o que poderei ter... | A Nossa Vida

o que poderei ter...

Retrato de P.R.
27.06.2016 | 09:07
P.R.:
Membro desde: 05.08.2012

Bom dia.
Estou com um problema que se calhar quem esta por fora consiga se aperceber melhor do que quem esta por dentro.

Eu sou uma pessoa calma mas tambem sou estourada e sempre pensei que nao devia ter filhos porque a minha paciencia é pouca.

Apesar disso tive uma vontade de ter um filho e neste momento ja ele tem 2 aninhos mas o que quero dizer com isso é que na altura em que ele nasceu, eu nem reconhecia a minha personalidade, de tao paciente que era, fui paciente ate perto de um ano, porque ate la fiquei sempre com meu bebe, ele foi um bebe muito complicado, eu passava horas da noite sentada na sala para ele ver desenhos animados, ele passava o dia todo a resmungar, alias em todas as gravaçoes que temos, ele esta sempre a resmungar, falamos com a pediatra e nao th problema algum, era da personalidade dele, nao era dor.

Ao fim de um ano, de tanto nao dormir e esgotada da minha cabeça, nao tinha tempo para mim, comecei a ser uma pessoa completamente diferente, gritava com toda a gente que falava comigo, nao tinha paciencia nenhuma para meu filho, foi uma fase bem complicada, ate tinham dito para ir a uma psiquiatra.

Nesse entretanto, eu dizia spre a meu marido que precisava fz alguma coisa para me sentir util, alguma coisa que envolve se o ajudar as pessoas e surgiu a ideia de ir para a universidade de enfermagem, foi tudo mt derrepente, fui saber dos passos todos e desde setembro ate maio deste ano estudei biologia e geologia para poder fz o exame dos maiores 23 e estive 100% empenhada como nunca o tive, meu menino foi para o colegio para poder estudar mas foi uma reviravolta que fez muito bem para o meu psicologico.

O que achava estranho era que a materia que estudava passado uma semana, depois de ter feito muitos exercicios dela, passado essa semana acabava por me esquecer, acabei por ter de estudar todos os dias as mesmas materias para nao esquecer.

Ja fiz o meu exame e correu bem ate e ja se passaram 3 semanas e eu nao me lembro de praticamente nada, ate comentei com meu marido e os sintomas de pouca paciencia voltam de novo Sad meu marido diz que estou e nervosa para saber os resultados, mas eu sinto.me diferente.
sera so psicologico ou realmente tenho algo mais grave que sera preciso tratar?
nao desabafo com ninguem dos meus sintomas, so com meu marido, no entanto ate eu estou confusa. no entanto sou uma pessoa insatisfeita, sempre o fui mas estou desejosa de poder entrar no curso e fazer algo para me sentir util.

obrigado por lerem e responderem.
obrigado pela compreensao.


Retrato de sonia isabel c. r.
Ter, 28/06/2016 - 13:56
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Olá!
Antes de mais deixa-me dizer não posso diagnosticar o que tem mas acho que não é a única, vou tentar explicar.

Tal como diz também eu era uma pessoa calma, e eu até tinha paciência a mais para coisas que outras pessoas não têm. Sempre quisemos ter filhos e temos um menino de 15 meses. O primeiro ano (e ainda hoje) ele não é 'fácil' tem uma personalidade própria também foi muito difícil dormir, também passei muito tempo com ele a ver bonecos e ouvir música (ainda hoje ,porque às vezes nada o entretem) O médico também dizia que não era nada era dele. Eu também tentei aguentar o máximo e só o meu marido sabe como foi, foi mesmo esgotante e também eu fiquei com ele sempre em casa. Hoje tal como diz , já não reconheço partes da minha personalidade, facilmente falo mais alto e antes não era nada assim, tinha mais tolerância para os erros dos outros etc mas vou-lhe dizer uma coisa muito importante, é muito bom nós proprias reconhecermos que algo mudou/não está bem, e irmos à procura de algo.

