O que fariam na minha situação? | A Nossa Vida

O que fariam na minha situação?

Retrato de joaorr
28.08.2012 | 22:08
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

Olá Amigos/as,
Esta é a minha estreia neste fórum! Se foi o caso, espero que tenham tido umas óptimas férias. Smile

Bom, o assunto que me trás cá será idêntico ao de muita gente. Mas num momento menos bom, é sempre confortante poder partilhar e obter feedback de outras pessoas que hoje estão bem mas secalhar antes estiveram nesta situação.

Começando: namoro há 3 anos com a minha namorada. A nossa relação está muito boa (apesar das várias divergências de opiniões Smile ) mas a verdade é que neste momento atravessamos uma fase menos boa: não namoramos à distância, mas estamos a pelo menos 1 hora de viagem um do outro. Dado aos custos dos combustíveis, a verdade é que isso pesa bastante no orçamento acabamos por estar só uma vez por semana juntos.

Apesar de me encontrar numa situação precária eu tenho emprego mas ela não. Se na minha zona as coisas já estão mal, na zona onde ela mora estão muito piores, pois as possibilidades de emprego, por lá, não abundam (de todo!). E mesmo que ela queira arranjar trabalho noutra zona mais próspera o factor “distância” será sempre eliminatório.
Desta forma, começa a surgir um objetivo a curto/médio prazo: morarmos juntos. Comprar casa, seria impossível. Alugar? Talvez. Mas… um ordenado mínimo não chega para alugar uma casa, sustentar duas bocas e muito menos aguentar um barco de incertezas o tempo suficiente até que ela arranje emprego e eu estabilize neste ou noutro emprego qualquer. Sad

Mas, eis que surge então uma possibilidade: morar nuns anexos dos meus pais que apesar de precisarem de bastantes obras, eles até se dispõem a arranjar. Mas depois de ler alguns feedbacks neste fórum relativos ao “quem casa quer casa”, confesso que me assusta se seria uma boa ideia… Mas a verdade é talvez fosse a única viável para sairmos deste impasse. (Imaginem um pássaro dentro de uma gaiola que quer voar de lá para fora mas não consegue.. Pois…é algo do género).

Perante estes dados, pergunto-vos: o quê que fariam na minha situação? Confused

Peço-vos a vossa opinião, pois está-me a custar bastante viver neste clima de incerteza quanto ao futuro (Vivo completamente assombrado com as questões do: Será que um dia vou ter a minha casa e quem sabe poder casar, etc, etc?)

Obrigado.
João R.


Retrato de cb5
Ter, 28/08/2012 - 22:23
cb5:
Membro desde: 17.05.2010

Mas os anexos não são à parte dos teus pais? Se são, acho uma boa opção!;)

Retrato de Nexa
Ter, 28/08/2012 - 22:28
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Que idade é que vocês têm?
Se o anexo precisar realmente de obras de um valor ainda razoavel é como investir numa casa. Ela tem alguma perspectiva de trabalho se se mudar para onde vives?

Retrato de Filipaaa
Ter, 28/08/2012 - 22:36
Filipaaa:
Membro desde: 26.05.2012

A meu ver a distância não implica impedimento da relação mas compreende-se que seja dificil! Aliás sei bem o que isso é... Enfim!
Em relação aos anexos se forem por baixo da casa dos teus pais não vejo problema, uma amiga mais o namorado vivem assim e os pais não se metem, é como se fosse um prédio, uns por cima e outros por baixo. Se vires que vale apena investe Smile
3 anos de uma vida não são para ser deitados fora, então invistam na relação!
Ela que tente arranjar um trabalhito e tu manteres o teu, depois de tudo organizado ai sim, pensam em casar, filhos...
Felicidades.

"Algumas pessoas fazem-te perder tempo, outras fazem-te perder a noção do tempo."

Retrato de sweetypie
Ter, 28/08/2012 - 22:58
sweetypie:
Membro desde: 18.08.2012

eu diria que talvez seja mais produtivo falares com a namorada em vez de estares a fazer "contas" a uma coisa e depois ela não quer e ficas desiludido... se já falaram e ela também não sabe bem como hão-de fazer, é uma coisa... se queres planear as coisas a contar que ela vai concordar com tudo e ficar radiante com a tua ideia, é capaz de te correr mal... ela quer mudar para a tua terra e para os anexos dos sogros?

