O que não se pode levar em viagens de avião?

11 respostas [Última]
Rita_scc
Retrato de Rita_scc
Offline
Desde: 21.12.2007

Olá meninas,

alguém me informa o que não se pode levar no avião? E o que pode ir ao pé de nós?

Jinhos

Verazevedo
Retrato de Verazevedo
Offline
Desde: 20.12.2007
Olá

A melhor forma de saberes isso é consultareso site de algum aeroporto. Foi o que fiz qd em Março fui a França. Lembro-me por exemplo de, ao passar no detector de metais, terem pedido para tirar o cinto pk tinha metal, telemoveis, computador portatil, etc. Teve de ser td colocado em cestos diferentes. Até o cadeado que levava no meu saco teve de ser retirado para passar, mas depois foi td colocado novamente. Normalmente pode-se levar 2 sacos, desde q não sejam mt grandes, junto a ti.existem mts restriçoes relativamente a corta-unhas, pinças, alfinetes, todo esse tipo de coisas q não deverao ir ctg no aviao, mas devem ir na mala q ira para o porão. Tb é o caso dos cremes, liquidos, medicamentos, etc. Mas é como te digo, é melhor consultares o site do aeroporto. Lá tens tudo explicadinho. Espero ter ajudado

Jinhos

Vera Azevedo

Daniela Correia...
Retrato de Daniela Correia Santos
Offline
Desde: 03.03.2008
todos os anos viajo de aviao

ola,todos os anos viajo de aviao e aqui vai algumas coisinhas que sei:
-Podes levar contigo até 5kg de bagagem desde que o saco ou a mala seja pequena.Se levares liquidos como perfumes,vernizes etc é melhor levares nessa malinha ao pé de ti no aviao porque depois metem isso tudo num saco de plastico mas atençao so podes levar ate 200ml penso eu.
-Antes de passares no detentor de metais fazem-te tirar o casaco,o cinto,tudo o que tenhas nos bolsos e se levares computador portatil também teras de o tirar da bolsa.Quanto a brincos,aneis,pulseiras,relogio,fios ou oculos tens de perguntar a quem la estiver a controlar,no meu caso ele disse que nao era preciso tirar nem os brincos nem o fio.Ja a minha mae ao passar levav uns oculos na cabeça e uns sapatos que tiham metal por dentro e que nem ela sabia e teve de ser controlada numa cabine.Espero ter ajudado e se tiveres mais alguma duvida nao hesites,pergunta.Beijoka

Daniela e Nuno
08/08/09

Isabelinha
Retrato de Isabelinha
Offline
Desde: 14.02.2007
Rita_scc

O melhor é veres nos sites das companhias aéreas, pq eles disponibilizam informação detalahda (incluindo dimensões da bagagem) sobre isso...

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Sonial
Retrato de Sonial
Offline
Desde: 22.10.2007
Olá, Podes levar uma

Olá,

Podes levar uma bagagem de mão, tens medidas standard, podes perguntar em qq loja de mal que elas que dizem as medidas dos troleys de mão!
Relativamente ao que podes levar:
- liquidos, no maximo embalagens de 100 ml (e no total de embalagens não podes passar um litro), estes devem ir acondicionados num saco transparente. No supermercado podes encontrar uns sacos da vileda transparentes com zip branco, penso que se chamam mesmo vileda zip.
No momento de passares o controlo tens que mostrar esse saco.
- Cuidado com as pinças, corta unhas e giletes de barbear.

No controlo tens sempre que tirar casacos, echarpes,o pc da mala, a mala, podem pedir para tirar os sintos e mesmo os sapatos!

Mas para teres mais informação vai ao site :

http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO...

Penso que não me esqueci de nada, mas por vezes tb depende dos controladores, posso dizer te que nos mês passado fui a Madrid e esqueci me de tirar o saco dos cosmesticos e passou na maquina de rx e ninguem me disse nada!

