado ou sair de casa tem uma mentalidade mais "antiquada" Rollingeyes
Sinceramente não sei que fazer... Ou melhor, não sei como falar com ela e explicar-lhe, porque ela vai reagir mal! Ela até amua quando vou de férias e nem me ligue ou responde as mensagens nesse tempo que estou fora..

Também me preocupa o facto de estar separada dele por três meses (tempo até terminar o meu curso).. Eu sei que posso confiar nele, namoramos há quase 3 anos e ele é o meu melhor amigo, mas sempre fui muito insegura e não consigo evitar que isso me preocupe.. É pouco tempo mas como nunca passei por isso parece-me uma eternidade Neutral

Acham que devo ir? O que fazer? Não sei bem..


Retrato de Sofia1984
Sáb, 03/08/2013 - 03:35
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Sinceramente o que acho é que se apenas vais numa de "não conseguires passar longe dele", acho que até devias tentar contrariar isso, pois és nova e uma das maneiras que tens à disposição para perceberes se a tua relação é verdadeira ou não é precisamente cada um ter a sua vida, e lutar pelos seus objectivos, deixando o outro à vontade para fazer o mesmo sem a pressão do "será que ele/a me vai trair?"
Eu também já tive a tua idade e se fosse hoje, por muito que "amasse" alguém, em boa verdade te digo, que ia olhar mais para a minha vida e menos para a "nossa" vida. Isso tem tempo, muito tempo.
As relações são voláteis, e só percebemos que estamos com a pessoa certa quando mesmo apesar da distância, as coisas funcionam.

Eu no teu lugar não precipitaria as coisas. Mas no teu lugar, também não pedi conselhos a ninguém, saí de casa e pronto, tá feito.

Por isso te aconselho a olhares sempre para ti primeiro, como indivíduo. Não é um conselho para seres egoísta, mas sim para encaminhares a tua vida como se de hoje para amanhã tivesses de te desenvecilhar sozinha. Criar as tuas próprias oportunidades penso que passa por aí...pela aquisição dessa maturidade.
Não sei se me fiz entender, mas espero que entendas.

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de patsardo
Sáb, 03/08/2013 - 11:15
patsardo:
Membro desde: 01.08.2013

Não é só por ele..

Eu não tenho uma relação muito próxima com a minha mãe e já há algum tempo que penso em sair de casa. O ano passado era para ir estudar para fora mas devido a um problema familiar não pude. O meu problema não é o saber se quero ir, eu quero e muito! Até porque tenho uma tia que mora ai (irmã da minha mãe) e eu vou para um sitio meu conhecido Smile

A minha questão é como falar com a minha mãe, que não é uma pessoa muito compreensiva nesse sentido...

Retrato de azuki
Sáb, 24/08/2013 - 22:41
azuki:
Membro desde: 24.08.2013

Faz aquilo que te faz mais feliz. Os filhos crescem, arranjam vida própria, têm de a seguir.
Para os pais é sempre difícil saber que um filho vai sair de casa e viver uma vida longe do olhar e protecção deles.
Eu não sei se a opinião que te vou dar será a mais acertada, mas tens de pensar que a tua mãe será sempre tua mãe, independentemente do lugar para onde decidas ir.
É perfeitamente normal que agora queiras começar uma vida conjugal tal como a tua mãe fez... a vida é feita de escolhas, e em todas as escolhas que faças terás de prescindir de uma determinada coisa,para poderes agarrar outra.. cabe a ti e só a ti fazer a escolha correcta.

Eu desejo-te muita sorte... Smile

beijinhos

Esqueça essa história de querer entender tudo. Em vez disso, VIVA, DIVIRTA-SE! Não analise, CELEBRE!*Osho*

Azuki

Retrato de azuki
Sáb, 24/08/2013 - 22:49
azuki:
Membro desde: 24.08.2013

Relativamente ao receio que sentes de falar com a tua mãe, pensa que é uma coisa inevitável... um dia terá de ser:)
Expõe os teus pontos de vista, com calma.. não grites nem te exaltes se ela não concordar contigo. Mantém sempre a postura e a calma.. vai ajudar

Boa sorte mais uma vez..

beijoca

Esqueça essa história de querer entender tudo. Em vez disso, VIVA, DIVIRTA-SE! Não analise, CELEBRE!*Osho*

Azuki

Retrato de patsardo
Dom, 25/08/2013 - 14:12
patsardo:
Membro desde: 01.08.2013

Obrigada pelos conselhos.. Vou ter mesmo de falar com ela porque tal como disseste, se não for agora será mais tarde..

beijinhos Smile