Saídas para a Praia com o ATL | A Nossa Vida

Saídas para a Praia com o ATL

Retrato de silvia30
13.07.2016 | 10:46
silvia30:
Membro desde: 22.07.2009

Olá a todas(os),

Espero que este post vos encontre bem.

Procurei mas infelizmente não encontrei resposta à minha questão. Ora aqui vai, e agradeço desde já a todos(as) que dediquem um pouco do seu tempo a ler este meu post.

Tenho um filho de 7 anos (1º ano) que frequenta o ATL de uma IPSS às tardes e agora nas férias frequenta o dia todo.

A planificação para o mês de Julho inclui várias idas à praia. Ora na passada segunda-feira, numa dessas idas à praia (3 adultos com 36 crianças) o meu filho falou que se enrolou numa onda e que (FELIZMENTE) conseguiu "safar-se". Perguntei-lhe se não tinha algum responsável por perto, e disse-me que estavam um pouco mais à frente e que não viram. Como devem calcular, fiquei em pânico. Falei com a coordenadora, que me disse que iria pedir para terem mais atenção, ao qual respondi que o problema não era a atenção por parte dos funcionários, mas sim o número de crianças para os 3 adultos. Referiu que a lei prevê 1 adulto para cada 20 crianças e que existem professores nas salas de aula com ca. de 30 alunos. Ao qual lhe respondi que com certeza não estava a comparar uma sala de aulas com o mar.

Ou seja, o que pretendia saber é se alguém tem conhecimentos de quantos adultos devem estar destacados para x número de crianças numa ida à praia. A única coisa que encontrei até agora tem a ver com o TCC (Transporte colectivo de crianças) que refere que em caso de mais de 30 crianças num Autocarro, devem estar presentes 2 vigilantes + o motorista.

Ainda perguntei à Coordenadora se estavam à espera de uma desgraça, para intervirem. Mas pronto, resposta: Esperemos que não.

Neste momento, sinceramente não sei o que fazer. O meu filho ainda tem mais idas à praia, e eu não tenho como faltar nesses dias para ficar com ele. E como lhe digo: Filho não vais à praia com os amiguinhos porque a mãe tem medo que aconteça alguma coisa.

Desde já agradeço a contribuição de todos(as). O meu muito Obrigada!!!!

Saudações


Retrato de Mamã Sofia
Qua, 13/07/2016 - 11:02
Mamã Sofia:
Membro desde: 15.07.2010

Antes de mais, espero que o seu filho não tenha ficado traumatizado...

Pelo que me foi dita na escola dos meus filhos, é uma pessoa para cada 15 crianças, claro que não chega, mas é mesmo assim.

Na minha opinião, como mãe, e visto que na escola não arranjaram solução, avisava bem o seu filho para não se afastar das auxiliares, brincar no mar mas sempre em zona segura.
Não consigo perceber como é que ninguém viu que o seu menino se afastou, mas o facto é que isso por vezes também acontece connosco (mães/pais), e não temos 15 crianças a nosso cargo.

Beijinho e boa praia Smile

Retrato de MFNG
Qua, 13/07/2016 - 15:16
MFNG:
Membro desde: 01.02.2010

Boa tarde,

Já trabalhei num ATL e é uma auxiliar por cada quinze crianças. Por uma questão de segurança nas saídas fossem elas praia, piscina, cinema, optavamos por irem 3 adultos e as crianças não chegavam às 30.
Trabalhei durante 7 anos num ATL e posso afirmar que somente dois adultos para o número de crianças que refere é muito pouco. Posso afirmar que no ano passado deixámos de programar idas à praia e somente às piscinas visto que nas piscinas se tem um maior controlo sobre as crianças por ser mais fácil de visualiza-las. Penso que uma boa estratégia seria dividir as crianças em grupos e por sua vez ir cada grupo à água. No nosso caso também optámos por ir com eles para dentro da piscina ou pelo estar ali à beira, mas também lhe posso afirmar que há vigilantes que ficam no café das piscinas na conversa, a beber café ou a fumar. Uma irresponsabilidade! Visto que a coordenadora está avisada e passará o aviso às vigilantes o melhor será também pedir à criança para não se afastar. Não sei se é o caso mas por precaução se calhar seria bom utilizar braçadeiras. Acho que neste caso em particular não podemos culpar ninguém sendo o número de vigilantes reduzido para o número de crianças que é, o que de facto acho estranho uma vez que se trata de uma IPSS , normalmente a segurança social anda "em cima" desse tipo de instituição.