Refluxo gastro-laringeo | A Nossa Vida

Refluxo gastro-laringeo

Retrato de Sandra_MargaridaPC
18.09.2013 | 17:12
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

Boa tarde
Chamo-me Sandra e é a primeira vez que posto aqui neste forum apesar de o consultar à mais tempo.
Quero falar do meu caso clinico pois não conheço ninguém que tenha este problema apesar de segundo as minhas pesquisas saber que mais pessoas sofrem do mesmo mal.

De modo que peço a vossa opinião ou se tiverem o mesmo problema que eu, gostaria de saber como foi com vocês e como resolveram o problema. Então cá vai!

No inicio deste ano comecei a sentir que tinha algo estranho na garganta como um muco branco e pegajoso que não ia embora. Também me sentia um pouco com o nariz entupido. Fui várias vezes às urgencias quando me sentia pior e receitavam-me medicamentos para as constipações. Mais tarde foi-me diagnosticado sinusite em virtude dos sintomas que tinha e disseram-me que tinha gota pós-nasal. O meu médico de familia disse que a sinusite nao tinha cura e não ligou mais. Entretanto o verão chegou e o verão está no ir e eu continuava na mesma. Fui a um Otorrino que após me ouvir e examinar deu outro prognóstico: eu tinha refluxo que me atingia a zona da laringe e faringe e o muco era resultado desse refluxo.

A verdade é que eu nao tenho, nem nunca tive sintomas tipicos de quem tem refluxo, como o caso de azia.

O que sinto constantemente é a garganta com muco, dificuldade em engolir por vezes ou em respirar e dores leves de garganta. Tudo isto incomoda por ser constante.

O médico receitou-me o Prantoprazol para tomar 2x ao dia meia hora antes das refeiçoes do pequeno-almoço e do jantar. E disse que nas primeiras 3 semanas nao ia sentir melhorias. O tratamento é por 3 meses.

Pediu-me para evitar certos alimentos, como bebidas demasiado doces, ou ácidas ou com gás. E evitar comidas pesadas e muito condimentadas. Dormir com a almofada alta e nao deitar de barriga cheia

Alguem sofre do mesmo? E resolveram o problema?

Por ultimo, desculpem o post ser tão longo.


Retrato de MariaBonneville
Sáb, 21/09/2013 - 00:01
MariaBonneville:
Membro desde: 20.09.2013

Eu não tenho mas conheço quem tem e segundo parece a cura só é total quando se recorre a cirurgia, no entanto a cirurgia só é aconselhada até uma certa idade que não te sei precisar qual. A solução passa mesmo por ir fazendo os tratamentos mas passado algum tempo, que varia de pessoa para pessoa (podem passar-se vários anos), volta a aparecer.

No caso deste tipo de refluxo, não é obrigatório que se tenha sintomas como azia, queimação no peito e regurgitação, já que, o Refluxo Faringo-Laríngeo pode não ser acompanhado de Refluxo Gastro-Esofágico e esse sim, causa todas essas sensações.

Retrato de Sandra_MargaridaPC
Sáb, 21/09/2013 - 18:05
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

Obrigada pela sua resposta MariaBonneVille. De facto só este ano comecei a ter este problema, e este incómodo na garganta.
Na altura como referi no post anterior pensei mesmo que se tratava de muco pós-nasal.

Espero que se resolva. O tratamento que estou a fazer é para 3 meses. Há coisas que nem sei bem se devo comer ou não. Só quando saí do consultório me lembrei que poderia ter perguntado isto ou aquilo, como é o caso do leite e do café por exemplo. Mas por precaução restringi o uso desses dois.

Por vezes esta situação deixa-me ansiosa e penso que isso não ajuda em nada ao tratamento.

Retrato de MariaBonneville
Sáb, 21/09/2013 - 19:02
MariaBonneville:
Membro desde: 20.09.2013

Olá sandra.

De fato, a ansiedade pejudica o tratamento, procure abstrair-se desta situação.

No que respeita aos cuidados a ter, estes deveriam ter-lhe sido dados pelo seu médico, foi uma falha grave da parte dele, até porque a alimentação é um fator muito importante neste tipo de tratamentos.

Deve moderar e quando possível evitar alimentos gordurosos, cítricos, tudo o que contenha cafeína (chá preto, café, etc), bebidas alcoólicas e gasosas, condimentos (pimenta, ketchup, mostarda, etc.) menta, hortelã, tomate e derivados, chocolate, tabaco, etc.
Deve tembém haver uma atenção especial no que diz respeito ao peso corporal, as pessoas com excesso de peso sofrem mais de refluxo e têm mais dificuldade para melhorar.
Deve também fazer uma dieta fracionada (comer de 3 em 3 horas) para evitar que o excesso de alimentos no estômago durante uma refeição facilite o refluxo.
Evitar alimentos 2 a 3 horas antes de deitar.
Praticar atividades físicas regulares.

Espero que estas orientações a ajudem.