Fez uma coisa muito certa, procurar um objectivo e tirar tempo para si. Por isso lhe digo acho que não tem nada de 'grave' , são coisas que muitas mães passam, ter filhos retira-nos liberdade,tempo, dá-nos preocupações e uma carga grande, e a ajuda é pouca. É normal que fiquemos irritáveis, impacientes e sintamos que perdemos identidade. O passo maior é irmos a procura de espaço, e de algo que nos preencha. Quanto ao esquecer coisas isso então mais normal é! Cérebro cansado. Antes posso dizer-lhe tinha uma óptima memória para tudo , concentrava-me em tudo, fazia várias coisas ao mesmo tempo etc nós quando deixamos de dormir bem nunca recuperamos essas horas, se dormir 3 horas num dia e no dia a seguir dorme 8 isso não compensa. Olhe cheguei a dormir 2 horas durante quase uma semana , coisa boa não pode dar não é? O corpo ressente muito. Ainda hoje estamos a resolver problemas de sono ainda hoje não durmo toda a noite. Por isso lhe digo não é caso único, isto acontece com muitas mães, maioria dos bebés são mais fáceis, e muitas escondem estas coisas.
Penso que lhe faria bem falar com alguém para ver qual a raíz do problema mas não está sozinha, isto é comum. Boa sorte Smile

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de P.R.
Ter, 28/06/2016 - 16:19
P.R.:
Membro desde: 05.08.2012

Ola Smile
Exatamente como disse, acho que perdi parte da minha personalidade.
Ainda bem que veio ca dar seu testemunho porque as vezes fico sem saber o que pensar, sei que tem muitas a passar por isso, graças a Deus que o meu filho tem saude mas ser mae é uma tarefa esgotante mesmo, nao sao todos iguais mas nunca pensei que fosse tao dificil, ainda falam, o bebe dorme como um anjo Smile
sabem la as cambalhotas que foi para adormecer, mas digo-te que desde que foi para o colegio fez uma diferença tao grande, as regras, rotina sao importantes.
Mas la esta, tenho muitas horas de sono perdidas que estao atrapalhando o meu raciocino.

Muito obrigado pela sua mensagem, pelo tempo que disponibilizou-se, tranquilizou-me bastante.
Muita força para ti também Smile

Retrato de sonia isabel c. r.
Ter, 28/06/2016 - 16:30
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Ora de nada Smile temos de nos ajudar como podemos. No início quem me dera saber o que nós sabemos, quem dera que muitas tivessem partilhado foram muito poucas que confessaram que foi difícil!

Por isso ainda bem que ajudo Smile

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Mamã Sofia
Ter, 28/06/2016 - 17:56
Mamã Sofia:
Membro desde: 15.07.2010

Felizmente não passei por isso, tenho 2 filhos (12 e 5 anos), sempre dormiram bem salvo raras excepções próprias das doenças de infância.

Antes de ficar grávida da minha filha (mais velha) eu não me sentia preparada para ser mãe, mas a partir do momento que soube que ela já estava a crescer dentro de mim, tudo mudou, e eu acho que isso é normal, perdemos um pouco da nossa identidade com o instinto maternal.

Quanto ao cansaço que sentem, não será nenhum esgotamento? Já consultaram um médico?
Será que não precisam de uns dias para descansar das rotinas normais de mãe?

Os filhos exigem muito dos pais...

Retrato de P.R.
Qui, 30/06/2016 - 23:44
P.R.:
Membro desde: 05.08.2012

Pois, nao sei se pode ser esgotamento, so mesmo indo a um medico porque nem todos os sintomas sao iguais, varia de pessoa para pessoa.
Por vezes fico sim preocupada, que possa ser algo mais grave e ter de ser tratada mas fico a pensar, vamos mais um dia e toma calma que isso depois passa.

Eu acho que muitas maes se calhar nem vem desabafar por depois outras as julgarem, ja vi disso mas acho isso imaturo.
A pessoa que vem aqui pedir ajuda, nao conhece quem esta aqui mas as palavras podem ajudar a resolver muitas coisas no pensamento.

Sim e é verdade mamã sofia, temos que descansar das rotinas porque ao fim de um tempo ficamos psicologicamente estafadas.
Durante o dia o meu menino é uma criança que adora brincar acompanhada, esta me sempre a chamar, eu "descanso" so quando ele dorme a sesta da tarde e a noite, ele leva 1 hora a adormecer e da voltas na cama que nunca mais acaba Smile e depois acabo por adormecer tambem e la para as 2 da manha volto para a minha cama. nunca tenho um sono descansado porque as vezes ele chama porque esta com frio ou é a chucha.

Ás vezes da vontade de ter mais um bebe, mas as vezes so de pensar de passar por tudo outra vez... posso estar a ser egoista mas eu tenho tanto medo, enfim... so o tempo o dirá.