Bjs,

Sónia & Eduardo
7.06.08

Isabelinha
Retrato de Isabelinha
Offline
Desde: 14.02.2007
restrições

NOVAS MEDIDAS DE SEGURANÇA NOS AEROPORTOS DA UNIÃO EUROPEIA

INFORMAÇÃO AOS PASSAGEIROS

Face aos últimos acontecimentos ocorridos em 10 de Agosto de 2006, e no intuito de proteger todos os passageiros contra o novo tipo de ameaça com explosivos líquidos, a União Europeia adoptou medidas de segurança que vêm restringir a quantidade de líquidos permitidos a passar nos pontos de rastreio.

Estas novas medidas de segurança entram em vigor a partir das 00H00 do dia 6 de Novembro de 2006, em todos os Aeroportos da União Europeia e nos aeroportos da Noruega, Islândia e Suiça.

Estas medidas de segurança aplicam-se:

• A todos os passageiros;
• Nos pontos de rastreio de todos os aeroporto da UE; e
• Para todos os destinos.

Os passageiros não estão autorizados a transportar líquidos na sua bagagem de cabina, salvo os contidos em recipientes individuais de capacidade não superior a 100 mililitros ou equivalente (100 g / 3 Oz), acondicionados num saco de plástico fechado, transparente e que possa ser aberto e fechado de novo, de capacidade não superior a 1 litro (por passageiro).

Como referência o saco não pode exceder as dimensões de 19 cm X 20 cm.

Os artigos devem caber comodamente dentro do saco, para que este possa ser facilmente fechado e permita a visualização e identificação do seu conteúdo.

Entende-se por líquidos:

• Água e outras bebidas, sopas e xaropes;

• Geles, incluindo geles para cabelos;

• Pastas, incluindo dentífricas;

• Outros artigos de consistência semelhante;

• Loções, incluindo perfumes e cremes para a barba; e

• Aerossóis e outros recipientes sob pressão.

EXCEPÇÕES:

Líquidos, necessários para toda a viagem*, que visem satisfazer fins médicos, com prescrição médica e prova da autenticidade do líquido objecto de isenção; e

Líquidos, necessários para toda a viagem*, que visem satisfazer uma necessidade dietética especial, mediante atestado médico;

Comida para bebé;

* Necessários para consumo durante os voos e estadia.

Quando solicitado, o passageiro terá de fornecer ou fazer prova da autenticidade do líquido objecto de isenção, através de prova gustatória ou epidérmica.

MEDICAMENTOS INJECTÁVEIS

Solicitar ao INAC, através de e-mail, carta, fax, ou em mão, uma autorização especial (download à direita em PDF) para transporte dos medicamentos líquidos a injectar e dos objectos que visem administrá-los, como bagagem de cabina, onde conste o n.º do voo, data, companhia aérea, destino e identificação do passageiro, e, anexar, para o efeito, um atestado médico.

E-mail: falsec@inac.pt

Fax: (00 351) 21 842 35 87

Morada: Rua B, Edifício 4, 5 e 6
Aeroporto de Lisboa
1749-034 Lisboa
Portugal

NOTAS:

Estas restrições não se aplicam aos líquidos adquiridos e embalados, em sacos invioláveis, nas lojas localizadas para além do ponto de controlo do cartão de embarque ou a bordo duma aeronave duma Companhia Aérea da União Europeia.

Contudo, os sacos invioláveis nunca deverão ser abertos antes dos pontos de rastreio de segurança e deverão, sempre que possível, manter-se fechados e invioláveis até ao destino final.

Estas medidas não se aplicam à bagagem apresentada nos balcões de check-in a fim de ser despachada como bagagem de porão.

OUTRAS MEDIDAS:

Os sobretudos e casacos dos passageiros serão controlados separadamente da bagagem de cabina; e

Os computadores portáteis e outros aparelhos eléctricos de grande dimensão devem ser previamente removidos da bagagem de cabina antes do rastreio e rastreados em separado.

RECOMENDAÇÕES:

• Evitar o transporte de líquidos na bagagem de cabina;

• Nos pontos de rastreio e antes do aparelho de raio-X, apresentar todos os líquidos que transporta aos elementos de segurança no local;

• Exigir que qualquer líquido adquirido para além do ponto de controlo do cartão de embarque, ou a bordo duma aeronave, duma Companhia Aérea Europeia, seja colocado, preferencialmente, separado de outros itens que adquira no mesmo momento, num saco inviolável, juntamente com a prova de compra; e

• Não abrir o saco inviolável até ao destino final da viagem, especialmente quando efectuar voos de transferência, sob pena dos líquidos poderem ser confiscados num outro ponto de rastreio.

