Remuneração em atraso, o que fazer? | A Nossa Vida

Remuneração em atraso, o que fazer?

Retrato de VLL
29.10.2014 | 14:34
VLL:
Membro desde: 29.10.2014

Bom dia,

No início de Julho terminei um trabalho para uma empresa promotora de eventos. Enviei o recibo verde, como solicitado, e na altura disseram-me que demoravam cerca de 60 dias a pagar.
Concordei e fiquei a aguardar. Passados os 60 dias e sem receber nada contactei a empresa que me disse que tinha existido um atraso e que precisaria de mais 2 semanas. Mais uma vez esperei e nada. Voltei a contactar e agora a resposta é que não sabem quando podem pagar.

Gostava de saber como posso proceder para os obrigar a pagar uma vez que já passou em muito o prazo dos 60 dias, mas não tenho nenhum contrato de trabalho pois em trabalhos de promoção isso não existe.

Queria começar por enviar-lhes uma carta registada dando-lhes um prazo para o pagamento, caso contrário recorro a instâncias superiores. A questão é, existe algum artigo da lei do trabalho que eu possa invocar a meu favor?
Que me aconselham?

Obrigada


Retrato de Sofia1984
Qua, 29/10/2014 - 22:45
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Se enviaste o recibo deves ter pago a parte do iva acima do valor acordado por ti e pela tua entidade empregadora. E se declaraste esse valor ele entrrou nas financas e sera cruzado com os valores deles. Nao precisas, nesse caso,de um contrato, penso eu. Achonque ninguem paga iva de uma coisa que nao fez.
Para receber temos de passar o recibo, caso contrario nao nos dao o dinheiro. Portanto tem de haver forma de fazeres uma queixa.
Assinaste em como recebeste? Nao pois nao?

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Maria Radiante
Qui, 30/10/2014 - 00:39
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

Pois, na realidade eles já têm um recibo assinado por ti a dizer que recebeste o dinheiro...
Sobra-te ires à sede da agência dos caros senhores e ficares lá plantada para que te paguem. E sim, isso pode incluir teres de fazer escândalo. Quando fazia promoções havia sempre alguns espertinhos que tinham esses maus hábitos de pagar "um dia desses" e a única coisa que funcionava era dar um telefonema a perguntar à supervisora em que horário estavam a funcionar e informar que iria passar lá durante essa semana para receber (não dizes o dia, para não dares com o nariz na porta) e se vierem com tangas, podes dizer que não estás a pedir esmola, que trabalhaste e que tens direito à tua remuneração e para a próxima, abre os olhos e passa o recibo quando fores receber, nem que tenhas que ir sempre aos escritórios para o fazer.
Boa sorte!

Post