"quando se tem a certeza não se fica à espera" (em "os fura-casamentos")

Retrato de joaorr
Ter, 28/08/2012 - 23:24
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

@Nexa

Temos ambos 23 anos.
Quanto ao investimento em obras, talvez já desse uma boa entrada para um crédito a habitação. Mas devido à nossa instabilidade financeira, não iria haver banco que nos desse crédito tão cedo. Ou acontecia uma coisa muito boa, ou então iríamos ter de continuar tal como estamos mais uns anos
Quanto a perspectivas de trabalho, não tem nenhumas. As as probabilidades são maiores cá do que lá.

@Filipaaa
Sim, a distância não implica. Até dizem que torna a relação mais intensa. :p Mas a verdade é que com o passar dos anos começa a custar sempre um bocadito.
Quanto aos anexos, são isso mesmo: anexos. Paredes independentes, teto independente. As unicas coisas em comum é o pátio e entrada principal.

@sweetypie

Concordo. Esta é apenas uma possibilidade em análise, pois não encontro outra melhor. Não temos nenhum segredo um com o outro, e este assunto não é excepção. Temos falado, ainda que vagamente. Como disse, é uma hipótese para ultrapassar o impasse mas ao mesmo tempo não é a que mais desejaríamos (tanto eu como ela). Daí, todas estas dúvidas.

Retrato de AL
Ter, 28/08/2012 - 23:35
AL:
Membro desde: 12.02.2011
cb5 wrote:

Mas os anexos não são à parte dos teus pais? Se são, acho uma boa opção!;)

Concordo! Wink

Foste a melhor coisa que me aconteceu na vida. Amo-te para sempre! :x

Madrinha: MeVi
Afilhada: Mari Fernandes

Retrato de aninhas1979
Qua, 29/08/2012 - 00:07
aninhas1979:
Membro desde: 24.03.2011

Para começo de vida, ir viver nos anexos, é uma boa opção. Se tens essa possibilidade, otimo, aproveita, porque comprar casa nesta altura do campeonato é super dificil, os bancos muito dificilmente emprestam e os spreads estão altissimos... se estão mesmo preparados para dar o passo tão importante e se já não podem esperar mais , avançem. mas atenção, para não meterem a carroça á frente dos bois. Ah , muito importante, só vos aconselho a ir viver para os anexos se a relação entre a tua namorada/tu e os teus pais seja excelente...eu sei do que falo!!!

Retrato de Nexa
Qua, 29/08/2012 - 00:07
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Tendo em conta a nossa realidade hoje em dia eu acho que essa possibilidade de viver no anexo até pode ser favorável para vocês. É claro que o ideal seria ter uma casa vossa e tal, mas a realidade é o que é e se vocês e os teus pais conseguirem manter a privacidade de cada um não vejo mal. É claro que primeiro tens de falar com a tua namorada e ver se ela está receptiva a esta solução.
A única coisa que eu acho, mas isto tem que ver com o meu modo de vida, é que aos 23 anos vocês ainda têm uma certa margem de manobra para não desesperar e tentarem encontrar ouras soluções. Vão fazer um investimento numa casa e depois vão sentir-se na obrigação de ficar aí nesse sítio, vão ficar condicionados a viver e trabalhar por aí.

Retrato de Luzinhabranca
Qua, 29/08/2012 - 00:17
Luzinhabranca:
Membro desde: 24.11.2009

Tudo depende muito do tipo de pessoas que vocês são e que os teus pais são.

Se forem ambos pessoas acessíceis eu não pensaria duas vezes.

Aliás, se eles próprios se predispoem a fazer essas tais remodelações necessárias é porque estão a favor dessa mudança e até apoiam, o que me parece muito bom.

Nesta altura nada é certo, nenhum emprego é forever.

Aproveitem essa oportunidade. Por agora moram nos anexos (têm os teus pais por perto de certo até ajudarão bastante),vão juntando dinheirinho, poupando uns trocos, e um dia têm a vossa vidinha mais oranizada.

Se até dizes que sempre haverá mais possibilidades de emprego para a tua namorada na tua zona, então acho que é uma boa opção. Mesmo que ela não arranje nada por agora, sempre poupam nas deslocações e sempre estão juntos, apoiam-se =)

Força nisso!!!

Retrato de Maria Radiante
Qua, 29/08/2012 - 00:28
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

sim, é verdade que quem casa quer casa, mas o sítio que te é proposto é independente, logo, seria a vossa casa, o que não é igual a morar em casa dos pais. é como as outras meninas já te disseram, desde que cada um possa respeitar e ver respeitada a sua privacidade (sem terem de dar satisfações, sem terem de fazer todas as refeições juntos, sem terem a obrigatoriedade de dizer "cheguei" de cada vez que entram em casa) será o melhor que fazes.

boa sorte!

