Barriga inchada e dura - qual a causa? | A Nossa Vida

Barriga inchada e dura - qual a causa?

Retrato de tamnp
19.04.2014 | 22:01
tamnp:
Membro desde: 22.01.2014

Boa noite!!
Venho aqui com uma dúvida que me anda a atormentar e queria saber se alguém me pode dar umas dicas do que possa ser.
Normalmente a minha menstruação dura entre 3 a 4 dias. Tomo anticoncepcional e a minha menstruação aparece sempre ou numa quarta ou numa quinta. A questão é que na segunda-feira anterior à vinda, não sangrei mas ao urinar reparei que estava meio avermelhado (na altura até pensei que a menstruação me ia aparecer mais cedo). A verdade é que na quinta-feira dessa semana a menstruação apareceu-me, mas durou apenas dois dias e com menos fluxo que o normal, para terem uma noção, eu costumo usar 2/3 tampões por cada dia, e desta vez (eu sei que é errado), apenas usei 1 tampão por dia e apesar de ele ter saido cheio, veio muuuuito menos que o costume. Entretanto, uns 4/5 dias depois comecei a sentir algumas pontadas na barriga e desde então que tenho a barriga bastante inchada, dura (no pé da barriga) e redondinha e os meus seios também ficaram mais volumosos, apesar de não terem aumentado nem sentir dores nenhumas. Obviamente, que mesmo com a falta de sintomas, o meu primeiro pensamento foi gravidez, mas como tive recentemente um susto, este mês fui muito certinha com a pílula, por isso exclui um bocado a gravidez (acho mesmo improvável que seja isso, diria até impossível). Só que desde então que até durante a noite acordo com essas dores na barriga, ela continua inchada e até a parte superior da barriga (a zona do estomago) está mais inchada e às vezes sinto uma dor como se tivesse um vazio no estomago.
Alguém aqui consegue opinar sobre o que possa ser? É que se eu ainda tivesse a duvida da gravidez, eu fazia o teste para descansar, mas como sei que fui muito certinha com a toma da pílula, estou preocupada com o que possa ser... também pensei em prisão de ventre, mas também não é pois tenho ido à wc com bastante frequência (tem dias que vou mais de uma vez) e posso dizer que isto também é um "sintoma" pois começou quando a barriga inchou.
Que me dizem?


Retrato de JoanamariaG
Dom, 20/04/2014 - 01:03
JoanamariaG:
Membro desde: 16.04.2014

ola!

não te preocupes, provavelmente são gases. a barriga costuma inchar e geralmente fica dura. Isso deve-se essencialmente ao tipo de comida que comes (chocolates, refrigerantes, alimentos com muito açúcar)e à frequência com que tu comes (quanto mais espaçadas forem as refeições mais tendência à formação e acumulação de gases). Por isso começa a comer alimentos pobres em açúcar e tenta comer de 3 em 3h.

Retrato de tamnp
Dom, 20/04/2014 - 12:49
tamnp:
Membro desde: 22.01.2014

Obrigada Joana Smile
Realmente pode ser esse o caso, vou ter mais atenção à minha alimentação!!

Retrato de gsv
Seg, 21/04/2014 - 11:04
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

Mesmo tomando a pilula nós continuamos a ter um ciclo hormonal, que pode sofrer alterações devido a "n" factores. O teu organismo pode ter sofrido alguma alteração hormonal que por sua vez causou esses sintomas. Já me aconteceu, e não era gravidez. Cheguei a não ter periodo na pausa, e também tinha sido certinha com a pilula. Normalmente quando tenho alguma alteração dessas, noto a barriga mais redonda e inchada. Não sei exactamente porquê, mas podem ser gases, ou retenção de liquidos...

Tenta beber muita água, comer fibras e ingerir poucos açucares e relaxa Wink muito provavelmente é algo passageiro e com o qual não precisas preocupar-te.

Post