Regressar a Portugal | A Nossa Vida

Regressar a Portugal

Retrato de asclsousa
22.05.2016 | 18:30
asclsousa:
Membro desde: 26.07.2013

Boa tarde,
Existe por aqui alguém que tenha emigrado e que, por qualquer razão, tenha voltado a Portugal neste tempo de crise? Gostava apenas de saber as principais dificuldades, medos ou até mesmo arrependimento. Existem vários tópicos de pessoas que emigraram ou que estão a pensar fazê-lo mas não o contrário. Obrigada


Retrato de PapasDeAveia
Dom, 22/05/2016 - 23:38
PapasDeAveia:
Membro desde: 01.01.2016

Bem, depende de duas coisas, voltar de onde, e as suas qualificações.

A menos que esteja na Venezuela onde andam a matar cães e gatos para comer, se está pela Europa provavelmente está melhor onde está digo eu..

Retrato de Mia.
Seg, 23/05/2016 - 02:16
Mia.:
Membro desde: 12.09.2013

Não sendo o meu caso, é o de um casal amigo: emigraram para o Luxemburgo, estiveram alguns anos e voltaram. O motivo foi que foram pais, e sentiam que estavam a privar a família de acompanhar o crescimento do pequeno, além de não terem suporte familiar lá para qualquer eventualidade.
O regresso deles foi tranquilo: falaram com as entidades patronais antigas e foram readmitidos. Apesar de estarem a ganhar muito menos, dizem (e com razão) que o dinheiro não paga tudo.

Retrato de andreisse
Seg, 23/05/2016 - 11:56
andreisse:
Membro desde: 15.07.2013

Bom dia,

Meu marido esteve algum tempo na Suiça e regressou este ano a Portugal.

Motivo prendeu-se com o facto de cá, apesar de tudo, termos mais condições.

Estou a trabalhar, ganho acima do salário mínimo e vamos ser pais.

Na Suiça, o ordenado pode ser maior, mas lá eu não conseguia arranjar emprego com facilidade. Além disso, no local onde está, as creches só existem a partir dos três anos. Teria de pagar a alguém para ficar com o bebe, o que não compensa, visto que era basicamente um salário para isso. Não valia a pena trabalhar. És obrigado a ter seguro de saúde, se queres ter algum tipo de assistência, o que não é barato. Lá não tínhamos rede social nem grandes ajudas, por isso, teríamos de comprar tudo para o bebe, o que não é propriamente barato.

Cá, o meu ordenado paga as despesas todas. Temos família e amigos que dão bastante roupa para o bebe, acessórios e outros utensílios. Apesar de ser seguida no privado, o sistema nacional de saúde dá isenção para grávidas e para o bebe até uma certa idade.Se o bebe ficar doente com regularidade, cá é bem menos dispendioso do que lá.

Somando os prós e contras cá conseguimos ter mais condições apesar de o meu salário ser inferior ao que ele ganhava lá.

Retrato de asclsousa
Ter, 24/05/2016 - 19:27
asclsousa:
Membro desde: 26.07.2013

A principal razão que me levou a sair e Portugal foi a falta de trabalho. Não que não estivesse disposta a fazer qualquer coisa porque estava mas as oportunidades eram muito escassas. Eu tenho um mestrado numa das áreas com menos saída,a educação. Não que eu esteja mal, porque não estou mas penso que economicamente neste momento não compensa porque tenho gastos que aí não teria (renda por exemplo). Sinto que posso estar a dar um passo para trás mas ao mesmo tempo estou farta de estar longe da minha família.

Sofia Sousa

Retrato de Ziz
Qui, 23/06/2016 - 20:51
Ziz:
Membro desde: 31.05.2016

Minha querida, só diz mal de Portugal aquele que não tem termo de comparação, que nunca viu os males de outros países. Se conseguir um trabalho em Portugal, volte sim.
Boa sorte

Ziz

Post