Retrato de joaorr
Qua, 29/08/2012 - 01:20
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

Antes de tudo, agradeço as mensagens de todos. Estão a ser bastante importantes para que possamos, realmente, tirar algumas conclusões. Vou tentar dar uma breve resposta a todos:

@aninhas1979

A impossibilidade de comprar casa e considerando que teria que ir para algo temporário (seja anexo ou alugar), talvez o anexo seja a questão mais viável. No fundo, entre pagar uma renda mais alta a um particular e pagar uma renda mais baixa aos meus pais (que até já seria um contributo para as obras), é sempre preferível colocar esse dinheiro em património próprio, neste caso dos meus pais.
Quanto à relação namorada/sogros, concordo.

@Nexa
Se houver disciplina, existem todas as condições para que haja privacidade de ambos os casais.
E sim, 23 anos ainda somos novos e temos essa margem de manobra. Com toda a certeza que a vamos utilizar, a fim de tomarmos uma decisão consciente.
Quanto ao investir nas obras no anexo, não seria eu que iria fazer esse investimento (ainda que acabasse por pagar algo, mensalmente, aos meus pais). Mas realmente essa "obrigação" poderá tornar-se real não por nós mas sim pelos meus pais.

@Luzinhabranca

O nosso objectivo seria esse mesmo: além de dar utilidade a um espaço até agora inútil, estaríamos não só a poupar mas a ganhar tempo para organizarmos melhor a nossa vida.

@Maria Radiante

Penso que nesse ponto, tanto eu como os meus pais iríamos estar de acordo.

Retrato de Sofia Lo
Qua, 29/08/2012 - 01:35
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

Confesso que quando comecei a ler o tópico, achei que era o meu noivo que estava a escrever Laughing
Isto porque tal como vocês, namoramos à 3 anos, estamos a uma hora de distância um do outro e com isso também só nos vemos uma vez por semana...

Acho francamente que se tem a possibilidade de irem morar para um anexo, que ainda que precise de algumas obras, as mesmas poderão ser custeadas por alguém que já se disponibilizou a ajudar, devem aproveitar...
Nós nesse aspecto tivemos um bocadinho mais de sorte, mas ainda assim, vamos morar nem a 5 minutos dos meus sogros e em terreno deles, e julgamos que tudo vai do habituar no que respeita a comportamentos que possam comprometer a privacidade do casal...

Retrato de joaorr
Qua, 29/08/2012 - 02:00
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

Olá Sofia Lo,

Coincidência. Grin

Penso que dada a situação de ambos, a curto/médio prazo duvido que consigamos outras alternativas melhores... No fundo, o que pesa mesmo a sério nisto tudo é facto de ela, por morar numa zona interior, não ter oportunidades de emprego. Penso que a única solução seja mesmo migrar para uma zona com mais oportunidades e tentar a sua sorte. Não é fácil e quantos mais anos ela permanecer nessa situação, mais anos iremos estar a adiar uma possível estabilidade financeira desejada.

Mas como já foi dito aqui, terei de falar muito calmamente sobre este assunto com a minha namorada. Ela está consciente da sua situação mas também sei que o facto de ela não ter muitas alternativas, torna-se emocionalmente muito difícil para ela.

Retrato de Sofia Lo
Qua, 29/08/2012 - 03:00
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

Uma situação de mudança é sempre dificil, principalmente se saimos de perto de quem nos é querido, ou pelo menos de quem temos a presença todos os dias, para um sitio onde não conhecemos ninguém nem nada!..
Falo por mim... Vou da Póvoa de Varzim para Guimarães e tenho plena consciencia de que me esperam tempos dificeis, apesar de que inicialmente me vou manter a trabalhar no Porto...

Acima de tudo, o ideal é chegarem a uma decisão consensual Smile Conversando Smile
Porque de facto neste momento, podes achar que é a soluçao mais acertada mas ela pode não partilhar da mesma opiniao... E sem isso, nada feito Laughing

Retrato de Marshmallow
Qua, 29/08/2012 - 10:53
Marshmallow:
Membro desde: 27.11.2011

Se os teus pais são acessíveis penso que não será problema nenhum, até porque apesar de conviverem com eles talvez todos os dias, tem o vosso cantinho numa "casa" à parte.
Pode até ser bom irem viver pros anexos sem antes irem para uma casa alugada. ÁS vezes quando vivemos de baixo do mesmo tecto o amor não chega e aparecem as discussões e desentendimentos mais sérios. Por isso penso que pode ser uma boa solução e depois com o tempo vão indo e vendo o que a vida traz.