****
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

digiphoto
Retrato de digiphoto
Offline
Desde: 12.01.2008
acabada d xegar

oi Rita, xeguei de viagem na passada 2nda feira, e posso-te dizer k plo menos uma mala levo sempre aos meus pés, com documentos, pastinhas, Ipod e carteira, pois o mais certo é pedr um chocolate a meo da viagem.
Dpois de passares plo control de segurança podes comprar água, e desta vez até Mcdonalds levamos, pk fomos numa companhia de lowcost e há k saber poupar... lol
para além disso podes levar um troley dakeles pekenos.
espero ter ajudado.
bjokas e boa viagem!!

www.digiphoto-sma.com

sarafelix
Retrato de sarafelix
Offline
Desde: 07.01.2008
Olá meninas, Só para fazer

Olá meninas,

Só para fazer um reparo, algumas companhias são muito severas e não deixam MESMO levar mais nada a não ser um único volume de cabine... Eu já fui obrigada a enfiar tudo o que tinha na bolsa e a própria bolsa no trolley porque só podia levar comigo um volume... foi um stress.

Mas é como digo, depende da companhia, dos destinos, etc. Por isso acho que deves ter como referência as informações dadas pela ANA (no site que a Sónia colocou em cima), e deves depois tentar investigar junto do site das companhias em que vais voar, para ver se altera alguma coisa em termos de normas de segurança. Normalmente tens informação nos sites de todas as companhias aéreas, por isso será fácil encontrares.

Boa sorte e beijinhos!
Sara

Rita_scc
Retrato de Rita_scc
Offline
Desde: 21.12.2007
Olá, Obrigada pela

Olá, Obrigada pela ajuda!!

Mas medicamentos e pomadas podem ir na bagagem?

Normalmente até quantos Kg cada passageiro pode levar?

Jinho

digiphoto
Retrato de digiphoto
Offline
Desde: 12.01.2008
kg

bem, na mala para dxpaxares podes ter até 20kg na maioria das companhias aereas. se passar dos 20 pagas excesso d peso - valor por kg a mais.
na bagagem de mao axo k nao tens limite, mas eles teem uns "cestos" no aeroporto e tens k por lá a tua bagagem de mao, só para eles verem k nao é um volume mto grande entendes?
qt aos medicamentos.... é assim, comprimidos eu levo sempre, pois sofro de enxakekas constantes. agora td o k é likidos, só deixam passar embalagens até aos 100ml. mas por ex, podes comprar água para levar no aviao assim k passares a segurança.
espero ter ajudado..
jokas

www.digiphoto-sma.com

Rita_scc
Retrato de Rita_scc
Offline
Desde: 21.12.2007
Olá, mais umas

Olá,

mais umas duvdas....

eu posso levar comigo pastilhas elásticas? è que disseram-me que seria melhor mastigar pastilha quando estivesse lá em cima e tomar uma aspirina antes da viagem, concordam?

Jinho

digiphoto
Retrato de digiphoto
Offline
Desde: 12.01.2008
aspirina?

bem, eu nunca tomei nada..... essa das pastilhas já tenho feito.. mas depende um bocado dos vosso lugares... se ficares em cima da asa do aviao, ficas cm os estalinhos nos ouvidos durante a lua de mel! lol
por isso é k se fala no truque da pastilha.
qd ao k levas, qd sao viagens grandes eu levo td: pastilhas xocolates, garrafinha de agua comprada no duty free (no aviao é td mais caro)baralho de cartas, ipod, livro.. claro k para isso tenho uma mala k ponho discretamente dbaixo do banco, pk geralmente isso é pra ir em cima...lolol

bem, espero ter ajudado.... minimamente! Sorriso
bon voyage!!

www.digiphoto-sma.com

Opções de visualização dos comentários

As alterações efectuadas serão aplicadas a todos os tópicos.