recibos verdes/contrato de trabalho | A Nossa Vida

recibos verdes/contrato de trabalho

Retrato de Blue__angel
13.05.2013 | 18:14
Blue__angel:
Membro desde: 23.09.2010

olaa =)

eu estou num grande dilema e nao sei o que fazer, estou a trabalhar a part time ha quase 1 ano numa loja a contrato. entretanto surgiu me uma oportunidade de trabalhar num call center a full time, mas ganho mal porque e a recibos verdes, e recebo por chamada, o que vai dar um valor ao fim do mes abaixo daquilo que normalmente se espera dum full time, mas gostaria de juntar isso ao meu part time, sempre era mais algum que entrava. NO entanto comecei a pensar que, imaginemos que o meu contrato quando acabar nao é renovado e o trabalho no call center tambem nao corre bem e dizem que ja nao precisam dos meus serviços daqui a uns tempos, será que pelo facto de ter passado recibos verdes, mesmo que em simultaneo com os outros descontos correspondentes a loja, fico sem o fundo desemprego que tenho direito? é que eu acho que sempre que haja recibos verdes envolvidos eles automaticamente cortam o direito ao fundo desemprego mesmo que nessa altura ja tenha cessado a actividade...
estou confusa e nao sei o que fazer, so sei que como isto esta nao quero ficar agarrada a nada daqui a uns meses, prefiro me precaver antes de fazer asneira, alguem me pode ajudar??


Retrato de anaira
Ter, 14/05/2013 - 11:48
anaira:
Membro desde: 18.07.2012

Bem eu trabalho a recibos verdes por isso é assim: no teu trabalho a contrato se ganhares mais de €485 ficas automaticamente isenta dos descontos para a segurança social senão são no minimo €124/mês, independentemente do que ganhes. Se fôr o teu primeiro ano a recibos verdes também podes pedir isenção.

Quanto ao subsidio de desemprego do trabalho que tens atualmente não podes usufruir dele se estiveres a trablhar por recibos verdes e para teres direito a usufruí-lo como trabalhadora independente tens de passar recibos à mais de 24 meses sempre para a mesma identidade. Eu trabalho há 26 meses para a mesma empresa e não tenho direito porque a empresa durante este tempo já alterou o nº fical 3 vezes exatamente para impedir os trabalhadores de sairem para irem para o fundo de desemprego.

Não te esqueças que não há subsidios de Natal nem férias, se não trabalhas não recebes mas a Segurança social tens de pagar sempre!

Quando acabares o trabalho fecha logo actividade, isso é muito importante!!!

Não te aconselho a passares recibos verdes a menos que seja um trabalho de que gostes muito ou que seja muito bem remunerado.

Espero ter ajudado e se precisares de mais esclarecimentos é só dizeres!