Retrato de Maria do Porto
Qua, 29/08/2012 - 11:44
Maria do Porto:
Membro desde: 29.09.2010

Os anexos podem ser uma excelente forma de iniciar a vossa vida em comum.
Mas acho que facilita a vossa "independência" se estipulares que pagarás uma "renda" aos teus pais - nem que seja simbólica!
Também devem ter em atenção os gastos em água e luz.
Isto porque "anexos" significa quase sempre "contadores em comum".
É muito positivo para vós ter uma ideia o mais realista possível do esforço para se manter uma vida conjugal independente dos pais.
E porque também vos dá mais auto-confiança, saber que naõ estão "dependentes dos favores".
Já será uma óptima ajuda, os teus pais fazerem as obras para tornar o espaço habitável!
Mais uma coisa: hoje em dia, os empregos devem ser TODOS encarados como "precários" e "instáveis", na minha opinião: por isso, eu e o meu marido não quisemos comprar casa. Alugamos - e já mobilada e equipada.
SE a qualquer momento tivermos de mudar de sítio para ter trabalho, só temos de "empacotar" a roupa e pouco mais! Smile
Quero eu dizer, que depois do "anexo", poderão pensar em algo melhor - mas não se vinculem á ideia de que "comprar é que é bom", porque isso pode limitar muito as vossas futuras opções profissionais.
Felidades!

Maria do Porto

Retrato de joaorr
Qua, 29/08/2012 - 12:03
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

@Sofia Lo

Sim, ela está consciente que um dia a solução vai ser ela mudar-se, e talvez por isso a ideia não esteja a ser fácil para ela. Até podia ser o contrário... eu mudar-me para lá em vez de ela para cá. Mas como as coisas estão, seria ir para um poço sem fundo. Mas irei ser mais prudente e conversar com ela para que possamos tomar uma decisão com tempo e mais consciente.

No fundo, a criação deste tópico assenta na nossa insegurança quanto ao se morarmos perto dos pais seria uma boa solução temporária (3/6 anos). Pessoalmente, valorizo bastante o meu espaço e gosto que só lá entre quem nós queremos. Claro que da parte dos meus pais eles não se importam e até são coerentes..."fazes a tua vida e nos fazemos a nossa". Mas pode haver sempre aquela tentação de passarem as marcas... Smile

Retrato de joaorr
Qua, 29/08/2012 - 12:11
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

Olá Maria do Porto,

Muito obrigado pelo seu testemunho. Gostei bastante de o ler e foi muito importante.

Eu iria sempre fazer questão de pagar uma renda, mesmo que simbólica. Quanto a contadores, sim, também é verdade... infelizmente teriam de ser obrigatoriamente comuns. Contudo, já estive a fazer uma pesquisa e existem formas muito fiáveis de contornar essa situação, de modo a que da conta da luz possamos pagar a nossa parte de forma justa. Tudo o resto, seria dividido entre os dois casais (taxas, televisão/internet, etc).

Obrigado.

Retrato de Sofia Lo
Sex, 31/08/2012 - 02:12
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

O comentário da Maria do Porto foi bastante pertinente e concerteza ajudará a que possam construir e partilhar o espaço da vossa vida, de forma saudável para todos...

Tenho a certeza que com alguma calma, paciência e apoio da tua parte, ela entenderá.
Não esperes é primeiros tempos fáceis Smile É algo que passa com o tempo mas o primeiro impacto, é sempre e de certa forma, dificil...

Beijinhos

Retrato de joaorr
Sex, 31/08/2012 - 11:15
joaorr:
Membro desde: 28.08.2012

Obrigado Sofia Lo. Smile
Concordo. O comentário da Maria do Porto foi muito pertinente e até me lembrou alguns detalhes que serão certamente muito importantes.

Ainda não tomamos uma decisão concreta, nem sabemos quando iremos avançar. Até pode ser daqui a meio ano, como 1 ano ou mais. Até porque se os meus pais tiverem de fazer obras, prefiro que eles as façam com calma para não ser tão "puxado".

Mas depois de uma breve reflexão a dois, à partida iremos mesmo aceitar esta proposta de morar no anexo, como uma situação provisória.

Pensando bem, como as coisas estão, dificilmente iremos conseguir arranjar uma alternativa melhor para inicio de vida.

Uma vez mais obrigado a todos pelas vossas mensagens, que foram mesmo muito importantes e "desmistificaram" alguns receios que tínhamos. Grin

Retrato de Sofia Lo
Sex, 31/08/2012 - 16:21
Sofia Lo:
Membro desde: 26.03.2011

Da minha parte não tens nada que agradecer Smile

Espero que tudo corra pelo melhor Hug