Retrato de Sandra_MargaridaPC
Dom, 22/09/2013 - 10:09
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

Bom dia MarieBonneville

O médico de facto disse-me algumas coisas que não poderia comer e disse que a medicação sem uma devida alimentação não fazia nada.

Ele proibiu a ingestão de bebidas com gás, doces ou ácidas como os sumos de limão e laranja e chá com mel. Não referiu o café e o leite, daí eu ter ficado com dúvidas em relação a esses dois.

Disse para não deitar de barriga cheia e elevar a cabeceira da cama uns 15 cm.

Evitar comidas muito condimentadas e gordas.

O problema foi que só depois de ter saído de lá é que pensei nas possíveis questões que lhe poderia fazer como o caso de comer algum bolo ou algo assim.

Já li alguns sites e são contraditórios entre si em algumas restrições alimentares.

Queria perguntar-lhe se das pessoas que conhece com este problema o tratamento tem sido bom e tem resultado?

O medico disse-me que antes das 3 semanas de tratamento não iria achar melhorias e deu um tratamento por 3 meses.

Obrigada pela sua resposta e dicas.

Retrato de Sandra_MargaridaPC
Seg, 23/09/2013 - 21:07
Sandra_MargaridaPC:
Membro desde: 16.09.2013

Boa noite

Não há mesmo ninguém que tenha este problema e queira aqui falar? Estou a começar sentir-me sozinha Sad

Às vezes começo a pensar nesta sensação na garganta e entro em pânico como se me faltasse o ar e tivesse medo que a garganta se feche e deixe de respirar ou então que me engasgue.

Coloquei este tópico na esperança que alguém com os mesmos problemas quisesse aqui expor a sua situação, numa tentativa de não sentir que estou só.

Já tomo a medicação vai para 10 dias mas ando sempre preocupada Sad

Retrato de vaoliveira
Dom, 20/04/2014 - 19:43
vaoliveira:
Membro desde: 20.04.2014

Boa tarde Sandra, tenho exatamente dos mesmos sintomas que vc. estou no mesmo caminho de tratamento tambem. inicialmente fui num otorrino diagnosticaram caso de rinossinusite sofro tbm com o gotejamento pos nazal. as muitos anos venho tratando com otorrino, a pouco descobri q poderia ser caso gastrico, fiz uma manometria e phmetria constatou refluxo, fiz um tratamento com antiacidos durante um ano sem sucesso. vou partir p cvirurgia agora vou operar na quarta feira dia 23/04. o medico me disse q o problema do refluxo eu nao vou ter mais. eu tbm nao tenho queimação e dor no estomago, esses sintomas sao raros, os sintomas mais frequentes sao: dificuldade p engolir, gotejamento pos nazal gosto muito amargo na boca dificuldades para respirar, halitose.ja retirei as amigdalas corrigi desvio de septo, fiz uma tomografia e descobri que tenho uma cisto de retenção no seio da face. estou c medo dessa cirurgia que vou fazer nao resolver, estou com esperança que sim, gostaria de conversar mais com vc a respeito. bjus!!

Retrato de ciro cabral
Dom, 11/05/2014 - 15:41
ciro cabral:
Membro desde: 11.05.2014

oi vaooliveira,
então, fez a cirurgia? Caso seja possível, relate para o grupo como tudo se passou, vale realmente a pena? sente-se melhor? Dói muito? é uma cirurgia tranquila? e a recuperação?

Retrato de maria barradas
Qua, 21/10/2015 - 20:02
maria barradas:
Membro desde: 21.10.2015

Boa tarde

Tenho esse problema com muito sofrimento.

Como está a sua situação? Fez que tipo de cirurgia?

Obrigada

Retrato de marina_brito
Seg, 04/04/2016 - 02:41
marina_brito:
Membro desde: 24.01.2015

Querida sofro do mesmo e ando em urgencias para tras e para a frente vou amanha a um otorrino... estou desesperada com a sensaçao de bola na garganta

Retrato de dreamer123
Qua, 20/04/2016 - 00:40
dreamer123:
Membro desde: 20.04.2016

o refluxo gastroesofágico não precisa de se manifestar por azia...às vezes pode ser sentido como um ardor a meio do peito, outras vezes por algum desconforto. É normal que tenha a garganta inflamada. O refluxo é ácido e corroi. Continue a tomar a medicação e se nao melhorar num mes volte ao hospital

Retrato de Carolina Sanches
Sáb, 04/06/2016 - 23:46
Carolina Sanches:
Membro desde: 04.06.2016

Gente tudo q eu como fica um muco saindo do meu nariz pra minha garganta q não consigo engolir,já estou cansada, comecei tratamento com pantoprazol, vcs também sentem isso ?

Retrato de Carolina Sanches
Sáb, 04/06/2016 - 23:55
Carolina Sanches:
Membro desde: 04.06.2016

Olá tudo bem? Vc conseguiu resolver seu problema? Tenho os mesmos sintomas q vc e estou desesperada...